Canada, Internacional, Thousand Islands

Thousand Islands – CANADA

Foto / Divulgação Visit 1000 Islands

Thousand Islands, ou Mil Ilhas, são um arquipélago no Rio São Lourenço, que faz fronteira entre os EUA e o Canada, muito conhecido por ser requisitado durante as férias de verão, tanto para turismo quanto para prática de esportes náuticos. Composto por 1.864 pequenas ilhas, o arquipélago estende-se por cerca de 80 km a partir da cidade de Kingston, passando por Gananoque e vai até Brockville (lado Canada). São várias cidades na região da fronteira e a maioria das ilhas são privadas.

O Rio São Lourenço é um dos maiores do mundo e é porta de entrada dos navios de grande porte que se dirigem aos Grandes Lagos. Veja na imagem abaixo as cidades canadenses e americanas que fazem parte das Thousand Islands.

Imagem / Divulgação Visit 1000 Islands

Kingston é a maior cidade da região do lado canadense, mas Gananoque é a cidade que mais tem saídas de tours para as 1.000 Ilhas. Esta cidade fica bem ao centro da região. Kingston também tem saídas de passeios de barcos, mas a maioria deles vai até a região de Gananoque, que é a mais bonita.

Existem vários tipos de passeios pelas ilhas, vai depender do que você quer fazer.

Imagem / Divulgação Visit 1000 Islands

Lembre-se que esta é uma região de fronteira e se você estiver do lado canadense e quiser acessar qualquer ilha dos EUA, você precisará ter visto americano válido. Além disso, para voltar para o Canada, seu visto canadense precisa estar dentro do prazo de validade da imigração (em geral, até 6 meses após a entrada), caso tenha entrado com o eTA (vide o site Viaje na Viagem que apresenta a experiência de um leitor que fez isso, clicando aqui). Mas, para não ter problemas na imigração, fique atento à documentação antes de atravessar a fronteira, seja de barco, carro ou avião. Nós recomendamos que você tenha o visto de visitante canadense, o TRV, para não ter problemas em voltar para o Canada.

Nós optamos por fazer o passeio de barco saindo da cidade de Gananoque, sem descer nas ilhas, já que não tínhamos os vistos necessários. Escolhemos a empresa Gananoque Boat Line e gostamos bastante.

Durante o nosso passeio pudemos observar que esse lugar realmente atrai pessoas de diversos interesses para aproveitar a região. Há várias casas com seus barcos e lanchas estacionados, famílias inteiras fazendo camping na beira do lago, gente pescando, passeando de lancha e jet ski… há muita diversão nessa região!

Algumas ilhas são bem pequeninas, algumas só possuem vegetação, outras tem uma casinha simples e há outras maiores, com mansões e barcos de gente milionária e famosa.

Foto / Divulgação City Experiences

Thousand Islands Internacional Bridge

A Thousand Islands International Bridge é um sistema internacional de pontes mantido pelos Estados Unidos sobre o Rio Saint Lawrence que conecta a fronteira com o Canada no meio das Mil Ilhas. Essa ponte é linda e imponente. Nós passamos por baixo dela durante o passeio de barco.

Foto / Divulgação Wikipedia

 

Para saber mais sobre essa ponte, sua história, valores e documentação para atravessá-la de carro, clique aqui.

1000 Islands Tower

Na região das 1000 ilhas há uma torre de observação de onde é possível ter uma vista panorâmica do local. A torre abre todos os dias e fica na 716 Highway 137, Lansdowne, ON. A vista de lá é incrível! De dentro do barco é possível avistar a 1000 Islands Tower. Para saber mais sobre essa torre de observação, clique aqui.

Foto / Divulgação 1000 Islands Tourism

Castelo Boldt

A mais famosa ilha da região é a do Castelo Boldt. Localizado na Heart Island, no lado americano, só é acessível por água tanto do Canada quanto dos EUA. Os passageiros que chegam do Canada devem fornecer a documentação para alfândega, pois ali funciona um porto oficial de entrada dos EUA (precisa do visto americano válido). A história deste castelo envolve uma bela história de amor, onde George C. Boldt, proprietário milionário do mundialmente famoso Waldorf Astoria Hotel na cidade de Nova York, decidiu construir um castelo da Renânia em tamanho real na Baía de Alexandria, na pitoresca Ilha Heart. A grandiosa estrutura seria uma demonstração de seu amor por sua esposa, Louise. O castelo possui seis andares, 120 quartos completos, túneis, uma casa de força, jardins italianos, ponte levadiça, torre alster (teatro infantil) e cote de pombos. Em 1904 a esposa de George faleceu e ele abandonou o local. Somente em 1977 que a Thousand Islands Bridge Authority adquiriu a propriedade do local e o transformou em atração turística.

Foto / Divulgação de George Fischer Photography

O horário de funcionamento do Castelo é das 10:30h às 18:30h, e os ingressos precisam ser comprados para descer na ilha. Para saber mais sobre a ilha, clique aqui.

KINGSTON

Localizada às margens do Rio São Lourenço, a aprox. 260 km de distância de Toronto, e 170 km de Ottawa, Kingston foi a primeira capital do Canada. Atualmente é uma das capitais dos veleiros de água doce da América do Norte e ponto de embarque para muitos cruzeiros. Nesta cidade aconteceu a disputa das velas, durante o 21º Jogos Olímpicos.

As fotos abaixo foram tiradas em frente ao City Hall, no Visitor Information Centre.

Kingston tem várias atrações turísticas e muito museus para visitar. Veja o mapa da cidade disponibilizado pelo Kingston Trolley Tours – um ônibus que faz o serviço de hop-on, hop-off na cidade. Para saber sobre esse serviço de turismo, clique aqui.

Stop Locations
1. Visitor Information Centre (across from City Hall)
2. Fort Henry
3. Market Square
4. PumpHouse Museum
5. Bellevue House
6. Canada’s Penitentiary Museum
7. Queen’s University
8. Princess St. Entertainment and Shopping District

Imagem / Divulgação Kingston Trolley Tours

Fort Henry

Este é o local mais popular de visitação em Kingston. Um forte original foi construído durante a Guerra de 1812 para proteger o Kingston Royal Naval Dockyard de um possível ataque americano durante a guerra e para monitorar o tráfego marítimo no Rio São Lourenço e no Lago Ontario. O forte original foi substituído por uma construção muito maior na década de 1830 para manter a proteção do estaleiro naval e proteger a entrada sul do Canal Rideau. O forte foi restaurado na década de 1930 e atualmente é uma importante atração turística.

Foto / Divulgação Travel Top 6

Abaixo segue o mapa do local, disponibilizado pelo site Fort Henry. Para fazer download do mapa em alta resolução, clique aqui.

Imagem / Divulgação Fort Henry

A visitação inclui um tour pelo forte militar para conhecer suas dependências; apreciar as vistas panorâmicas da região; assistir a apresentações musicais e outras demonstrações militares.

Foto / Divulgação Visit Kingston

O forte está localizado na Fort Henry Drive, nº 1. Box 213, Kingston, ON, K7L 4V8. O horário de funcionamento é das 10:00 às 16:30h, todos os dias da semana. O estacionamento é gratuito.

Para saber mais do Fort Henry, clique aqui.

Ficamos apreciando as belezas da região por dois dias e depois retornamos a Montreal, para o fim da nossa viagem ao leste do Canada. 

Leia mais sobre nossa viagem ao Canada:

❤️ Roteiro pela Costa Leste do Canada

❤️ Montreal

❤️ Quebec City

❤️ Ottawa e Gatineau

❤️ Niagara Falls

❤️ Toronto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.