Brasil, Gramado e Canela

Gramado e Canela com Crianças – as queridinhas da Serra Gaúcha!

 

Gramado e Canela são duas charmosas cidades da região serrana do Rio Grande do Sul. Localizadas a aproximadamente 110 km do Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre), essas duas cidades são destinos turísticos brasileiros muito procurados durante todo o ano, mas principalmente no Festival de Cinema e nos eventos do Natal e Páscoa. Cada época do ano as duas cidades se transformam, atraindo turistas de todos os lugares.

A cada visita na região, reparávamos que as decorações das cidades mudavam de acordo com os eventos. Definitivamente, são cidades que investem muito em Turismo! Cidades limpas e pessoas educadas no trânsito, onde os motoristas param os carros para o pedestre atravessar na faixa, sem precisar de semáforo para sinalizar (tão raro em nosso país, infelizmente).

A temperatura média das duas cidades é de 18 graus. Mas sempre há dias de inverno no verão e pode haver onda de calor no inverno. Por isso recomendamos que o visitante esteja preparado para qualquer situação, pois mesmo nos dias quentes de verão, é comum a temperatura cair muito a noite e fazer um friozinho. Nos meses do inverno, a temperatura cai muito, podendo até nevar na região, em que a temperatura fica negativa ou próximo de 0 graus.

Por já termos morado em Porto Alegre, tão pertinho dessas incríveis cidades do sul do Brasil, íamos para lá sempre que possível aos finais de semana com as crianças. Gramado e Canela são destinos imperdíveis para aproveitar em família e possuem uma grande quantidade de atrações turísticas para todas as idades. Por este motivo, não temos a intenção de esgotar todas as possibilidades que elas oferecem ao turista. Apenas montamos neste post uma sugestão de roteiros especiais para você curtir o que há de melhor com sua família em Gramado e Canela, as queridinhas da Serra Gaúcha! Eles estão divididos por região, proximidade.

Venha conosco que te daremos as dicas!

Roteiro por região das Cidades Gramado e Canela

  1. Le Jardin, Lago Negro, Mini Mundo, Praça das Etnias, Rua Torta, Porto Cara de Mau, Rua Coberta, Igreja Matriz São Pedro e Palácio dos Festivais.
  2. Snowland e esticada até Nova Petrópolis.
  3. Café Colonial Bela Vista, Salão Super Carros, O Reino do Chocolate, Mundo a Vapor, Pizzaria Kongo.
  4. Parque Florybal, Vale dos Dinossauros, Parque Caracol e Bondinhos Aéreos. Na volta, passar pela Catedral de Pedra e Empório Canela.  

⇒Eventos do Natal Luz em Gramado e Sonho de Natal em Canela.

⇒Fotos da Decoração de Páscoa em Gramado e Canela.

Dicas da Família Itinerante:


Gramado

As belíssimas Portadas de Gramado

 

 


Visitação da Região A

Le Jardin – Parque de Lavanda

Um belíssimo jardim de flores e lavandas situado na entrada da cidade de Gramado. No Le Jardin – Parque de Lavanda você poderá apreciar a natureza, tirar lindas fotografias, comprar na loja temática, ver as estufas de produção das flores ou tomar um café na cafeteria. O lugar é lindo e as fotos ficam incríveis! Aberto de terça a domingo, das 09:30 as 17:30h. Crianças até 7 anos não pagam entrada.

   

 

Lago Negro

Visita recomendada a qualquer hora do dia, o Lago Negro é um dos lugares mais lindos de Gramado. É um lago que possui águas verdes escuras e profundas margeadas por várias árvores e o colorido das belas hortênsias e azaleias. O seu entorno possui calçamento para todos os que queiram caminhar, correr ou pedalar em volta. Vá sem pressa e curta o momento com toda a infraestrutura local (banheiro, restaurante, lojinhas de artesanatos). Muita gente leva toalhas e faz picnic em volta do lago. Aproveite para passear de pedalinho na lagoa. É muito divertido e todos adoram! Os pedalinhos funcionam diariamente, das 08:30 as 18:00h.

 

 

Mini Mundo

Trata-se de uma cidade em miniatura! O Mini Mundo é um parque ao ar livre (céu aberto) formado por réplicas de prédios de vários lugares do mundo. É incrível os detalhes de todas as esculturas! O local tem infraestrutura para alimentação, lojas e um pequeno parque infantil. Aberto diariamente das 08:30 as 17:30h, crianças até 2 anos não pagam entrada e as de 3 a 15 anos, pagam meia-entrada.

 

 

  

Praça das Etnias

Localizada na Av. Borges de Medeiros, 1848, ao lado da rodoviária de Gramado, a Praça das Etnias possui vários atrativos que variam de acordo com os eventos da cidade durante o ano. Ali há a reprodução de três casas com arquitetura dos povos que colonizaram a região. Há a Casa do Colono, com arquitetura alemã; um Memorial com arquitetura italiana; e uma casa com arquitetura portuguesa. Aos sábados, funciona uma feira de produtos coloniais e outra com produtos orgânicos. No fim do ano, ali funciona a Vila de Natal, com uma intensa programação totalmente gratuita, como teatros, danças, apresentações musicais, encontro com Papai Noel, dentre outros.

 

  

Rua Torta

A Rua Emílio Sorgetz, mais conhecida como a Rua Torta, é um local muito visitado por todos os que vão a Gramado. Localizada bem próximo à Praça das Etnias, é uma pequena rua tortuosa, mas muito charmosa, que rende belas fotos!

Porto Cara de Mau

Próximo à Praça das Etnias e a rodoviária, trata-se de uma pizzaria diferente de tudo o que você já viu. A Porto Cara de Mau é uma casa temática, divertida, com apresentações de piratas e possui um espaço infantil que a criançada adora. Servem rodízio de pizza com ampla variedade de sabores, entre salgados e doces, além dos saborosos calzones

Foto / Divulgação Porto Cara de Mau

Rua Coberta, a Igreja Matriz São Pedro e a Fonte do Amor Eterno

A Rua Coberta é um daqueles lugares que não se pode deixar de ir se for a Gramado. Localizada no centro da cidade, está de frente para o Palácio dos Festivais. Esta é uma rua fechada, com muitas lojas, bares e restaurantes. Dependendo da época do ano, a decoração do espaço muda e ali acontecem diversos tipos de apresentações culturais. O acesso é gratuito e está aberto todos os dias.

A Igreja Matriz São Pedro é um dos pontos turísticos mais fotografados de Gramado. Formada por 78 mil pedras basálticas e lindos vitrais que contam a história do Apóstolo Pedro ao lado de Jesus, ela foi inaugurada em 1942. As lindas flores do canteiro e as 12 estátuas dos apóstolos em frente à Igreja compõem a mais bela praça da cidade.

A Fonte do Amor Eterno foi baseada na Fontana de Trevi, na Itália, e chama a atenção por centenas de cadeados coloridos que fazem com que ela seja ainda mais bonita. Ela está localizada ao lado da Igreja.

   

 

Palácio dos Festivais

Localizado ao lado da Igreja Matriz e em frente a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais é onde ocorre o famoso Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores eventos de cinema do Brasil. Considerada a Casa do Cinema Brasileiro, abriga o Museu do Festival de Cinema no andar superior do prédio que conta a história deste evento que acontece no mês de agosto. Durante o Natal Luz, funciona como bilheteria central do evento e sedia o Show de Acendimento de luzes da cidade, que é imperdível!

 

Divino Gastronomia / Foundue & Bar

Localizado ao lado da Igreja Matriz de Gramado, o restaurante Divino é uma ótima opção para um lanchinho no terraço ou um delicioso foundue no andar superior. Aberto todos os dias, das 12:00 as 23:30h. Aproveite a vista da melhor localização da cidade!

Belle du Valais

A 450 metros da Igreja Matriz, o Belle du Valais é um dos melhores restaurantes suíços do Brasil. Neste local você poderá apreciar um jantar “pra lá” de especial com sua família. Com menu super sofisticado e relativamente caro, você vai se deliciar com uma refeição espetacular e inesquecível, com fondues, bacalhaus e raclettes, dentre outras opções. Indicado pelo Guia 4 Rodas, está aberto diariamente para o jantar.


Visitação da Região B

Snowland

Parque indoor temático de neve de verdade, com temperaturas de -5 graus celsius, o Snowland possui a única montanha de neve do Brasil. O parque possui muitas atrações para todas as idades, com espetáculos artísticos, descidas em boias gigantes, cinema 4D, jogos eletrônicos, simuladores de aventuras e patinação do gelo para os visitantes. Lá também há a apresentação de patinação artística dos campeões de patinação no gelo. Para os menores, há um playground na neve, com piscina de bolinhas e uma mini rampa para garantir a diversão. Um castelinho de neve com pistas para deslizar no gelo e bonecos de pinguins para brincar.

Aberto de quinta a terça-feira, das 10:00 as 17:00h, e crianças de até 4 anos incompletos (3 anos e 11 meses) não pagam ingresso. Na alta temporada está aberto diariamente. Recomenda-se consultar o calendário de funcionamento no site da atração antes de ir.

Foto / Divulgação site Snowland

Nova Petrópolis

Considerada a cidade mais florida da Serra Gaúcha, está localizada a aproximadamente 30 km do Snowland. Nova Petrópolis é uma das cidades brasileiras que foi colonizada pelos alemães e ainda preserva a língua alemã, as danças típicas, os trajes, as músicas, a gastronomia e a arquitetura germânica na cidade. Seus principais pontos turísticos são o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, a Torre de Informações Turísticas e o Moinho Rasche. Vá conhecer com sua família. As crianças adoram brincar no Labirinto Verde da Praça das Flores!

 

   


Visitação da Região C

Café Colonial Bela Vista

Você já ouviu falar em café da manhã colonial? É tradição no Rio Grande do Sul! 

Este é um local onde você poderá tomar um delicioso e tradicional café da manhã em Gramado. O Café Colonial Bela Vista serve mais de 80 itens à vontade em sua mesa, para você e sua família aproveitar sem pressa. Com espaço infantil a disposição das crianças, está aberto de terça a domingo, das 11:30 as 21:30h.

Foto / Divulgação Café Colonial Bela Vista

Salão Super Carros

Atração especialmente pensada para os apaixonados por carros e velocidade. Atualmente o Super Carros possui unidades em Gramado, Foz do Iguaçu e Beto Carrero World. O Salão Super Carros de Gramado possui mais de 30 carros para você conhecer na exposição e alguns deles estão disponíveis para “dar uma voltinha”! No local, há um cinema 9D e uma loja com vestuário, acessórios e calçados das melhores marcas do automobilismo. Ainda tem um “transformers” na porta do Salão disponível para fotos e um carro de Fórmula 1 dentro do espaço para quem deseja conhecer uma verdadeira máquina por dentro. Aberto diariamente, das 09:00 as 19:00h.

 

 

O Reino do Chocolate – Caracol

Gramado é muito famoso pelas fábricas de chocolate. O Reino do Chocolate é um museu temático da Caracol que conta a história do chocolate. Neste local você poderá conhecer a história e presenciar a fabricação do chocolate. Ao final, você poderá comprar chocolates de diversos tipos, mas não perca a oportunidade de tomar o delicioso chocolate quente da Caracol. É divino! Aberto de domingo as sextas-feiras, das 08:30 as 18:30h e sábados e feriados das 08:30 as 19:30h.

 

 

Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor é um parque temático localizado em Canela. A fachada do parque tem uma incrível máquina a vapor em tamanho real “pendurada” como se tivesse atravessado a parede e caído ao chão, chamando a atenção de todos os que passam pela região. Trata-se de uma reconstituição do famoso acidente ferroviário de 1895, no qual uma locomotiva cruzou a estação de Montparnasse, em Paris.

Além de várias locomotivas em tamanho real e em miniaturas e máquinas do mundo a vapor, neste local você também encontrará miniaturas de Olaria, Pedreira, Usina Termelétrica, Usina Hidrelétrica, Fábrica de Papel e Fábrica de Erva Mate distribuídas por estações em todo o espaço. À medida que os visitantes chegam em cada estação, os monitores explicam com detalhes e demonstram como tudo acontece em cada estação.

Aberto de quinta a terça-feira, das 09:00 as 17:00h (e diariamente na alta temporada). Crianças até 3 anos possuem entrada grátis. Passeio recomendado para a família toda, em especial, para os amantes de locomotivas!

 

 

 

Kongo Pizzaria

Ao entrar na Kongo Pizzaria, a sensação que se tem é de estar no meio da floresta, entre os animais e as plantas. Trata-se de uma deliciosa pizzaria decorada com tema de selva, que serve rodízio e tem área especialmente para crianças com monitores para todos aproveitarem o espaço. Além disso, apresentam “pocket show” a cada duas horas, com contorcionismo e demonstração de força para os clientes. Também contam com participação dos personagens (gorila, salamandra, macacos, dentre outros) e uma lojinha para comprar os produtos como recordação do lugar. Aberto diariamente para o jantar, das 18:00 as 23:30h. É um local bem divertido que todo mundo gosta!

Foto / Divulgação Kongo Pizzaria Temática

Visitação da Região D.

Parque Terra Mágica Florybal

Com mais de 40 atrações e várias esculturas, trata-se de um parque temático que impressiona os visitantes com os bonecos gigantes que se movimentam. O Parque Florybal é um programa em Canela para se fazer exclusivamente com as crianças. Possui cinema 7D, Voo do Pterodáctilo, passeio no Dino Móvel, Parquinho Up, dentre outros. Aberto diariamente das 09:00 as 17:30h, crianças até 4 anos não pagam entrada. Consideramos ser uma atividade de meia parte do dia ou pelo menos por 3 horas.

 

 

 

 

Vale dos Dinossauros

Localizado ao lado do Parque Florybal em Canela, o Vale dos Dinossauros se refere a uma trilha em meio a floresta com várias réplicas de dinossauros que possuem movimentação eletrônica e que fazem ruídos, fazendo você se sentir no período jurássico. Atração voltada para crianças menores. Eles também estão presentes em Foz do Iguaçu.

   

 

 

Parque do Caracol

O Parque do Caracol é uma Unidade de Conservação Brasileira em Canela formado pela Cascata do Caracol e um conjunto paisagístico belíssimo. A Cascata possui uma queda d’água de 131 metros de altura que poderá ser apreciada por um mirante e também por outro ângulo através de uma trilha. Ali podemos encontrar uma grande variedade da fauna e flora nativa brasileira. Dentro do parque há a Vila do Artesanato e as churrasqueiras poderão ser utilizadas pelos visitantes. Aberto diariamente das 09:00 as 17:30h.

 

 

Foto / Divulgação Mapa do Parque do Caracol

Parque da Serra – Bondinhos Aéreos

Localizado em Canela, entre montanhas e vales, os Bondinhos Aéreos permitem ao visitante contemplar a Cascata do Caracol em 3 estações diferentes. Cada bondinho possui a capacidade de 8 pessoas sentadas em 840 metros de percurso suspenso.

Recentemente o Parque da Serra inaugurou uma atração inédita na América Latina chamado Eagle (águia). Uma espécie de tirolesa com cadeira para até duas pessoas, simulando o voo de um pássaro.

Aberto ao público todos os dias, das 09:00 as 17:00h. Crianças até 5 anos não pagam ingresso, e as de 6 a 12 anos pagam meia-entrada.

 

 

Foto / Divulgação Mapa do Parque da Serra – Bondinhos Aéreos

Na volta, passar pelo Centro de Canela – Catedral de Pedra

A conhecida Catedral de Pedra localizada no centro de Canela, é a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. Também foi candidata a uma das Sete Maravilhas do Brasil em 2010. Com vitrais belíssimos internamente, o local é uma atração turística imperdível da Cidade. Ao redor da Igreja há várias lojas de souvenirs para compra de lembrancinhas de viagens. A noite, a Igreja fica toda iluminada. É belíssima! 

 

 

Empório Canela

Localizado bem próximo da Catedral de Pedra em Canela, o Empório Canela é um restaurante incrível para você que deseja ter uma deliciosa e sofisticada refeição em um ambiente confortável e aconchegante em família. No site deles você conseguirá apreciar as fotos e ter a dimensão do menu ali servido. Aberto de quarta a segunda feira (fecha as terças-feiras), das 11:30 as 23:00h, para almoço, lanches e jantar.


⇒ Eventos do Natal Luz em Gramado e Sonho de Natal em Canela.

Os eventos que ocorrem em Gramado e Canela nesta época do ano são MARAVILHOSOS, dignos de comparação aos grandes teatros e shows internacionais.

A cada ano a organização do evento inova nas apresentações, e podemos dizer com certeza que é a melhor festa de Natal que o Brasil possui.

São vários shows, desfiles, apresentações de corais, fontes dançantes e acendimento das luzes da cidade. Tudo é muito colorido e com muita magia! Vale a pena o investimento para aproveitar a festa com as crianças. Abaixo seguem fotos de eventos dos anos anteriores para vocês terem uma pequena ideia da grandiosidade que os espera na Serra Gaúcha! E acompanhe pelo site oficial do evento a programação para não perder nada! Há muitas opções de eventos gratuitos também.

Programação de Natal Luz de Gramado e Sonho de Natal em Canela.

 

 

 

 

 


⇒ Fotos da Decoração de Páscoa em Gramado e Canela.

 

   


Dicas da Família Itinerante:

Como chegar lá?

Gramado e Canela são duas charmosas cidades da região serrana do Rio Grande do Sul, localizadas a aproximadamente 110 km do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o maior aeroporto do Estado. De carro, essa distância poderá ser percorrida em 2 horas, dependendo do trânsito. Outra opção é o aeroporto de Caxias do Sul, mais perto da serra gaúcha, entretanto não há muitas opções de voos, as passagens costumam ser mais caras para lá e por ser pequeno, fecha mais vezes em razão das condições climáticas. 

Saindo de Porto Alegre com destino a Gramado e Canela, você terá algumas opções para transporte, como por exemplo alugar um carro. Nós consideramos esta a melhor opção para quem está viajando com a família, em especial com crianças, pois você terá mais flexibilidade e autonomia para se locomover entre Gramado e Canela, além de ser uma opção mais econômica que pagar transporte para cada integrante. Abaixo, nós recomendamos algumas paradas no meio do caminho, então, quem está com carro alugado poderá aproveitar mais!

Outra opção é contratar um transfer em vans ou micro-ônibus. Logo no desembarque no aeroporto de Porto Alegre você verá alguns balcões de empresas que fazem este serviço de transporte. Ele é cobrado por pessoa e pode ser contratado para ida e volta. Essa é uma opção interessante para quem viaja sozinho e não quer dirigir, mas quer o conforto de ir diretamente do aeroporto até ao hotel de hospedagem em Gramado ou Canela.

Há também pessoas que contratam Uber ou Taxi saindo de Porto Alegre até Gramado ou Canela, mas nem sempre o valor compensa (opção mais cara).

E por fim, há opções de ônibus executivos da empresa Citral que saem do aeroporto de Porto Alegre e vão direto para as Rodoviárias de Gramado ou Canela.


Pontos turísticos no caminho – Estrada de Porto Alegre a Gramado e Canela – ERS 115.

Alles Blau – Shopping a Céu Aberto

Localizado na ERS 115 – km 5,6 – na cidade de Igrejinha, esse local é um verdadeiro shopping a céu aberto. Além de poder abastecer seu carro, no Alles Blau você terá diversas opções de restaurantes e lanchonetes, como o Restaurante Pouso Novo, o Madero, Sushi Box, Sr. Churros, dentre outras opções para fazer uma deliciosa refeição. Clique aqui para conferir o horário de funcionamento de cada restaurante.

O local também possui uma Igreja muito diferente, feita de fibra, chamada Igrejinha Mãe Santíssima, com visitação aos sábados, domingos e feriados, das 11:30 as 14:00h. A área para diversão das crianças conta com um Trenzinho e um Carrossel, além do parquinho na pracinha.

 

Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling – Três Coroas

Localizado no município de Três Coroas, a caminho de Gramado, este templo é a sede sul-americana de uma rede de centros budistas. Cerca de 50 praticantes do Budismo moram ali para cuidar e auxiliar nas atividades diárias. O passeio é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco sobre a religião e apreciar uma cultura tão diferente da brasileira. O templo fecha nas segundas e terças-feiras para visitação. Atenção: trata-se de um local de oração e meditação, por isso, silêncio e respeito são necessários.

 

 


Bustour

Opção de transporte para quem quer conhecer os principais pontos turísticos das cidades de Gramado e Canela, mas não está de carro. O Bustour é um ônibus de dois andares passa em 35 pontos das duas cidades, e é considerado o transporte turístico oficial de Gramado e Canela. Com ele você poderá descer nas paradas que desejar e retornar ao ônibus quantas vezes quiser. Abaixo segue o mapa com as paradas para você se programar.

Foto / Divulgação Mapa da Rota do Bustour em Gramado e Canela

Dicas de Cupons Desconto

Site Laçador de Ofertasnós utilizamos este site para comprar refeições e ingressos em diferentes lugares em Gramado e Canela por muitas vezes e sempre deu super certo. Antes de comprar, verifique os valores. Na maioria das vezes vale a pena os descontos!


Para saber mais:

Gramado e Canela

Lonely Planet

Viagem e Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.