Canada, Internacional

Quebec City – Canada

Foto / Divulgação Québec Cité

Localizada ao extremo leste do Canada, Quebec City é uma das cidades mais antigas do continente americano. Hoje ela é conhecida como a “sede” do Canada francês, e é a capital da província de mesmo nome, abrigando a sede do governo regional.

Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985, a Cidade de Quebec possui charme europeu, com belos edifícios ao estilo francês, do século XVIII. A província canadense foi colonizada pelos franceses e praticamente todos os habitantes desta cidade preferem falar o idioma de origem, ou seja, o francês. A cidade é muito linda, florida, limpa e organizada. Nós amamos conhecê-la!

Quebec é uma das cidades mais antigas do Canadá. Este pequenino município possui apenas 55 km² e a maioria das atrações estão reunidas acima e abaixo do penhasco de “Cap Diamant” e podem ser visitadas a pé. Abaixo, postamos um mapa turístico de Quebec City, para que você possa ver as principais atrações da cidade. Este mapa está disponível no site de divulgação “Quebec Cité” e caso queira fazer o download, basta clicar aqui

Mapa / Divulgação Québec Cité

Quebec City está dividida em 3 partes: Haute-Ville (Cidade Alta), Basse-Ville (Cidade Baixa) e Grande Allée (fora da cidade murada). Nós tínhamos dois dias inteiros para conhecer a cidade e nosso roteiro foi definido de acordo com a localização do que gostaríamos visitar em pleno verão canadense. Seguramente, se nossa viagem fosse durante o inverno, as atrações a serem visitadas seriam diferentes. 

Abaixo apresentamos nosso roteiro de um fim de semana na cidade (2 dias inteiros):

Dia 1: Haute-Ville ou Cidade Alta – Parte alta da cidade murada.

Nesta região estão localizadas várias lojinhas e restaurantes, Igrejas, La Citadelle e o famoso hotel Fairmont Le Chateau Frontenac. Começamos nosso roteiro pelo observatório da cidade.

L’Observatoire de La Capitale

Primeiramente, fomos conhecer Quebec City no alto do Edificio Marie-Guyart, o mais alto prédio da cidade, possibilitando a melhor vista em 360 graus. Além do belo cenário que se vê lá de cima, aprendemos um pouco mais sobre a cidade e sua história na exposição Horizons. Nós adoramos a experiência de ver a cidade inteira lá do alto. Através de outra perspectiva, conhecemos mais sobre a organização urbana e a estrutura da cidade.   

Aberto todos os dias, das 10:00 as 17:00h. Crianças até 6 anos não pagam entrada.

Para saber mais do observatório, clique aqui

Saindo do Observatório, fomos caminhando até a Assemblée Nationale, onde funciona o parlamento da província. O prédio é belíssimo e imponente e há vários monumentos em seu entorno. Depois passamos pela belíssima Fontaine de Tourny, em frente ao Hotel du Parlement du Quebec. Nesta região é possível ver as Fortificações de Quebec que protegeram a cidade por vários anos. Visitantes podem caminhar sobre as muralhas ao longo de 5 km. Ali também vimos o Porte Saint-Louis, que é o portão de entrada desta muralha construído em 1878.

  

 

Dali fomos caminhando até ao Restaurante Ophelia, que está localizado em um lindo casarão vitoriano. Ali almoçamos e tomamos um delicioso vinho. A comida é espetacular, servida nas agradáveis mesinhas da calçada. O ambiente é bem agradável e nós aprovamos o serviço e a comida! Para conhecer mais sobre o restaurante e acessar ao cardápio, clique aqui.

  

Após o almoço, fomos caminhando até a Citadelle.

La Citadelle de Quebec

Em forma de estrela, La Citadelle de Quebec é o mais importante forte da região e foi construído inicialmente pelos franceses em 1693 e finalizada pelos britânicos em 1831. Localizada no topo do “Cap Diamant“, este local histórico fazia parte do sistema defensivo da cidade contra um possível ataque dos inimigos. Atualmente é um quartel militar ativo e os visitantes podem observar os soldados em suas tarefas rotineiras.

Os militares usam os trajes cerimoniais do Vandoos, uma túnica vermelho-vivo e calças azuis, seguindo o padrão inglês. A troca da guarda acontece diariamente as 10:00h no verão e as crianças adoram assistir. Se tiver oportunidade, assista e depois faça a visita guiada.   

Crianças até 10 anos não pagam ingresso. Aberto de Maio a Outubro, de 09:00 as 17:00h; e de Novembro a Abril, de 10:00 as 16:00h.

Para saber um pouco mais sobre a Citadelle, clique aqui

Foto / Divulgação Québec Cité

Após nossa visita a Citadelle, continuamos nossa caminhada até ao Fairmont Le Château Frontenac e a Place d’Armes.  

Fairmont Le Château Frontenac

O charmoso e encantador Fairmont Le Chateau Frontenac é o hotel mais fotografado do mundo. Concebido como um imenso castelo francês, com dezenas de torres e um telhado de cobre, o hotel está diante do rio St. Lawrence. São 618 quartos e três restaurantes gourmet para você conhecer e desfrutar. Seguramente, é o local mais visitado de Quebec City. É lindo!

 

O hotel está localizado em frente a Place d’Armes onde acontecem várias manifestações artísticas e culturais. Carruagens abertas, puxadas por cavalos, levam visitantes a explorar o charme da cidade. Aproveite a vista para o rio São Lourenço (St. Lawrence) durante o pôr-do-sol e caminhe pelo Terrasse Dufferin (uma passarela com bancos e quiosques que oferece vistas imbatíveis do rio). É belíssimo!

Foto / Divulgação Québec Cité

Terminamos esse dia com uma visita a Basilique Cathedrale Notre Dame de Québec. Uma linda igreja de arquitetura barroca que foi declarada Monumento Histórico em 1966. E por ali caminhamos conhecendo várias lojinhas da cidade.


Dia 2: Basse-Ville ou Cidade Baixa – Parte mais antiga de Quebec, margeando o Rio São Lourenço.

Nosso segundo dia em Quebec foi bastante proveitoso. Iniciamos o dia passeando de carro pela Boulevard Champlain, um grande parque paisagístico na margem do rio St. Lawrence e paramos em alguns pontos para admirar a região. O passeio pela Promenade Samuel-De Champlain oferece diversas experiências diferentes. Fomos até a torre de observação de 25 metros e acesso a água aproveitar a vista, depois passamos pelo parque e brincamos um pouco por ali. Há várias obras de arte expostas pelo caminho. Vale a pena aproveitar com as crianças!

Em seguida continuamos nosso percurso até chegar na região do Terminal de Ferryboat (bem aos pés do Fairmont Le Chateau Frontenac). Caminhamos um pouco pelas charmosas ruazinhas do local e logo após fomos almoçar no restaurante ali pertinho.

A região possui restaurantes maravilhosos para vocês almoçarem bem aos pés do Fairmont Le Chateau Frontenac. Na foto abaixo você consegue identificá-los pelos guarda-sóis amarelos. 

Após o almoço, fomos caminhando pelas calçadas espaçosas à beira do Rio, até chegar ao Vieux Port. Esta região conta com atrações novas ou restauradas e restaurantes incríveis que enfeitam o enorme passeio à beira do Rio São Lourenço. Nesta região é possível caminhar com as crianças tranquilamente, apreciando a bela vista da cidade alta e curtindo as fontes que saem do chão com as crianças. Em dias quentes, é muito divertido ficar ali com elas brincando nas fontes.

Logo depois, fomos de carro até ao Parc de la Chute-Montmorency, que está localizado a 7 km a leste da cidade de Quebec. Dentro deste parque belíssimo, está a Montmorency Falls (a cachoeira mais famosa da região). Essa cachoeira é maior que as Cataratas do Niágara, com 86 metros de altura. O local possui uma ponte suspensa em que você poderá passar sobre a cachoeira, um bondinho aéreo, trilhas que sobem os penhascos do local e atividades radicais, como tiroleza. Passar caminhando em uma ponte suspensa sobre uma cachoeira enorme é uma experiência indescritível! Veja todas as atrações no mapa abaixo.

Crianças e adolescentes até 17 anos não pagam ingresso de entrada ao local. O estacionamento é pago a parte. O parque é muito lindo, vale a pena a visita! E foi neste local belíssimo que terminamos nosso roteiro deste dia.

Para saber tudo sobre este parque, atividades, preços dos ingressos, tours guiados e ainda fazer uma visita virtual, clique aqui.

Foto / Divulgação Québec Cité

Para ficar um gostinho de “quero mais” veja o vídeo abaixo do site Quebec Cité convidando você para ir a Quebec.

 

Para ler mais sobre Quebec City, recomendamos os seguintes sites:

Québec Cité

Lonely Planet

 

Leia mais sobre nossa viagem ao Canada:

❤️ Roteiro pela Costa Leste do Canada

❤️ Montreal

❤️ Ottawa e Gatineau

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.