Brasil, Dicas de viajante, Internacional

Aluguel de Carro no Brasil e no Exterior

Viajar em família é tudo de bom, mas exige planejamento para evitar “perrengues” de diversos tipos. Um ponto que deve ser planejado durante a viagem é como a família irá se deslocar para chegar até o destino e como se locomoverá no lugar que se visita (carro, ônibus, metrô, táxi, carros por aplicativos, etc). Assim, é importante pensar em quais meios de transporte irá utilizar em seus trajetos.

Viajando com crianças muito pequenas, a gente acredita que alugar um carro para se deslocar em seu destino permite ter mais conforto, independência, segurança e também te permite conhecer o máximo de locais nos destinos visitados. Há algumas cidades que não possuem um meio de transporte adequado para te levar a determinados pontos turísticos. Entretanto, também há cidades em que não há muitas opções de estacionamento nos grandes centros. Tudo deverá ser analisado com cuidado para evitar qualquer problema.

Alugar um carro é muito simples, mas é muito importante estar atento a diversos procedimentos antes, durante e depois de alugar o veículo. No exterior, o cuidado e atenção devem ser redobrados!

Mas fique tranquilo! O que você precisa é de organização e antecedência para garantir que tudo ocorra conforme o planejado. Abaixo explicaremos o passo a passo para você alugar o veículo no destino desejado.

ANTES DE ALUGAR

🚗  Esteja atento à IDADE MÍNIMA para alugar um carro.

As regras de locação de veículo variam entre as locadoras e os países. Você precisará pesquisar especificamente cada caso.

BRASIL – Algumas locadoras permitem que a locação ocorra a partir de 18 anos de idade, sem a necessidade de tempo mínimo de habilitação (pode ser a CNH provisória), como é o caso da Localiza. Basta a pessoa ter um cartão de crédito em nome dela com limite disponível (sujeito à aprovação de crédito) e não pagará taxa para locação. Para as empresas Hertz e Movida, o condutor deve ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos e possuir o cartão de crédito em seu nome com limite disponível. Caso possua entre 19 e 21 anos, poderá alugar mediante o pagamento de taxa adicional por dia de locação; e apresentar a CNH definitiva válida emitida há mais de 1 ano.

EXTERIOR – situação semelhante ocorre em outros países, mas há variação de local para local. Nos EUA, Canada e vários países europeus, o padrão para locações de veículos é que o condutor tenha no mínimo 25 anos, além de possuir um cartão de crédito em seu nome e a permissão para dirigir*, por isso é tão importante checar essa informação antes de alugar.Algumas locadoras oferecem a opção de pagamento de taxa adicional diária para quem possui idade entre 18 e 24 anos, que permite ao viajante alugar um veículo mesmo abaixo da idade mínima exigida.

🚗 Confira qual é o tipo de HABILITAÇÃO exigido para o condutor.

É fundamental que a habilitação seja condizente com o veículo que deseja alugar.

BRASIL – como vimos no ponto anterior, algumas locadoras permitem conduzir o veículo com a CNH provisória; entretanto, a maioria das locadoras exigirão a CNH permanente, com mínimo de 1 ano de validade.

Atenção: verifique se seu documento não está vencido antes de alugar o veículo.

EXTERIOR – de acordo com o site do Detran de São Paulo, a documentação aceita para dirigir em outros países é:

1) Países que aceitam a PID – Veja aqui lista de países signatários da Convenção de Viena ou com acordos de reciprocidade com o Brasil.

2) Países que aceitam a CNH brasileira mediante apresentação de tradução certificada deste documento: Veja aqui lista de países signatários da Convenção de Viena ou com acordos de reciprocidade com o Brasil.

3) Nos demais casos, o condutor deve consultar o site da embaixada/consulado para ver as condições para ele dirigir.

Desse modo, mesmo que você consiga alugar o veículo apenas utilizando sua CNH brasileira, algumas locadoras poderão exigir também a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no ato da locação e caso você seja parado em qualquer fiscalização local, poderá ser responsabilizado pela falta de documentos para dirigir, mesmo portando a CNH brasileira.

Nossa recomendação é que você leve a PID em suas viagens internacionais, pois a locadora poderá se recusar a aceitar a CNH brasileira no momento da locação (não é comum, mas já aconteceu conosco).

Atenção: É muito importante ficar atento às normas e regras para trafegar quando se está fora do seu país. Recomendamos que o condutor consulte o site da embaixada ou consulado do país a ser visitado para ver as condições para dirigir. Algumas locadoras não permitem que você saia do país com seus veículos, portanto observem esses detalhes para não incorrer em problemas (esse é o caso dos veículos que são alugados em Foz do Iguaçu e são proibidos pelas locadoras de entrar no Paraguai, pelo alto índice de roubos).

*PID – Permissão Internacional para Dirigir*

No Brasil, antes de viajar, é possível a obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), “é uma licença internacional com as mesmas informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), só que traduzida em nove idiomas e que permite a seu portador conduzir em qualquer um dos mais de 100 países signatários da Convenção sobre Trânsito Viário, firmada em Viena, em 1968.”

“No Brasil, somente os Detrans e o ACBr (Automóvel Clube Brasileiro) estão autorizados a emitir a PID. Este é um documento impresso padronizado estabelecido pela portaria nº 176 de 09/08/2017. Ele não é uma carteirinha, nem existe em formato digital.” – Fonte https://carteirainternacional.org/index.php.

Para obter a PID é muito simples. Basta solicitar a emissão da carteira internacional nos órgãos expedidores (no caso do Detran, você deverá solicitar no mesmo Estado de expedição da CNH) mediante o pagamento de uma taxa, desde que o condutor tenha a sua carteira de habilitação nacional permanente e válida. Essa solicitação poderá ser feita pela internet. Após esse processo, a habilitação internacional será enviada para o endereço do motorista sem maiores complicações (é cobrada uma taxa de envio).

Validade da PID:

  • CNH com prazo de validade inferior a 3 anos – o prazo de validade da PID será o mesmo da CNH.
  • CNH com prazo de validade igual ou superior a 3 anos – o prazo de validade da PID será de 3 anos.

🚗 Tenha um LIMITE NO CARTÃO DE CRÉDITO que comporte o saldo da caução de garantia.

O cartão de crédito é um requisito essencial para a locação e é usado pela locadora na caução de garantia – que nada mais é do que o bloqueio de um valor (pré-determinado) no cartão do responsável pela reserva, com valores diferentes para cada modelo de carro. Quanto mais luxuoso o modelo, maior é o valor dessa caução. Após a devolução do carro, o valor é devolvido ao locatário integralmente se não houver nenhuma intercorrência. Essa garantia serve para cobrir eventuais custos com o pagamento de taxas não inclusas em compras com vouchers pré-pagos, como combustível, pedágios, proteções adicionais, itens opcionais, serviços especiais e qualquer taxa adicional que possa surgir no decorrer do uso do veículo se houver algum problema durante a locação.

O cartão de crédito deve estar dentro do prazo de validade, em nome do locatário, vinculado a uma instituição bancária e com limite de crédito disponível para a caução e liberado para transações internacionais (se for o caso), sempre realizado antes da viagem. É importante pontuar que não aceitarão cartões em nome de outras pessoas e nem cartões sem autorização para transações internacionais para locação fora do Brasil. Vale lembrar que os cartões pré-pagos, muito utilizados em viagens, não podem ser usados para bloqueio da caução.

🚗 PESQUISE as melhores opções de preços / benefícios.

O primeiro passo é pesquisar os valores que as locadoras estão praticando na cidade destino. Se você estiver planejando com antecedência, provavelmente conseguirá melhores preços nas locações. Existem sites especializados em comparar valores entre as locadoras, como o www.rentcars.com.

🚗 Faça sua reserva com ANTECEDÊNCIA.

Quando sua reserva é feita com antecedência, você escolhe o dia e o horário que irá retirar o carro e isso faz com que a locadora possa se programar e deixar disponível o modelo do veículo escolhido. Se ao chegar no local e o modelo de carro que você reservou não estiver disponível, você poderá ganhar um upgrade (um veículo de modelo melhor e sem custo adicional).

🚗 Escolha o MODELO DE VEÍCULO adequado à sua necessidade.

Escolha o modelo de veículo de acordo com suas necessidades como por exemplo o número de pessoas que vão utilizá-lo, número e tamanho de bagagens, o tipo de estrada que você irá utilizá-lo, a distância a ser percorrida, se você prefere um veículo com câmbio automático, ar condicionado, etc.

🚗 Consulte a possibilidade de RETIRAR O CARRO EM UMA CIDADE e DEVOLVER EM OUTRA.

Na maioria dos casos é possível alugar em uma cidade ou país e devolver em outro, mas é recomendado consultar a disponibilidade dessa opção no momento da locação, pois cada locadora tem sua própria regra sobre esse serviço. Além disso, o serviço pode implicar no pagamento de taxas adicionais, mais conhecidas como “taxa de retorno” ou “taxa de trajeto único”, que costumam ser tão caras que podem não compensar ao final da locação. Então pesquise!

🚗 Entenda a diferença entre KM LIVRE e RESTRITA.

Cada caso exigirá uma escolha específica. A quilometragem livre ocorre quando você aluga o veículo sem o limite de quilometragem. Neste caso você poderá rodar o quanto quiser com o veículo sem necessidade de pagar taxas adicionais. E o oposto ocorre na locação do veículo com quilometragem restrita, onde já está determinada a quantidade máxima de quilometragem a rodar com o veículo. Neste outro caso, a cada quilômetro excedido, haverá um valor de taxa adicional, que normalmente não é barato.

Nós acreditamos que o ideal é alugar veículos com quilometragem livre em viagens de lazer, na qual a diária é um pouco mais cara do que na quilometragem restrita, entretanto é mais vantajosa para ninguém ficar preocupado contando quilometragem durante a viagem. E assim, caso o motorista decida prolongar sua viagem até uma cidade vizinha, ou até mesmo rodar mais que o planejado, não haverá cobranças inesperadas.

🚗 Verifique a necessidade de uso de CADEIRINHA ou elevação de assento se estiver com crianças no veículo.

Em muitos países do mundo há obrigatoriedade de se transportar as crianças de forma segura. Cada país possui suas regras de trânsito e elas são específicas, por isso você deverá consultá-las antes de viajar para evitar problemas.

Praticamente todas as locadoras de veículos possuem cadeirinhas infantis para locação juntamente com o veículo, você só precisa fazer a solicitação e a reserva dela. Ou alugar diretamente em empresas especializadas nisso (o blog Viajo com Filhos fez uma lista de vários lugares que alugam carrinhos, cadeirinhas, bercinhos e até brinquedos. Este post está incrível!).

Se preferir, poderá levar a cadeirinha de sua criança para ser instalada no carro a ser alugado. Em alguns casos sairá mais barato comprar uma cadeirinha no local do que alugar da locadora, como o que acontece nos EUA. Desse modo, avalie todas as possibilidades, mas não fique sem a cadeirinha se ela for obrigatória!

BRASIL – regras para uso de cadeirinha na nova legislação brasileira – Lei 14.071/20

  • Bebê conforto: indicado para crianças de até um ano de idade e até 13 kg;
  • Cadeirinha: utilizada para crianças de 1 a 4 anos de idade, que tenham entre 9 e 18 kg;
  • Assento de elevação: indicado para crianças de 4 a 7,5 anos de idade que não tenham atingido 1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36 kg;
  • Banco traseiro com cinto de segurança: crianças com mais de 7,5 de idade até 10 anos que ainda não tenham atingido 1,45 m de altura.
  • A criança só pode se sentar no banco da frente a partir dos dez anos de idade e que tenham no mínimo 1,45 m de altura, com exceção das picapes sem bancos traseiros.
Imagem / Divulgação do Detran MS

NO MOMENTO DA LOCAÇÃO (quando da retirada do veículo).

🚗 Preste atenção no VALOR DO CONTRATO.

É importante verificar se o valor a ser pago (se não foi pago no momento da reserva) corresponde exatamente ao acordado no começo da negociação.

🚗 Inclua SEGURO na reserva.

Sempre sugerimos optar pela cobertura mais completa possível para evitar problemas em casos de danos ao veículo, roubo, furto, incêndio, ter a garantia de proteção contra colisões em terceiros, seguros de vida e quaisquer outras ocorrências que possam surgir durante a locação do carro.

Incluir o seguro na reserva é imprescindível em caso de locações de veículos no exterior para não comprometer sua reserva financeira. Mas caso o seguro completo esteja muito caro e você não queira contratá-lo, ao menos dê prioridade ao “Collision Damage Waiver” (CDW), uma vez que batidas e amassados costumam ser o “contratempo” mais comum na vida dos viajantes que alugam um veículo.

*Antes de fazer o seguro com a locadora, verifique com a administradora de seu cartão de crédito se eles oferecem esse serviço.

🚗 Opte pelo serviço de TANQUE DE COMBUSTÍVEL.

Algumas locadoras de veículos oferecem o serviço de tanque de combustível, que permite a devolução do carro com o tanque vazio. Se este serviço não fizer parte do pacote escolhido ou não for contratado diretamente no balcão da locadora no momento da retirada do carro, o veículo deverá ser abastecido antes da devolução. Caso contrário, a locadora irá cobrar pelo combustível faltante, sendo um valor superior ao que seria pago para reabastecer o veículo em um posto de combustível comum. Portanto, fique atento!

🚗 Opte pelo pagamento AUTOMÁTICO DO PEDÁGIO.

Ao solicitar que o pagamento dos pedágios seja automático, você autoriza que todos os valores sejam cobrados posteriormente em seu cartão de crédito. Isso facilita muito sua vida, pois evita que você perca tempo parando em todos os pedágios que surgirem em seu trajeto.

Se você não optar por este serviço, saiba que em alguns países, como nos EUA, você precisará pagar o pedágio em valor exato (não haverá troco).

🚗 Faça a VISTORIA completa do veículo.

Realizar a vistoria junto ao atendente no momento da retirada do veículo da locadora é de extrema importância para prevenir cobranças extras indesejadas, pois qualquer avaria apresentada no momento da devolução do carro será cobrada do locatário. E é por isso a necessidade do bloqueio caução no cartão de crédito.

Ao pegar o carro, faça uma vistoria cuidadosa dele, verificando se há algum risco na lataria, trinca nos vidros, falta de tapete, danos nos retrovisores, e sinalize o atendente caso haja alguma avaria antes de sair com o carro para que ele especifique no contrato. Fotografe o veículo ainda na loja para que você não corra o risco de pagar pelo estrago que não causou.

🚗 Se quiser, adicione CONDUTORES EXTRAS

No momento de retirar o veículo da locadora você poderá inserir no contrato os condutores extras, desde que eles estejam presentes no local e estejam com sua habilitação válida. Em alguns casos, a locadora cobrará um valor adicional por esta adição.

NA DEVOLUÇÃO DO VEÍCULO

🚗 Esteja atento ao LOCAL, DIA E HORÁRIO de entrega do veículo.

É importante estar atento ao local, dia e horário de entrega do veículo para que não haja cobrança de taxas e nem de diárias extras em caso de atraso.

Nós adoramos fazer viagens de carros pelos lugares que visitamos. Esperamos que essas dicas te ajudem conhecer mais locais e destinos!

Leia mais Dicas de Viajantes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.