Brasil, Dicas de viajante, São Paulo

Aeroporto Internacional de Guarulhos – GRU – São Paulo

Foto / Divulgação do site GRU Airport

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) é enorme, é o MAIOR aeroporto do Brasil. E a partir dele você poderá ir para vários destinos, nacionais e internacionais, pois ali estão praticamente todas as cias aéreas que funcionam em nosso país.

Por ser enorme, é super fácil se perder dentro dele, não saber para onde ir, o que fazer… ver pessoas correndo de um terminal ao outro é muito comum quando o tempo de conexão é curto (nós já passamos por isso diversas vezes). Por isso, planeje bem o que será preciso fazer quando estiver dentro dele.

⇒ Quanto tempo de ANTECEDÊNCIA devo chegar em GRU?

O primeiro passo é sempre chegar com antecedência para evitar atrasos que podem resultar na perda do seu voo. Ter tempo disponível para fazer as coisas com tranquilidade ajuda muito, principalmente se você está com a família (crianças e idosos) e muita bagagem. A maioria das empresas aéreas pede que o passageiro chegue ao aeroporto 2 horas antes do horário marcado para o voo doméstico e 3 horas se a viagem for internacional. Você precisará de tempo para fazer check-in, despachar bagagem, passar pelo raio-x, procurar seu portão de embarque e durante todo esse trajeto caminhar bastante e enfrentar algumas filas e esperas.

⇒ Como é o aeroporto de GRU? Para qual TERMINAL devo ir?

O Aeroporto Internacional de Guarulhos possui 3 terminais para passageiros. Veja no mapa abaixo disponibilizado pelo site do GRU Airport como estão distribuídos estes terminais.

Imagem / Divulgação do site GRU Airport

As companhias aéreas estão divididas entre esses terminais. É muito importante saber em qual terminal você irá embarcar ou desembarcar de acordo com a empresa aérea escolhida. Veja abaixo a relação das companhias aéreas e onde elas estão localizadas:

Imagem / Divulgação do site GRU Airport

Outra forma de descobrir em qual terminal você irá viajar é verificando o número do portão de embarque. Os números dos portões são definidos de acordo com os terminais onde se encontram, desse modo, o portão 105 estará no terminal 1; o portão 203 estará no terminal 2; e o portão 302 estará no terminal 3.

TERMINAL 1

Este é o menor terminal dos três e atualmente funciona apenas com a companhia aérea Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Neste terminal há 9 portões de embarque, que vão dos números 101 ao 109. Aqui está o Check-in A. Veja no mapa abaixo:

Imagem / Divulgação do site GRU Airport

Observe na imagem que o desembarque neste terminal acontece ao lado do embarquePor ser um terminal menor, aqui é mais tranquilo e fácil para conseguir um táxi ou veículo por aplicativo.

TERMINAL 2

Neste terminal estão as outras cias aéreas que fazem os trechos nacionais (ou seja, dentro do Brasil, conhecidos como voos domésticos). Aqui você irá encontrar a Gol, Itapemirim, LATAM, Passaredo. Algumas cias internacionais também utilizam este terminal como a Avianca, Aerolíneas Argentinas, Aeroméxico, etc. Veja a relação de todas elas na imagem acima (saiba onde está cada cia.).

Neste terminal há 46 portões de embarque, que vão dos números 201 ao 246. Aqui estão os Check-ins B, C, D e E. Veja no mapa abaixo:

Imagem / Divulgação do site GRU Airport

Neste terminal você também irá encontrar muitas lojas, lanchonetes, restaurantes, caixas eletrônicos, farmácias… parece um grande shopping center. Aqui você irá encontrar também diversas Salas Vips.

O desembarque neste terminal acontece do outro lado ao embarque. Os desembarques domésticos e alguns internacionais acontecem aqui. Fique atento se você estiver em conexão, porque pode ser que você tenha que mudar de terminal para seu novo embarque. Veja o mapa do desembarque no terminal 2:

Imagem / Divulgação do site GRU Airport

TERMINAL 3

Neste terminal estão as cias. aéreas que fazem voos internacionais, inclusive a LATAM em voos internacionais. Verifique a relação de todas elas na imagem acima (saiba onde está cada cia.).

Neste terminal há 32 portões de embarque, que vão dos números 301 ao 332. Aqui estão os Check-ins F, G e H. Veja nos mapas abaixo:

Imagem / Divulgação do site GRU Airport
Imagem / Divulgação do site GRU Airport

Assim como o terminal 2, neste terminal você também irá encontrar muitas lojas, lanchonetes, restaurantes, caixas eletrônicos, farmácias… parece outro grande shopping center. E além das Salas Vips, neste terminal se encontra a Polícia Federal (para emissão de passaportes).

Próximo ao Check-in F, neste terminal foi instalado o Laboratório Einsten para testes de Covid-19, com resultados em 4 horas para teste de antígeno. A realização dos exames/testes RT-PCR e Antígeno COVID-19 é exclusiva para passageiros com viagens para destinos que exigem os resultados. A apresentação do ticket de viagem é obrigatória.

O desembarque neste terminal acontece do outro lado ao embarque. Veja o mapa do desembarque no terminal 3:

Imagem / Divulgação do site GRU Airport

⇒ Como ir de um terminal ao outro? Possui TRANSPORTE interno?

De acordo com as informações do site GRU Airport, eles disponibilizam traslado entre os ​​Terminais 1, 2 e 3. Os ônibus possuem identificação do aeroporto e fazem paradas no piso de des​embarque dos três t​​erminais. O tempo de espera é de até 15 minutos.​​ O horário de funcionamento do transfer é das 04h às 00h.

Veja no quadro abaixo onde pegar o transfer desejado:

Imagem / Divulgação do site GRU Airport

⇒ Onde fica o Aeroporto Internacional de Guarulhos? Qual o ENDEREÇO?

Endereço: Rodovia Hélio Smidt, s/nº – Cumbica – Guarulhos – SP, 07190-100​.

Distância até o centro da cidade de São Paulo: 25 km.

⇒ COMO IR ao Aeroporto Internacional de Guarulhos?

Há várias opções para ir até ao aeroporto. Você poderá escolher entre carro próprio, taxi, carro por aplicativo, ônibus ou trem.

Se decidir ir de trem saindo de São Paulo, a Estação Aeroporto–Guarulhos faz parte da linha 13 – Jade da Companhia Paulistana De Trens Metropolitanos – CPTM. A linha liga o GRU Airport a estação Engenheiro Goulart, de onde se tem acesso a Linha 12 – Safira, que segue até as estações (connect) Tatuapé, Brás e (airport express) Luz. A linha funciona de domingo à sex​ta​-feira, das 4h à 0h; e aos sábados, das 4h à 1h.

Se decidir ir de ônibus saindo de São Paulo, você tem a opção da empresa Airport Bus Service para te levar até lá. Eles possuem algumas opções de saída através da Linha Tietê; Linha Barra Funda; Linha Congonhas; e Linha Paulista/República. Para saber valores, dias e horários das viagens e outros detalhes, clique aqui.

⇒ Onde ficam os ESTACIONAMENTOS?

Há estacionamentos para veículos particulares em todos os terminais, inclusive no terminal de cargas. Quem administra o local é a Estapar. No site do Gru Airport você irá encontrar com detalhes os valores, localização, tipos de vagas, formas de pagamento e os serviços que estão incluídos. Para acessar a essas informações, clique aqui.

Veja no mapa abaixo onde estão os estacionamentos de cada terminal:

Imagem / Divulgação Melhores Destinos

⇒ Onde estão as LOCADORAS DE VEÍCULOS?

Terminal 1 – Localiza e Unidas estão no saguão de embarque.

Terminal 2 – Localiza, Movida, Unidas estão na Calçada Oeste | Saguão de Desembarque Leste;  Turbi e Beepbeep estão a Oeste | Estacionamento Premium Bravo.

Terminal 3 – Localiza, Movida e Unidas estão no desembarque, próximo a Polícia Federal.

⇒ DEMAIS SERVIÇOS do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Como disse anteriormente, este aeroporto dispõe de muitos serviços, facilidades, lojas, muitas opções para alimentação e conforto para o passageiro. No site do GRU Airport você encontrará com detalhes todas as empresas que estão presentes no local, indicando a localização e o horário de funcionamento de cada lugar. Além disso, poderá ver as informações de voos em tempo real e acompanhar os voos que já decolaram e os que pousaram.

Imagem / Divulgação do site GRU Airport

Neste post não tivemos a intenção de esgotar todas essas informações, mas sim gostaríamos de ajudar ao passageiro a encontrar a melhor forma de se locomover para o aeroporto e como se localizar uma vez estando lá.

Organize bem sua viagem e pense em todos os detalhes que poderão te atrapalhar no caminho. Quem viaja com a família sabe muito bem como é importante fazer esse planejamento! Esperamos que essas dicas possam facilitar sua viagem!


Leia mais Dicas de Viajantes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.