Brasil, São Paulo

Conhecendo o Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo – Mairiporã / SP.

🎶🎶 “Marmelada de banana, bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-Pau Amarelo
Sítio do Pica-Pau Amarelo”…
Gilberto Gil. 🎶🎶

Logomarca do Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo

O Sítio do Picapau Amarelo é o local encantado que surgiu no mundo da imaginação de Monteiro Lobato e veio para nossas vidas através dos personagens de seus livros, desenhos, filmes e seriados de televisão.

Foto / Divulgação Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo

Na cidade de Mairiporã (São Paulo), o Sítio do Picapau Amarelo é um ESPAÇO TEMÁTICO de aprendizagem que proporciona uma vivência lúdica e educativa para crianças de até 10 anos. Esse espaço, baseado na literatura infantil de Monteiro Lobato, permite que as crianças tenham uma rica experiência inspirada na cultura brasileira e nas histórias de seus personagens.

O local é amplo e oferece várias atividades para as crianças e famílias, mas após a pandemia do Coronavírus, algumas delas estão suspensas ou foram remodeladas para que eles pudessem receber os visitantes seguindo os protocolos de higiene e respeitando todas as normas de segurança e saúde para proteção ao contágio do Covid-19.

As atividades que estão funcionando no espaço neste momento são:

  • Vídeo Chamada – nesta atividade a turma do sítio pode ligar para você numa vídeo-chamada de Whatsapp.
  • Aula Virtual – atividade em que a turma pode entrar ao vivo na sua sala de aula e contar histórias e conversar com os alunos.
  • Passeio de 3 horas no Sítioatividade em que a família poderá fazer um passeio de 3 horas no sítio com toda segurança e protocolos de higienização. Há limitação de visitantes e a atividade precisará ser agendada.

A convite da equipe do São Paulo Para Crianças nós estivemos no local e contamos todos os detalhes da nossa visita aqui. Venha com a gente e conheça um pouco mais sobre o passeio em família no sítio!

🦠 ATENDIMENTO APÓS CORONAVIRUS PARA VISITA NO LOCAL:

  • Serão apenas 6 famílias por horário e cada família será acompanhada por um condutor de história (monitor) exclusivo;
  • A família é abordada na entrada do Sítio e aferimos a temperatura (acima de 37,7° não será permitido a entrada) e se todos estão com máscaras;
  • A entrada no Sítio pode acontecer a partir de 30 minutos antes do horário da visita;
  • Se a família desejar pode levar alimentos e bebidas e consumir no Sítio, pois não haverá venda de produtos durante a visita;
  • Após estacionar, a família já será acompanhada pelo condutor de histórias que irá passar o procedimento da visita;
  • É preciso estar de máscara o tempo todo e manter distância de pelo menos 2 metros do condutor de histórias e dos personagens de no mínimo 2 metros;
  • Banheiros serão higienizados a cada uso;

Fotos podem ser tiradas a 2 metros de distância do personagem. O condutor de histórias não poderá segurar seu celular para tirar foto, mas a família pode pedir para ele tirar do celular do Sítio e encaminhar por Whatsapp.


Onde fica?

Localizado em Mairiporã/SP, é uma atração perfeita para se fazer nos finais de semana de sol, pois todo o espaço é em área aberta. O endereço para inserir no GPS é Estrada Armando Barbosa de Almeida, 8035 – Mairiporã – SP. O estacionamento é dentro do sítio e é gratuito.

Saindo da cidade de São Paulo, a viagem tem duração aproximada de 01 hora em carro. Abaixo segue um mapa de acesso ao sítio, disponibilizado no site do Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo.

Imagem / Divulgação Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo

Como comprar os ingressos?

Neste momento de reabertura do sítio, para prevenção da Covid-19, você deverá comprar o ingresso de forma antecipada e online para agendar o dia e o horário de sua visita no espaço.  

O passeio de 3 horas no sítio será de apenas 12 famílias por turno, sendo o período da manhã das 09:00 as 12:00h; e o período da tarde das 13:30 as 16:30h. Essa visita custa R$ 200,00 por família (até 6 pessoas) e inclui todo o percurso das áreas temáticas com histórias contadas pelo monitor, mais a interação de 15 minutos com cada personagem (Visconde de Sabugosa, Emília, Tia Anastácia e Saci Pererê).

Para comprar os ingressos, clique aqui.

O agendamento do horário de visita é obrigatório e deve ser feito pelo Whatsapp do Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo pelo telefone (11) 99619.4994.

Como é o passeio em família?

Foto / Divulgação Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo

Quando chegamos na entrada do Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo, a temperatura de todos foram aferidas dentro do próprio veículo e houve conferência de que todos estavam utilizando máscaras faciais.

Após estacionar o veículo no local indicado, a visita iniciou-se com o acompanhamento de um condutor de histórias (monitor) que direcionou todo passeio. Neste momento de reabertura, cada condutor acompanha duas famílias e nós ficamos impressionados com tamanha preocupação com o cumprimento do distanciamento social entre as pessoas e com a prevenção do CoVid-19. A todo o momento, a nossa monitora nos oferecia álcool em gel para higienização das mãos.

O espaço do sítio é enorme, em uma ampla área aberta, com muito verde e muito bem estruturado.

Foto / Divulgação Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo

Durante todo o tempo da visita, a família fica acompanhada pelo condutor de histórias.

O espaço está dividido em diversos recintos que entretém a todos durante o tempo que estão lá. No mapa abaixo você vê todos os locais de visitação durante o passeio.

Imagem / Divulgação Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo

Como você pode ver no mapa, neste sítio foram recriados alguns dos cenários das histórias do Sítio do Picapau Amarelo, como a Cabana do Tio Barnabé, a Gruta da Cuca, o Laboratório do Visconde de Sabugosa, a Casa da Dona Benta com os quartos da Narizinho e do Pedrinho e a famosa Cozinha da Tia Nastácia.

A visita é realizada como em um circuito em sistema de rodízio para que os grupos não se encontrem e assim o distanciamento social seja mantido.

A história do dia foi baseada no livro de Monteiro Lobato “A Reforma da Natureza”, na qual a boneca Emília estava fazendo a sua reforma da natureza no sítio. A boneca levada criou o passarinho-ninho; usou pirlimpimpim para colocar a cadeira da Dona Benta no teto; colocou as abóboras na jabuticabeira e as jabuticabas no pé de abóbora; tirou as cascas da laranja; colou torneirinhas nas tetas da vaca… e por aí vai!

A cada espaço que entrávamos, nossa condutora de histórias iniciava sua contação sobre o local e todos podíamos interagir com os personagens. E pouco depois eles nos davam tempo para tirar fotos com eles.

Cabana do Tio Barnabé

Foto / Divulgação Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo

Gruta da Cuca

Casa da Dona Benta

Fotos / Divulgação Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo 

Laboratório do Visconde

No espaço temático há também a Biblioteca, o Museu de Monteiro Lobato, o Reino das Águas Claras, a Canastra da Emília, o poço de petróleo e muito mais; tudo isso envolto a muitas árvores de frutas e pinhas, à beira de um delicioso lago, onde se pode apreciar a natureza.

Biblioteca e o encontro com o Visconde

Museu Monteiro Lobato

Bate-papo com a Emília para explicar os motivos de suas reformas

 

Reino das Águas Claras

Encontro com o Saci

Durante o passeio há muitas surpresas e encontros para todos aproveitarem o dia em família!

E ao final do passeio, todos se reúnem em frente ao teatro, onde os personagens se reúnem para finalizar a história e cantar as músicas do Sitio do Picapau Amarelo.

Visitar ao Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo em família é um programa muito divertido e educativo para toda todos. São momentos incríveis que proporcionam aprendizagem, estímulo a leitura e ao conhecimento da cultura brasileira em um ambiente seguro e preocupado com a prevenção do contágio da CoVid-19. É uma super opção de programa em um final de semana para quem está próximo de São Paulo.

Video “Recadinho da Emília pra Vocês”

Saiba mais sobre os Livros de Monteiro Lobato clicando aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.