Brasil, Rio de Janeiro

Rio de Janeiro com Crianças – Um passeio pela Cidade Maravilhosa!

Considerada a “Cidade Maravilhosa” do Brasil, o Rio de Janeiro é muito famoso por suas praias como Copacabana, Ipanema e Leblon, músicas, pelo incrível Carnaval na Sapucaí, o belíssimo Cristo Redentor e Pão de Açúcar, e por sua importância histórica brasileira. É um destino que oferece atividades para todos os gostos e uma grande oferta turística, com cultura, história, diversão, natureza, boa gastronomia e lindas praias para aproveitar com as crianças!

O Rio de Janeiro é uma cidade especial para a Família Itinerante. Vivemos ali por quase oito anos e nosso filho nasceu lá. Felipe é Carioca! Ali nós temos grandes amigos, como se fossem nossa família. E foi com a ajuda deles e por termos recebido tanta gente em nossa casa, que nós montamos um roteiro de visitação com os locais imperdíveis para apresentar “uma das cidades mais belas do mundo”!

O clima é quente e úmido, com temperaturas que variam de acordo com a estação do ano. No verão, a temperatura média é sempre acima de 30 graus e no inverno, é de 23 graus. Por isso, leve roupas leves e confortáveis, chinelos e muito protetor solar!

Venha com a gente que te daremos as dicas!

Roteiro de 5 dias para aproveitar um feriado prolongado:

  1. Pão de Açúcar e Bondinho, Pista Cláudio Coutinho e almoço / tarde no Restaurante Flutuante Rio.
  2. Lagoa Aventuras, Pedalinho na Lagoa Rodrigo de Freitas, picnic ou almoço, Jardim Botânico e Parque dos Patins.
  3. Rio Star, AquaRio e Museu do Amanhã (passando pelo mural do Kobra).
  4. Estádio Maracanã, Cristo Redentor e Espaço Cultural da Marinha / Ilha Fiscal.
  5. Café da Manhã no Forte de Copacabana, Pedra do Arpoador, Praias de Copacabana, Ipanema e Leblon.

Dica exclusiva para curtir a Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Dica importante sobre deslocamentos.

Para saber mais.


Pão de Açúcar e Bondinho, Pista Cláudio Coutinho e almoço / tarde no Restaurante Flutuante Rio.

Pão de Açúcar e o Bondinho

 

Quem nunca viu uma foto dos morros do Pão de Açúcar e da Urca? TODOS que vão ao Rio de Janeiro fazem questão de tirar uma foto com essa linda imagem da natureza, ou pelo menos compram um cartão postal com essa imagem. É uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.

O Bondinho é o teleférico que liga a Praia Vermelha aos morros da Urca e Pão de Açúcar (e vice-versa). Quem vai ao Rio, não pode perder esse passeio. Lá do alto do morro você terá a vista de toda a Cidade Maravilhosa, por isso é fundamental que o dia esteja de sol para aproveitar melhor o passeio.

Aberto diariamente, com horário de funcionamento de 08:00 as 21:00h, o local possui acesso preferencial, banheiros adaptados e rampas de acesso. Comprando os ingressos pelo site do Bondinho, eles dão 10% de desconto e crianças até 5 anos não pagam entrada e de 6 a 21 anos pagam meia-entrada.

 

 

 

Pista Cláudio Coutinho

A Pista Cláudio Coutinho contorna a base dos Morros da Urca e do Pão de Açúcar e possui 1250 metros de extensão. É um passeio bem legal para quem quer desfrutar um momento de lazer com as crianças no meio da natureza, apreciando a linda vista em uma caminhada agradável. Também conhecida como Caminho do Bem-te-vi, é muito utilizada pelos moradores para correr, pescar ou fazer trilhas na região. A entrada é gratuita e está aberta diariamente das 06:00 as 18:00h.

Ao lado da Pista Cláudio Coutinho está a Praia Vermelha, que possui um lindo visual. Aproveite para tomar um delicioso banho de mar!

 

Almoço / tarde no Restaurante Flutuante Rio

Localizado no Píer em frente ao número 370, da rua João Luiz Alves, na Urca, o Restaurante Flutuante Rio está aberto nas quartas, quintas e sextas-feiras das 12:00 as 23:00h e sábado e domingo das 13:00 as 23:00h. A recomendação é sempre consultar a programação no Instagram deles, pois quando há eventos privativos eles avisam lá e não recebem clientes comuns.

Foto / Divulgação Instagram @flutuanterio
Foto / Divulgação Instagram @flutuanterio

Lagoa Aventuras, Pedalinho na Lagoa Rodrigo de Freitas, picnic ou almoço, Jardim Botânico e Parque dos Patins.

Lagoa Aventuras

O Lagoa Aventuras atua dentro do Parque da Catacumba com 5 atividades ao ar livre para adultos e crianças: arvorismo alto, arvorismo baixo, muro de escalada, rapel e tirolesa. O local funciona de terça a domingo, das 09:30 as 16:30h e para atividades durante a semana, é necessário agendamento com antecedência de 24 horas.

Foto / Divulgação Site Parque Aventuras

Saindo do Parque da Catacumba, vá para o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas para fazer o tradicional passeio de pedalinho e aproveite para fazer um delicioso picnic em família às margens da Lagoa. Outra opção é almoçar em alguns dos maravilhosos restaurantes da região, como o Filé de Ouro (churrascaria), Braseiro da Gávea ou o Inverso Gávea (para ver os cavalinhos e tem recreação infantil nos finais de semana, das 14:00 as 18:00h).

Jardim Botânico

Em seguida vá conhecer o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Fundado em 1808 por D. João VI, é o mais antigo do Brasil e muito importante por preservar centenas de espécies da flora brasileira e estrangeira, centenárias árvores, além de uma coleção rara de bromélias e orquídeas. O Jardim é tombado pelo Iphan e foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. Possui vários “cartões postais” da cidade, como a alameda das palmeiras imperiais e as vitórias-régias sob o lago. Por ser uma área aberta na natureza, recomendamos protetor solar e repelente, além de chapéu e muita água. Dentro do Jardim funciona um centro de pesquisa e abriga a mais completa biblioteca do país especializada em botânica. Passeio ideal para ir com crianças ou em casal, bater muitas fotos, fazer caminhada ou simplesmente curtir a natureza. Consideramos ser necessário um mínimo de 2 horas para o passeio. Aberto ao público nas segundas-feiras de 12:00 as 18:00h e de terça a domingo de 08:00 as 18:00h. Crianças menores de 5 anos tem entrada gratuita.

 

  

Parque dos Patins

Local muito frequentado pelos cariocas nos finais de semana, o Parque dos Patins está localizado no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e possui diversas opções de lazer ao ar livre, como pistas de patins, skate e bicicletas, além de brinquedos para crianças (escorregas e balanços). Lá também estão vários restaurantes para você saborear a culinária internacional.

 


Rio Star, AquaRio e Museu do Amanhã (passando pelo mural do Kobra).

Rio Star – A roda-gigante do Rio

A Rio Star é a maior roda-gigante da América Latina, com 88 metros de altura. Localizada ao lado do AquaRio, no Porto Maravilha, está aberta todos os dias das 10:00 as 18:00h, inclusive nos feriados. Crianças até 2 anos não pagam ingresso.

Lá do alto é possível ver os pontos turísticos famosos da cidade maravilhosa, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Relógio da Central do Brasil, a Baía de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói, a Cidade do Samba, o Museu do Amanhã e até o Maracanã.  

Nós adoramos o passeio, pois amamos uma roda-gigante. A região está muito bem policiada e turistas estão aproveitando a região revitalizada.

Recém inaugurada, a Rio Star será o novo cartão postal da cidade, pois é belíssima!

AquaRio

O AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul e está localizado no Porto Maravilha do Rio de Janeiro. A atração aproveita as instalações de um prédio histórico da região do Porto e assim contribui para a revitalização do centro da cidade. Com uma infraestrutura grandiosa, o AquaRio possui mais de 5 mil animais marinhos de 350 espécies distintas. É um lugar fantástico para levar as crianças! Aberto todos os dias, de 10:00 as 18:00h. Crianças até 3 anos não pagam entrada. Brasileiros de 3 a 21 anos pagam meia-entrada.

Dica: leve casaco para as crianças (o ar condicionado é exageradamente frio).

Uma experiência inesquecível é o “Dormindo no Aquário”, que acontece todos os dias das 18:00 as 08:00h, mediante agendamento prévio por email ou telefone. Neste programa, as crianças dormem bem próximo aos animais marinhos logo após muitas brincadeiras e aprendizado.

Outra experiência incrível no AquaRio é o “Mergulho no Aquário”, onde o visitante poderá realizar a flutuação por 30 minutos no Tancão junto de alguns animais. A idade mínima para participar dessa experiência é de 12 anos (a atividade consiste em flutuar, não havendo submersão).

Foto / Divulgação do AquaRio

Saindo do aquário, siga para o Mural Etnias do artista Kobra. Trata-se de um mural de 3 mil metros quadrados, o maior grafite já realizado no mundo, em uma das paredes de um antigo armazém na região da Zona Portuária do Rio de Janeiro, chamado “Todos somos um”.

Foto / Divulgação do site Eduardo Kobra

Almoço – sugerimos almoçar no Restaurante Mauá dentro do Museu de Arte do Rio ou no Restaurante Fazenda Culinária dentro do Museu do Amanhã.
Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é um museu de ciências bem diferente dos demais, onde os visitantes são convidados a refletir sobre como irão viver nos próximos anos, a partir de mostras do que ocorre no planeta. A principal exposição do museu nos conta uma história dividida em 5 grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. São várias discussões levantadas para ampliar o conhecimento e proporcionar a transformação do pensamento de que o “amanhã começa agora”. Aberto de terça a domingo, das 10:00 as 18:00h. Menores de 21 anos pagam meia-entrada. Menores de 5 anos e maiores de 60 anos possuem entrada gratuita.

 

 


Estádio Maracanã, Cristo Redentor e Espaço Cultural da Marinha / Ilha Fiscal.

Estádio Maracanã

O Estádio do Maracanã é famoso mundialmente por ter sido palco de grandes momentos do futebol e por muito tempo ostentou o título de ser o maior do mundo! Seu verdadeiro nome é Estádio Jornalista Mário Filho, mas os cariocas carinhosamente o chamam de Maraca. Inaugurado em 1950, já abrigou várias competições importantes e atualmente também recebe inúmeros eventos e espetáculos.

O Maracanã possui algumas opções de “tour guiado” e “tour não guiado” das 09:00 as 16:00h, que dura em média 40 minutos, para todos que queiram conhecer os “bastidores” de um dos mais importantes estádios do mundo. Durante o tour você poderá conhecer um dos vestiários, a sala de imprensa, a sala de aquecimento dos jogadores e chegar bem próximo ao gramado. A garotada adora, e os adultos também! Crianças menores de 5 anos não pagam ingresso e de 6 a 10 anos pagam meia entrada para o tour.

Foto / Divulgação do site Maracanã Tour

Cristo Redentor

Escolhida como uma das 7 Maravilhas do Mundo pela Fundação New 7 Wonders, o Cristo Redentor está instalado no alto do Morro do Corcovado, de braços abertos sobre a Guanabara. Para chegar ao monumento, há um trenzinho que atravessa a mata atlântica em 20 minutos e te deixa no topo do Morro do Corcovado. Os ingressos do Trem do Corcovado podem ser adquiridos pela internet no site: www.tremdocorcovado.rio e todos tem horário marcado. ATENÇÃO: a bilheteria não vende ingressos para passeio no mesmo dia. Aberto de 08:00 as 18:00h, crianças menores de 5 anos não pagam, desde que estejam sentados no colo do responsável.

Consideramos como passeio obrigatório a quem vai visitar o Rio de Janeiro. A vista lá de cima é incrível quando o dia está claro!

 

Espaço Cultural da Marinha – ECM

É um espaço da Marinha Brasileira que possui várias atrações culturais, como o Submarino Museu Riachuelo, o Contratorpedo Museu Bauru (participou da 2ª Guerra Mundial), o Helicóptero Museu Sea King, a Nau dos Descobrimentos e o Carro de Combate Cascavel. Nós recomendamos esse passeio porque é a oportunidade de conhecer como são/eram os equipamentos utilizados pela Marinha do Brasil para defesa de nosso país. As crianças curtem muito! Aberto de terça a domingo, das 11:00 as 17:00h. Crianças até 2 anos não pagam ingresso e de 2 a 21 anos pagam meia-entrada. Os ingressos serão vendidos no dia da visita e a validade se restringe ao dia da aquisição. Às terças-feiras a entrada é gratuita.

 

 

Desse lugar partem dois passeios bem legais, um para conhecer a Ilha Fiscal e o outro pela Baía de Guanabara.

 

A Ilha Fiscal é um dos símbolos da época do Brasil Imperial. Ali ocorreu “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República. A visitação tem duração de 2 horas e consideramos uma ótima oportunidade para mostrar aos pequenos que já estão estudando sobre a história do Brasil o que eles conheceram apenas pelos livros. Esse passeio está disponível de quinta a domingo, as 12:30, 14:00 e 15:30h.


Café da Manhã no Forte de Copacabana, Pedra do Arpoador, Praias de Copacabana, Ipanema e Leblon.

Forte de Copacabana

Trata-se de uma base militar localizada ao final da Praia de Copacabana, limite com a Praia de Ipanema, que foi construída para sistema de defesa da costa brasileira. Dentro do Forte, há o Museu Histórico do Exército que está aberto ao público de terça a domingo, das 10:00 as 18:00h; uma Alameda, a Cúpula dos Canhões, uma loja de souvenirs e as cafeterias, que ficam abertas até as 19:30h. A entrada é gratuita nas terças-feiras, e também todos os dias das 18:00 as 19:30h. Crianças menores de 6 anos tem entrada gratuita. Tenha muito cuidado com as crianças, pois o parapeito do Forte é baixo e possivelmente os menores curiosos poderão pendurar-se na mureta. É preciso estar atento para evitar acidentes!

Recomendamos esse agradável passeio pelo Forte de Copacabana e para ter uma experiência completa, tome um delicioso café da manhã no Café 18 do Forte (fotos abaixo) ou na Confeitaria Colombo, com a incrível vista da Praia de Copacabana. É maravilhoso!

 

 

 

 

Pedra do Arpoador, Praias de Copacabana, Ipanema e Leblon (Zona Sul do Rio de Janeiro).

Famosas por estarem presentes em várias músicas, filmes e novelas, as praias da Zona Sul do Rio de Janeiro são visitas obrigatórias para quem vem pela primeira vez à Cidade Maravilhosa! A Praia de Copacabana é a preferida pelos artistas estrangeiros que visitam a cidade, já que se hospedam no tradicional hotel Copacabana Palace.

Caminhar no calçadão de pedras portuguesas, apreciar o pôr-do-sol no Arpoador, tomar um mate gelado, uma água de coco fresquinha dos quiosques da praia ou até mesmo conhecer o mais famoso símbolo da cidade, o Biscoito Globo, é uma excelente maneira de conhecer o estilo de vida dos cariocas.

Para quem está acompanhado de bebês e crianças pequenas e quer curtir a praia, recomendamos o Baixo Bebê na Praia do Leblon, próximo ao Posto 12. Eles possuem um parquinho para os pequenos se divertirem.

Aos domingos e feriados, uma das vias das Av. Atlântica em Copacabana, Av. Vieira Souto em Ipanema e Av. Delfim Moreira no Leblon, ficam fechadas para atividades de lazer. Aproveite!

 

 


Dica exclusiva para curtir a Zona Oeste do Rio – Clássico Beach Club em Grumari.

Se você realmente quer curtir praias exclusivas e lindas no Rio de Janeiro, vá para Grumari, na zona oeste da capital. Trata-se do bairro menos populoso da cidade, mas muito famoso pelas praias selvagens e grande área de preservação ambiental. O Clássico Beach Club é uma excelente opção para quem quer curtir a natureza com todo conforto e sofisticação, em uma área exclusiva da praia. Aberto diariamente de 11:00 as 19:00h, está localizado na Av. Estado da Guanabara, 289, em Grumari. Estacionar na região é complicado, fica muito cheio nos finais de semana. Por isso vá bem cedo.

Foto / Divulgação do site Clássico Beach Club

Dica importante sobre deslocamentos no Rio de Janeiro.

Para sua segurança, não aborde o táxi diretamente na rua e fique atento para evitar os táxis não credenciados (piratas). Os verdadeiros possuem placas vermelhas, selo de vistoria anual e cartão de identificação do Autorizatário/Auxiliar. Caso necessite de um táxi, o mais seguro é ligar para uma cooperativa ou solicitar o serviço por aplicativo.

No Rio de Janeiro, o Uber funciona como em qualquer outra cidade, então fique atento ao número da placa do carro e confira o nome e a foto do motorista com o condutor que chegar para te levar ao trajeto solicitado.

Tanto no táxi como no Uber, use algum aplicativo de rota, como o Waze ou o Google Maps, para fiscalizar o caminho utilizado pelo motorista.

O site do Aeroporto do Galeão possui uma relação de ônibus que fazem vários trechos do Galeão para o Santos Dumont, ou outros pontos da cidade.


Para saber mais:

RioTur / Visit Rio

Lonely Planet

Viagem e Turismo

9 comentários em “Rio de Janeiro com Crianças – Um passeio pela Cidade Maravilhosa!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.