Dicas de viajante

Como fazer uma viagem cultural ser divertida para as crianças?

Como fazer as crianças se interessarem por um destino cultural ou por uma viagem em que não tem muitos atrativos para os pequenos viajantes?

Sabemos que alguns destinos são totalmente “kids friendly”, mas há outros que não são tanto assim. De qualquer modo, saiba que é possível fazer com que destinos que não são “propriamente infantis” se tornem atraentes para as crianças. Mas para isso é necessário planejamento para fazer com que elas se interessem e possam interagir com o local a ser visitado.

Antes de viajar, é necessário conhecer um pouco sobre o local e verificar a melhor maneira de fazer com que esse destino possa agradar a família toda, em especial quando se viaja com crianças pequenas. Aqui damos muitas dicas sobre o que fazer para transformar um destino “teoricamente chato” para os menores em algo incrível e interessante!

Dicas:

💡 Fale sobre a viagem com as crianças.

De acordo com a idade delas, mostre no mapa onde a cidade a ser visitada fica localizada. Explique como fazer para chegar até lá, qual a forma (carro, ônibus, avião, navio, trem) e quanto tempo será a duração da viagem, qual o itinerário, etc. Assim você já vai preparando as crianças para o que elas irão viver durante o trajeto. Juntos vocês já poderão pensar em quais atividades poderão realizar durante a viagem para entretê-los.

💡 Compre livros, assista a videos e pesquise na internet sobre o local a ser visitado.

Conte a história do lugar para as crianças. Apresente a cultura local, a gastronomia, a língua oficial, a bandeira do país, a moeda, seus símbolos e monumentos. Fale sobre a vegetação local, o clima e os animais típicos da região. Assista a desenhos e filmes que se passam no lugar visitado com as crianças. A viagem já começa em casa, no planejamento. 

💡 Crie jogos e brincadeiras sobre o local. 

De acordo com a idade da criança, crie jogos de perguntas e respostas, ou busque atividades na internet. Assim os conhecimentos vão sendo absorvidos aos poucos e de modo divertido.

💡 Imprima imagens para colorir com os desenhos do lugar e seus principais monumentos a serem visitados.

Você verá que as crianças ficarão mais animadas quando encontrarem o monumento que elas viram pelo desenho ou foto e demonstrarão todos os conhecimentos que leram e ouviram sobre ele.

Imagem do Site Smart Kids

💡 Permita que a criança faça suas próprias fotos.

Se possível, dê uma câmera fotográfica ou celular (antigos, que não há problema caso estrague) para que as crianças possam registrar a viagem “à sua maneira”. Você se surpreenderá em como elas irão registrar a viagem com os seus próprios pontos de vista

💡 Em museus, faça caça ao tesouro em busca das principais obras.

Peça para as crianças encontrarem as principais obras. Antecipadamente, entre no site do museu e pesquise sobre o local. Muitos deles possuem visitas virtuais e mapas interativos. Você poderá imprimir as imagens das obras e sua localização. As crianças irão se divertir muito e você terá tempo para aproveitar o local.

💡 Toda cidade tem uma pracinha, um parquinho, um lugar para tomar um sorvete ou fazer um picnic…

Sempre haverá algo que vocês possam fazer pensando nas crianças. É assim que fazemos em todas as nossas viagens: nos planejamos para ter programas que agradam a todos os membros da família.

Acreditamos que quando envolvemos as crianças na história do lugar, elas passam a ver a cidade de forma mais divertida e se interessam muito mais pela viagem. Além disso, elas vão aprender bastante sobre o local, sua arte, história, cultura e outros assuntos.

Tudo isso faz com que a viagem verdadeiramente agregue conhecimento para as crianças e assim você consegue criar nelas memórias que duram para sempre! 😍

 

 

2 comentários em “Como fazer uma viagem cultural ser divertida para as crianças?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.