Dicas de viajante

Tomadas em Viagens Internacionais

Como fazer para carregar meus eletrônicos durante a viagem?

O modelo da tomada brasileira é bem diferente dos demais países e se você chegar com o seu aparelho eletrônico para carregar a bateria durante sua viagem internacional, não conseguirá fazê-lo, pois não será possível conectar o plugue do seu carregador na tomada do país visitado.

⇒ Qual é a tomada/plugue dos outros países?

Cada país tem seu modelo de tomada, de forma a ser mais acessível e funcional para si próprio. Alguns países seguiram os modelos de outros. Atualmente, existem 14 tipos diferentes distribuídos pelos cinco continentes.

Cada modelo é especificado por uma letra do Alfabeto, que vai da letra A até a letra N, conforme você poderá observar na imagem ilustrativa abaixo, divulgada pelo site do Panrotas.

Imagem / Divulgação Panrotas

⇒ Qual é a voltagem?

Além de saber qual o tipo da tomada no país a ser visitado, é necessário saber a voltagem, pois ela pode variar de 100 a 240 volts.  Esta energia, se não usada com cuidado, pode danificar seriamente o seu aparelho eletrônico.

Em geral, os aparelhos eletrônicos que usam cabo USB têm voltagem universal e poderão ser utilizados em qualquer país (celulares, tablets e algumas câmeras fotográficas). Alguns aparelhos eletrônicos possuem fonte própria e/ou aceitam múltiplas voltagens, como é o caso de computadores e notebooks.

Para utilizar alguns equipamentos eletrônicos, como por exemplo secador de cabelo, chapinha e barbeador elétrico, é preciso ter certeza da voltagem do seu aparelho para se certificar que você realmente poderá colocá-lo diretamente na tomada (verifique no próprio aparelho essa informação). 

⇒ Confira as informações antes de sua viagem.

No site da World Standards há uma lista completa de todos os países do mundo, na qual você conseguirá verificar qual é o modelo de tomada existente no país que você irá visitar. Além disso, poderá conferir a voltagem e a frequência da energia do local. Recomendamos que você verifique sempre antes de cada viagem internacional.

Para acessar ao site da World Standards, clique aqui.

⇒ Como fazer funcionar meu aparelho eletrônico se a tomada é diferente do plugue do meu aparelho?

Como você poderá ver na imagem acima, as tomadas brasileiras são do modelo N e somente a África do Sul possui o mesmo tipo. Desse modo, um adaptador de tomada universal para carregar a bateria de seus aparelhos eletrônicos é um item essencial na mala do viajante internacional.

Nossa preciosa DICA é que, antes de viajar, compre um adaptador de tomada universal para não ter que se preocupar com este problema. Você conseguirá comprar facilmente pela internet, ou em lojas de informática, ferragens e materiais elétricos. Se você se esquecer, torça para que o hotel possa te emprestar um, ou terá que “rezar” para encontrar um adaptador para comprar no aeroporto (e vai pagar muito mais caro por isso).

Existem vários modelos de adaptadores universais. Sugerimos que você escolha um tipo que seja leve, resistente e fácil de usar. A maioria possui pinos retráteis, proteção de corrente e são compatíveis com todas as tensões disponíveis. Alguns modelos possuem entrada USB.

Abaixo segue imagem de um adaptador universal.

Fique atento a essas dicas valiosas para que “não falte energia” durante as suas viagens e não tenha surpresas, tendo que ficar sem usar os seus eletrônicos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.