Brasil, Brasília

Brasília com Crianças

Conhecer Brasília com crianças é uma excelente oportunidade de aprender juntos um pouco mais da história e da sede político-administrativo de nosso país

capital do Brasil é simplesmente incrível, uma bela cidade planejada no centro do país que se distingue pela sua arquitetura moderna e diferente, em forma de avião, projetado pelo urbanista Lúcio Costa. Os prédios públicos da cidade foram essencialmente projetados pelo magnífico arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. E devido a esse conjunto arquitetônico e urbanístico, a Capital Federal é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília comemorou 63 anos e está cada vez mais vibrante: com muitas atrações culturais e gastronômicas!

Nós, pais, já conhecíamos Brasília, e resolvemos voltar à cidade para apresentá-la as crianças em uma deliciosa viagem cultural em família. Conseguimos aproveitar muita coisa em um fim de semana e neste post vamos mostrar todos os lugares que visitamos. Adoramos essa viagem, consideramos que foi muito proveitosa e nos sentimos superseguros durante o tempo que estivemos lá.

Nós alugamos um carro para nos deslocar na cidade com as crianças e usamos o Google Maps para ir a todos os lugares que visitamos com muita facilidade!

Venha conosco nesta viagem cultural e já comece a planejar a sua próxima visita à Brasília com crianças!

Como se localizar em Brasília

Já dissemos que Brasília é uma cidade que foi planejada em formato de avião. Há dois grandes eixos que cortam a cidade onde estão os principais pontos turísticos que visitamos: o Eixo Monumental e o Eixo Rodoviário (conhecido como Eixão).

O Eixo Monumental é uma longa avenida de 16 km que equivale ao “corpo do avião”, que está orientada no sentido leste/oeste da cidade. Na maior parte da via, o Eixo Monumental tem seis faixas de tráfego em cada sentido e 250 m de largura. A parte mais oeste inicia na DF-003 e termina na parte leste, na Praça dos Três Poderes.

O Eixo Rodoviário (Eixão) é outra longa avenida de 13 km que equivale as “asas do avião”, que está orientada no sentido norte/sul da cidade.

Os dois eixos se cruzam na Rodoviária do Plano Piloto, considerado o Marco Zero de Brasília. Veja os Eixos no mapa abaixo.

Abaixo postamos o mapa turístico da cidade, oferecido gratuitamente pela Secretaria de Turismo de Brasília. Se quiser fazer o download do mapa, clique aqui.

Segue nosso roteiro de visitação em Brasília com Crianças.

Eixo Monumental (Corpo do Avião) – parte 1.

Todos os locais visitados nesta região ficam muito próximos uns dos outros. É possível estacionar o carro na região e caminhar pelos atrativos turísticos. Veja no mapa abaixo:

Museu Nacional da República

O Museu Nacional da República é um museu brasileiro que, juntamente com a Biblioteca Nacional de Brasília, formam o Complexo Cultural da República João Herculino. O belíssimo edifício em forma de uma semiesfera perfeita com uma grande rampa de acesso foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2006.

Atualmente, o museu abriga exposições próprias e temporárias (nacionais e internacionais), seminários, mostras de filmes e festivais de teatro. Vale a pena entrar no site do museu e buscar informações sobre quais exposições estarão em cartaz quando de sua visita.

Horário de Visitação: Terça a Domingo, das 09:00 às 18:30h.

Localização: Setor Cultural Sul, Lote 2 (próximo à Rodoviária do Plano Piloto).

Ingresso: entrada gratuita.

Saiba mais sobre o Museu Nacional da República clicando aqui.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Localizada ao lado do Museu Nacional da República, esse foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é belíssima e foi projetada por Oscar Niemeyer. Suas paredes são curvas, e possuem uma acústica incrível: ao falar próximo a uma das paredes da Catedral, é possível ouvir o som na outra ponta, a vários metros de distância, se a outra pessoa também estiver próxima à parede. Muito legal, não é mesmo? São 16 colunas de concreto com 42 metros de altura cada uma.

A Catedral é dedicada à Padroeira do Brasil e seu interior também é maravilhoso. Do alto pendem três grandes anjos presos por cabos de aço. Esculpidos por Alfredo Ceschiatti e Dante Groce, o maior deles possui 4,45 metros de comprimento. Eles representam os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

A Via Crucis, o caminho percorrido por Jesus carregando a cruz, foi pintada por Di Cavalcanti. E ao fundo é possível ver uma belíssima réplica da Pietá, que foi abençoada pelo Papa João Paulo II.

Horário de Visitação: Terça a Sábado, das 08:00 às 16:45h. Domingo, das 09:00 às 17:45h. Segunda-feira é fechada.

Localização: Esplanada dos Ministérios, lote 12.

Ingresso: entrada gratuita.

Há um guia incrível sobre a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, se quiser vê-lo com detalhes, clique aqui.

Saiba mais sobre a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida clicando aqui.

Esplanada dos Ministérios

Localizada no lado leste do Eixo Monumental, a esplanada abriga 17 prédios onde funcionam os Ministérios do Governo Federal. Ao centro do Eixo Monumental há um grande gramado aberto 24h por dia, onde acontecem shows e eventos para o público em geral.

Nós passamos pelo local em vários momentos diferentes, e em um dos momentos de nossa visita havia apresentação de paraquedistas que estavam descendo nesse gramado. Muito legal!

Congresso Nacional

O Palácio do Congresso Nacional é o local onde funciona o Poder Legislativo do Estado Brasileiro, pois ali estão o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

O belíssimo edifício foi concebido por Oscar Niemeyer e possui a forma de H, com duas torres gêmeas com 100m de altura, uma semiesfera maior à direita das torres voltada para cima (representando a Câmara dos Deputados) e uma semiesfera menor à esquerda voltada para baixo (representando o Senado Federal), tudo sobre um grande bloco-plataforma horizontal.

O Palácio do Congresso Nacional está localizado no fim do Eixo Monumental, e na sua frente há um gramado muito utilizado pela população para realização de protestos e passeatas públicas.

Nós conseguimos visitar internamente o Congresso Nacional e foi incrível ver de pertinho como funcionam os trabalhos e as votações dos deputados e senadores que vemos pela TV. A família toda curtiu bastante!

Ao entrar no Palácio do Congresso Nacional foi preciso se inscrever para realizar a visita guiada. Aguardamos no Salão Negro por aproximadamente 20 minutos e nossa visita começou com um funcionário nos passando as informações sobre os espaços do Palácio, a história do local e as atividades dos parlamentares. O Salão Negro é o hall de entrada com piso negro, onde de um lado fica o balcão de atendimento do Senado Federal e do outro lado, o balcão de atendimento da Câmara dos Deputados. No centro entre os dois balcões havia uma exposição de fotografias sobre o infeliz dia 08 de janeiro de 2023, sobre a invasão do Palácio pelas pessoas que destruíram uma parte do patrimônio brasileiro. Muito triste ver as fotos de como ficou tudo aquilo depois da invasão.

Daí seguimos para o Salão Verde e entramos no Plenário Ulysses Guimarães, a sala de votação da Câmara dos Deputados. Foi incrível conhecer como é a sala que os deputados votam e com isso decidem sobre a criação de leis de nosso país. Veja na foto abaixo como é a mesa de votação.

Em seguida, fomos até a sala de votação do Senado Federal.

A visitação ao Congresso Nacional é gratuita e acontece de forma integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Mediadores de ambas as Casas se revezam na condução dos grupos. A duração do percurso da visita é de cerca de 50 minutos e não precisa ser agendada antecipadamente.

Todos os visitantes acima de 12 anos precisam apresentar documento oficial com foto. Foi preciso passar por detector de metais logo na entrada do Palácio.

Horário de Visitação: Aberto todos os dias, das 09:00 às 17:00h (entrada pela rampa de acesso ao Salão Negro, no edifício principal). A cada 30 minutos é iniciado um tour com no máximo 60 visitantes.

Localização: Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-administrativa de Brasília.

Entrada gratuita!

Saiba mais sobre o Congresso Nacional clicando aqui.

Saindo do Palácio do Congresso Nacional, fomos conhecer a Praça dos Três Poderes.

Praça dos Três Poderes

Localizada atrás do Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes é o local que abriga os três poderes do Estado: Poder Executivo (Palácio do Planalto); o Poder Legislativo (Congresso Nacional) e o Poder Judiciário (Supremo Tribunal Federal). No dia de nossa visita, só conseguimos ver o STF e o Palácio do Planalto pelo lado de fora, pois não foi permitido visitação em nenhum dos dois lugares.

Nesta praça você também irá encontrar o maravilhoso monumento de bronze, chamado “Os Candangos”, em homenagem aos trabalhadores que ajudaram a construir a capital de nosso país.

Ao fundo da Praça está o Panteão da Pátria e da Liberdade.

Panteão da Pátria e da Liberdade – Memorial Tancredo Neves

O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves é um memorial cívico destinado a homenagear heróis nacionais que possuíam ideais de liberdade e democracia. O edifício foi projetado por Oscar Niemeyer e na entrada consagra Tiradentes, o Patrono Cívico da Nação Brasileira.

Dentro do Panteão da Pátria há uma belíssima exposição sobre Tancredo Neves e ao fundo verá o Painel de Athos Bulcão.

No andar de superior você irá encontrar o Livro de Aço dos Heróis Nacionais, onde estão registrados os nomes de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Marechal Deodoro da Fonseca, Dom Pedro I, dentre outros. Também verá o belíssimo painel histórico da Inconfidência Mineira, de João Câmara Filho. E do outro lado você verá o belíssimo vitral de Marianne Peretti.

A entrada é gratuita!

O horário de funcionamento é de terça à sexta, das 09:00 às 18:00h. Sábado, domingo e feriado, das 09:00 às 17:00h.

Saiba mais sobre o Panteão da Pátria e da Liberdade clicando aqui.

Asa Sul, Eixo Monumental (parte 2) e Lago Sul no fim do dia.

Iniciamos nosso dia com um delicioso café da manhã mineiro, na Casa de Biscoitos Mineiros. Uma das mais deliciosas padarias/confeitarias de Brasília, com direito a “cafezim com broa”, e outros quitutes mais! A gente gostou tanto que fomos dois dias seguidos! Hahahaha

Saiba mais sobre a Casa de Biscoitos Mineiros na página do Instagram @casadebiscoitosmineiros. O endereço da loja que visitamos é SCLS 106, Bloco A, Loja 13/21.

De lá seguimos para nosso roteiro do dia!

Parque da Cidade Sarah Kubitschek e Carrera Kart

Um dos parques preferidos dos moradores de Brasília para a prática de exercícios ao ar livre, o Parque da Cidade é enorme e possui muitas opções de lazer para a família toda. Nós fomos conhecer o parque e ali fizemos uma atividade que as crianças amam, o kart!

O Carrera Kart possui carros que podem ser dirigidos por adultos e adolescentes a partir de 13 anos; e também possui carros especialmente preparados para serem pilotados por crianças de 03 a 12 anos, em horários separados dos adultos (no período da manhã aos finais de semana, das 10:00 às 14:30h). Foi a primeira vez que a Sofia conseguiu dirigir um kart (com a ajuda dos monitores) e ela simplesmente amou a experiência!

Localização: Parque da Cidade, estacionamento 11 – Srps, Asa Sul. Em frente à entrada do kart há estacionamento gratuito.

Saiba mais informações sobre o Carrera Kart clicando aqui.

Santuário São João Bosco

Uma das mais belas Igrejas do Brasil, esse Santuário é dedicado ao segundo padroeiro da cidade, São João Bosco, que profetizou a existência de Brasília durante um sonho. Quem olha a Igreja por fora, vê uma imensa construção em concreto em estilo gótico, formado com 80 colunas de 16 metros de altura. Mas ao entrar no Santuário, se deslumbra com a beleza indescritível dos vitrais de doze tons de azul!

Vale super a pena conhecer esse Santuário para apreciar a beleza deste lugar sagrado, independente de religião!

Localização: Quadra 702 Sul Bloco B, SHCS, Brasília.

Torre de Tv de Brasília

A Torre de TV de Brasília é uma torre de transmissão de rádio e televisão inaugurada em 1967 com 224 metros de altura, projetada por Lúcio Costa em referência à Torre Eiffel, de Paris.

O mirante da torre está a 75 metros do chão e é um passeio imperdível para quem visita Brasília. De lá do alto você conseguirá ver todo o Plano Piloto e seus arredores. A vista do Congresso Nacional é belíssima!

A entrada é gratuita! Aberta de terça à sexta, das 12:00 às 17:45h; sábado, domingo e feriado, das 09:00 às 17:45h.

Na Torre há um restaurante muito bom chamado Mezanino, onde você poderá ter uma deliciosa refeição ou apenas tomar uns drinks aproveitando a vista. Veja o cardápio do restaurante no Instagram do restaurante @meza.nino.

Aos pés da torre há uma feira de artesanato aberta de terça à sexta, das 09:00 às 17:00h; aos finais de semana e feriados, das 09:00 às 18:00h.

Localização: Esplanada da Torre – Plano Piloto, Brasília.

Estádio Mané Garrincha

Um dos maiores cartões-postais de Brasília, o Estádio Mané Garrincha é um ótimo passeio para quem gosta de futebol e curte conhecer estádios. Eles possuem um tour guiado com duração de 01:10h chamado Tour Nosso Mané que te leva para conhecer as arquibancadas, vestiários, o túnel que dá acesso ao gramado e outras áreas exclusivas à impressa, autoridades e jogadores. Há um hall da fama com itens e objetos que relembram jogos e outras atrações que já aconteceram neste estádio.

Nós estivemos na porta do local, mas infelizmente não conseguimos entrar no Estádio Mané Garrincha no dia de nossa visita porque estavam preparando o local para receber um show musical.

Horário do Tour:  10h – 11h35 – 13h55 – 15h30 – 16h. Horários sujeitos à alteração sem prévio aviso.

Localização: Portão 1, SRPN – Asa Norte, Brasília.

Ingresso: os valores variam de R$ 27,50 a R$ 80,00 e deverão ser comprados no site do Sympla.

Saiba mais sobre o Tour Nosso Mané clicando aqui.

No final da tarde fomos para o Pontão do Lago Sul.

Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul é um centro gastronômico e entretenimento localizado às margens do Lago Paranoá, ao lado da Ponte Honestino Guimarães, conhecida também como segunda ponte. O local é maravilhoso, possui belos jardins e uma orla belíssima para caminhadas. Ali você poderá passar uma tarde bem agradável em família e ainda contemplar um belíssimo pôr do sol.

Os restaurantes que estão no Pontão são maravilhosos. Nós jantamos no Fausto & Manoel e gostamos bastante! O restaurante fica localizado na beira do Lago Paranoá e possui uma vista deslumbrante do lugar. Dica: chegue cedo porque fica lotado. Clique aqui para ver o cardápio do restaurante.

Localizado no charmoso bairro do Lago Sul, região nobre da capital federal, no SHIS Ql 10, Lote 1/30, Lago Sul.

A entrada é gratuita e o estacionamento também. O Pontão do Lago Sul abre de domingo à quinta, das 07:00 às 00:00h; e na sexta e sábado, das 07:00 às 01:00h.

Aproveite seu passeio por Brasília e assista ao mais bonito pôr do sol da cidade neste lugar! Saiba mais sobre o Pontão do Lago Sul clicando aqui.

Nosso fim de semana passou rápido em Brasília, mas foi maravilhoso! Ficamos com vontade de voltar para conhecer e explorar mais a cidade e a região. Ficaram vários outros passeios por fazer e por isso agora temos muitos motivos para retornar!

Tchau Brasília, até breve!

Leia também:

Belo Horizonte com Crianças

Rio de Janeiro com Crianças – Um passeio pela Cidade Maravilhosa!

Recife com Crianças

Curitiba com crianças

2 comentários em “Brasília com Crianças”