Belo Horizonte, Brasil

Belo Horizonte com Crianças

Planejada no final do século XIX para ser a nova Capital das Minas Gerais, Belo Horizonte tem 122 anos e é atualmente a sexta cidade mais populosa do Brasil. Emoldurada pela belíssima Serra do Curral, a cidade conta com importantes monumentos, parques e museus, além da maravilhosa gastronomia mineira. É uma ótima opção para quem quer viajar em família e fazer um passeio cultural e divertido!   

BH é conhecida nacionalmente como capital dos bares e da boa gastronomia. E essa deliciosa comida mineira fez com que, no dia 30 de outubro de 2019, Belo Horizonte recebesse o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco*. Assim, entre um passeio e outro, a família toda pode aproveitar um lanchinho gostoso com muito pão de queijo, biscoitos e outras delícias mineiras. 

O clima de BH é quente e temperado. As temperaturas variam de acordo com a estação do ano: no verão, quente e úmido, a temperatura média é 23 graus e no inverno, seco e agradável, é de 17 graus celsius.

A origem de nossa família é essencialmente mineira, por isso conhecemos bem várias cidades de Minas Gerais, além de Belo Horizonte. E para ajudar você a encontrar os melhores lugares para ir com sua família, nós montamos um roteiro de visitação com os locais imperdíveis para apresentar BH. Aproveite e venha com a gente que te daremos as dicas!

* No Brasil há um total de 10 títulos da UNESCO, sendo que Paraty, Florianópolis, Belém e Belo Horizonte são Cidades Criativas da Gastronomia. Curitiba, Fortaleza e Brasília, são Cidades Criativas do Design. João Pessoa é Cidade Criativa do Artesanato e Arte Folclórica. Salvador é Cidade Criativa da Música. Santos é Cidade Criativa do Cinema. Fonte: Ministério do Turismo.

Roteiro:

  1. Região da Pampulha: Igreja de São Francisco de Assis, Parque Guanabara, Mineirão e Museu Brasileiro do Futebol (MBF), Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco. Restaurante Xapuri.
  2. Circuito Cultural Praça da Liberdade: Praça da Liberdade, Palácio da Liberdade, Espaço do Conhecimento UFMG, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Casa Fiat de Cultura, dentre outros.
  3. Centro de BH: Mercado Central e Feira Hippie.
  4. Museu do Brinquedo no bairro Funcionários.
  5. Museu de Ciências Naturais da PUC Minas no bairro Coração Eucarístico.
⇒  Inhotim em Brumadinho.

1. Região da Pampulha.

 

É uma região composta por um complexo de monumentos arquitetônicos no entorno da Lagoa da Pampulha, criado por Oscar Niemeyer e por várias outras atrações turísticas, como o Jardim Zoológico, Mineirão, Mineirinho, Parque Guanabara, a Igreja de São Francisco de Assis, Museu de Arte da Pampulha, dentre outros.

Igreja de São Francisco de Assis

Um dos mais conhecidos “cartões postais” de Belo Horizonte, a Igreja de São Francisco de Assis foi projetada por Oscar Niemeyer e possui vários painéis pintados por Cândido Portinari. Inaugurada em 1943, foi recentemente restaurada. As linhas curvas da Igreja são belíssimas e encantam a todos que a visitam. A beleza local se completa com os jardins projetados por Roberto Burle Marx.

Conhecida como Igrejinha da Pampulha, é tombada pelo IPHAN e pelo IEPHA/MG. O lugar é a obra-prima do conjunto arquitetônico. É lindo e merece uma visita!

Dica: alugue bicicleta, patinete ou “carrinhos para pedalar com a família” e dê uma voltinha pela região com as crianças. Se quiser, leve uma toalha para fazer um piquenique. Todos vão adorar! 

 

   

Parque Guanabara

Localizado em frente a Igrejinha da Pampulha, o Parque Guanabara é um parque de diversões à moda antiga que a criançada adora. Os horários de funcionamento variam de acordo com o ano letivo ou período de férias, portanto, veja no site do parque antes de ir, para conferir se estará aberto. As atrações e brinquedos custam em torno de R$ 4,00 a R$ 7,00 cada. Nossas crianças adoram passar uma parte do dia nesse parque sempre que vamos na região da Pampulha.

 

 

Mineirão e Museu Brasileiro do Futebol (MBF).

Os apaixonados por futebol não podem perder a oportunidade de ir até ao Estádio do Mineirão, conhecer a história do futebol e os bastidores do local onde já abrigou várias competições importantes e atualmente recebe inúmeros eventos e espetáculos, além do famoso esporte.

O Museu Brasileiro do Futebol possui “visita guiada” para todos que queiram conhecer os “bastidores” e as áreas restritas utilizadas por jogadores e pela imprensa nos dias de jogos. Com essa visita nós fomos até ao gramado e sentimos como um jogador dentro da arena. É demais! A garotada adora, e os adultos também.

Aberto de terça a sexta-feira, de 09:00 as 16:00h; e sábado e domingo das 09:00 as 13:00h – fechado nos feriados. Atenção: os horários poderão alterar de acordo com os eventos no estádio. 

  

  

  

  

 

Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco.

Localizados na região da Pampulha, o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico são ótimas opções para levar as crianças para um dia divertido e educativo. As duas unidades fazem parte da Fundação Zoobotânica e são centros de preservação e conservação de animais e plantas, desenvolvendo um trabalho de educação ambiental. O Zoo possui cerca de 3 mil animais, além do primeiro borboletário da América do Sul.  

Abertos de terça a domingo e feriados, das 08:00 as 17:00h, os ingressos apenas serão vendidos diretamente na bilheteria no ato da visita. Crianças até 4 anos não pagam entrada.

Abaixo, segue mapa do local para facilitar a visita.

Fonte / Divulgação Site da Prefeitura de Belo Horizonte – Mapa do Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco.

ATENÇÃO! O site da Prefeitura de Belo Horizonte, informa que “em função dos trabalhos de combate à febre amarela, para acesso ao  Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Aquário do Rio São Francisco, Parque das Mangabeiras, Parque da Serra do Curral  e Parque Aggeo Pio Sobrinho é necessária a apresentação de documento de identidade pessoal com foto de cada visitante (certidão de nascimento, no caso de menores ainda sem documentos) e o cartão de vacinação comprovando imunização contra febre amarela, com vacina aplicada com o mínimo de 10 dias de antecedência da visita. Como os bebês menores de 9 meses não podem ser imunizados, seu acesso não é permitido nos espaços. No Mirante do Mangabeiras, a apresentação da comprovação de vacinação só é necessária para quem for descer pela Tirolesa até o Parque das Mangabeiras”.

Restaurante Xapuri

Restaurante tipicamente mineiro, o premiado Xapuri tem fogão a lenha e clima de fazenda. Localizado na região da Pampulha, é uma ótima opção para quem quer aproveitar o que Minas Gerais tem de melhor, a tradicional culinária mineira.

Considerado o melhor restaurante brasileiro de Belo Horizonte, abre de terça a sábado das 12:00 as 23:00h; domingos e feriados das 12:00 as 18:00h. O restaurante conta com casinha na árvore e escorregador para crianças pequenas. Aos fins de semana, recreadores monitoram as crianças. 

Dica: Leve o Prato da Boa Lembrança! Cada ano o Xapuri participa com um prato delicioso para você degustar e depois levar o prato para casa! Nós simplesmente amamos o “Leitão Bêbado” (prato de 2019)!

Chegue cedo para o almoço. O restaurante está sempre cheio e normalmente tem fila de espera.

  

 

   


2. Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Praça da Liberdade

Essa belíssima praça foi construída na época da fundação de BH (1895) para abrigar a sede do Poder Político Mineiro. Localizada na Savassi, representa a síntese dos estilos que marcaram a história de Belo Horizonte. O conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade e seu entorno foi tombado pelo IEPHA em 1977. As crianças adoram correr, brincar, passear de bicicleta ou patinete por ali. Muitos mineiros fazem caminhadas ou corridas em seu entorno, além de sentar em seus bancos e observar o movimento da cidade.  

 

 

 

O Circuito Cultural Praça da Liberdade está instalado nos prédios próximos à praça e é formado por vários espaços culturais que integram arte, cultura popular, conhecimento e entretenimento. Abaixo segue o mapa que mostra quais são os espaços que fazem parte deste circuito e a localização de cada um. São muitos lugares para aproveitar e curtir com a criançada. Os museus e as exposições estão imperdíveis. 

Fonte / Divulgação do Mapa no site do Circuito Liberdade

Palácio da Liberdade

Inaugurado em 1898, o Palácio da Liberdade foi construído para ser a sede e símbolo do governo mineiro. Foi palco de importantes acontecimentos históricos e políticos do Brasil durante muitos anos até a recente mudança da sede política de Minas Gerais para a Cidade Administrativa.  

O Palácio da Liberdade faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade e as visitas poderão ser realizadas aos sábados e domingos, das 10:00 as 16:00h, gratuitamente. Todas as visitas deverão ser agendadas pelo site do Palácio e aqueles que não agendarem estarão sujeitos à disponibilidade de vagas. Esse passeio é uma ótima oportunidade de contar um pouquinho da história brasileira para as crianças. 

Espaço do Conhecimento UFMG

Localizado na Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento UFMG faz parte do Circuito Cultural e possui diversas atividades para crianças de todas as idades. São sessões de planetário, observação do céu, ações educativas, museu interativo, diversas exposições itinerantes e jogos de tabuleiros. Nossa visita pelo museu foi acompanhada por um monitor e foi mágico, porque ele foi explicando com muitos detalhes e de forma bem didática para as crianças, na linguagem delas, para que elas fossem entendendo o que estava sendo apresentado. 

Aberto de terça a domingo, das 10:00 as 17:00h, exceto aos sábados, que funciona de 10:00 as 21:00h. Quase todas as atividades oferecidas são gratuitas, apenas as sessões do planetário possuem valor de entrada que deverá ser pago à parte. As sessões do planetário não são recomendadas para crianças menores de 4 anos porque o local fica muito escuro durante a projeção e algumas delas podem ter medo.

Dicas: leve um casaco para não sentir frio durante a sessão, pois a temperatura no planetário é de 19 graus celsius. E antes de ir, veja a programação dos temas a serem projetados no planetário, pois são várias opções. Esse museu é bem legal e vale muito a visita!

 

 

 

 

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Localizado no belíssimo prédio da antiga Secretaria da Educação, ao lado do Espaço do Conhecimento UFMG, o MM Gerdau faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Este museu apresenta a mineração e a metalurgia, duas importantes atividades econômicas do Estado de Minas Gerais, de forma lúdica e criativa para todos. Nós adoramos o museu e aprendemos um pouquinho mais sobre como os metais são importantes em nossa vida. Antes de ir, veja a programação do museu no site para não perder as atividades extras para crianças, como por exemplo, o “caça ao tesouros”. Para os adolescentes que já estão estudando sobre a tabela periódica, o museu apresenta muita informação sobre o assunto.

A entrada é franca e seu funcionamento é de terça a domingo, das 12:00 as 18:00h, sendo as quintas-feiras aberto até as 22:00h.

 

 

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale é um museu super interativo, caracterizado como museu de experiência, onde o visitante poderá vivenciar e conhecer a história de Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX, além de outras exposições especiais. Localizado no antigo prédio da Secretaria do Estado da Fazenda, no entorno da Praça da Liberdade, também faz parte do Circuito Cultural.

O prédio possui 3 andares e não há uma sequência para a visita. No primeiro andar você poderá conhecer mais sobre a vida e obra de alguns artistas símbolos de Minas Gerais, como Carlos Drumond de Andrade, Guimarães Rosa, Lygia Clark e Sebastião Salgado. No segundo andar, a história de algumas cidades mineiras e a cultura local. E no terceiro andar apresenta galerias de exposições temporárias e outras experiências.

Ao chegar acompanhado de crianças, elas receberão um kit para visitação que contém um livro com um mapinha e descrições de algumas salas, com vários desafios e atividades propostas para as crianças. Além do livro, o kit também possui lanterna, lupa, espelho e binóculo. As crianças adoraram a experiência. Foi o único museu que já fomos com essa preocupação em fazer algo específico para elas. É INCRÍVEL!

A entrada é gratuita e o horário de funcionamento altera de acordo com o dia da semana: as terças, quartas, sextas e sábados, das 10:00 às 17:30h; as quintas, das 10:00 às 21:30h; e domingos, das 10:00 às 15:30h.

 

 

 

   

Casa Fiat de Cultura

Localizado na lateral do Palácio da Liberdade, a Casa Fiat de Cultura realiza exposições e mostras de prestígio e grande relevância cultural. O local já recebeu mostras de Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila e Portinari.

A Casa Fiat de Cultura possui o belíssimo painel “Civilização Mineira” de Candido Portinari, de 1959, como exposição permanente. Esse painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte.

No dia de nossa visitação, o local apresentava a exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história”, que conta a história da empresa Fiat Automóveis e ali havia a exposição de um original Fiat 147 e a entrada foi gratuita. Aberto de terça a sexta-feira de 10:00 as 21:00h; sábado, domingo e feriado das 10:00 as 18:00h. Antes de visitar, entre no site e veja a programação do espaço cultural.

 

 

 


3. Mercado Central e Feira Hippie no Centro de BH.

Mercado Central

O Mercado Central é o local mais visitado de Belo Horizonte e já foi considerado um dos três melhores do mundo. Localizado no centro da cidade, é muito frequentado pelos mineiros e turistas que procuram os mais diferentes cheiros e sabores típicos mineiros. O Mercado possui mais de 400 lojas que vendem produtos artesanais, queijos, bebidas, artigos religiosos, doces, dentre outras coisas.

Aberto de segunda a sábado, de 07:00 as 18:00h; e domingos e feriados das 07:00 as 13:00h. A entrada gratuita e está localizado no Centro da Cidade, na Av. Augusto de Lima, 744.

Para quem quer visitar o mercado com a família e quiser deixar as crianças, de 2 a 14 anos, aproveitando o Mercado Kids, ele está localizado no mezanino, dentro do Mercado Central. Trata-se de um espaço de lazer e diversão para os pequenos (pago à parte).

 

 

 

 

Dica: compre o Doce de Leite de Viçosa (premiado como o melhor doce de leite do Brasil) e os biscoitos mineiros na lojinha da saída da Augusto de Lima. Nunca saímos do mercado sem eles. Hum!!!!

Se perder nos corredores do Mercado é muito fácil e muitas vezes parece um labirinto. No site do Mercado Central você poderá verificar a localização de cada loja. E visualizando o mapa fica mais fácil para se locomover lá dentro.

Fonte / Divulgação do Mapa no site do www.mercadocentral.com.br

Feira Hippie

A maior feira de artesanato a céu aberto da América Latina está localizada na Av. Afonso Pena de Belo Horizonte, no coração da cidade. Funciona todos os domingos, de 07:00 as 14:00h, com aproximadamente 2.300 expositores divididos em 17 setores distintos. É uma feira super organizada e recebe em média 80 mil visitantes a cada domingo. Ali você poderá encontrar todo tipo de artesanato e produtos da culinária mineira. Tem calçados, bolsas, bijuterias, roupas, brinquedos e artigos para o lar. A gente adora a feira!

Dica: É um local muito movimentado, por isso tenha cuidado com sua bolsa e não leve objeto de valor. A feira é maravilhosa, mas infelizmente ali acontecem muitos casos de furtos. Se for acompanhado de crianças, tenha muita atenção. Vá com roupas e sapatos confortáveis.

 

 


4. Museu dos brinquedos

Localizado no bairro Funcionários, relativamente próximo ao centro da cidade, o Museu dos Brinquedos possui um acervo de 5 mil unidades desde o início do século XX. Luisa de Azevedo Meyer guardou todos os seus brinquedos desde que nasceu, em 1912. Também guardou o de seus filhos e netos. Em 2006, sua família fundou o Museu para proporcionar alegria a quem quer “matar as saudades” e lembrar de sua infância e também apresentá-la a suas crianças.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 09:00 as 17:00h; e sábados e feriados de 10:00 as 17:00h.

Foto / Divulgação Museu dos Brinquedos

Foto / Divulgação Museu dos Brinquedos

5. Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

Localizado no bairro Coração Eucarístico, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas possui várias exposições de longa duração como a “Era dos Répteis”, “Jardim das Borboletas”, “A Grande Extinção: 11 mil anos”, “Fauna Exótica”, “Vida na Água”, Planetário e outras atividades especialmente para crianças. São grandes coleções da fauna brasileira atual de mamíferos, repteis, aves e anfíbios, pesquisas nas áreas de paleontologia, zoologia e conservação da Natureza. Esse museu é surpreendente e as crianças ficam encantadas com os ossos dos dinossauros. O planetário é bem simples, com um monitor explicando e tirando dúvidas sobre alguns planetas e constelações, mas os pequenos curtem muito. E o jardim do museu é bem gostoso. Vale a pena a visita!

Aberto de terça a sábado, das 09:00 as 17:00h, crianças até 3 anos não pagam entrada.

 

 

 

 


4 comentários em “Belo Horizonte com Crianças”

  1. Gostei muito. Até fiquei surpresa com tanta coisa interessante para se conhecer em BH.
    Assim fica fácil fazer uma visita. Vc teve o cuidado de informar até os horários. , e dias para visitação. Excelente trabalho. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.