Canada, Internacional, Ottawa e Gatineau

Ottawa e Gatineau – Canada

Ottawa é a capital do Canada desde 1857 e está localizada nas margens dos rios Ottawa e Rideau. Considerada a quarta maior cidade do Canada, está situada na província de Ontário e faz divisa com a província de Quebec.

Do outro lado do rio, está a cidade de Gatineau (Quebec) e juntas elas são um destino onde a cultura e a natureza se misturam maravilhosamente.

Nesta belíssima região nós descobrimos a história do país com seus museus nacionais, enquanto admiramos a natureza em primeira mão através de parques e trilhas locais em pleno verão canadense. A região oferece muitas atividades, atrações e festivais que agradam a todos!

Nós ficamos encantados com as cidades e com tudo o que elas oferecem para o lazer. Pena que não tínhamos mais tempo para curtir tudo. O bom, é que ficam motivos para voltar! Abaixo relacionamos os locais que conseguimos conhecer em nossa visita de dois dias com nossos filhos.

Dia 1 – Ottawa.

Todos os passeios abaixo fizemos caminhando pela cidade com as crianças. Foi bem tranquilo. 

Parliament Buildings

Nós estávamos hospedados ao lado do Parlamento. Por isso iniciamos nosso passeio por ali.

Os edifícios históricos do Parlamento neogótico ficam no alto de uma colina com vista para o rio Ottawa, no centro da cidade. E apesar de os prédios serem utilizados para o governo federal do Canada, os visitantes são muito bem vindos ao local. São edifícios altos e imponentes, que dominam a paisagem de Ottawa

Os prédios permitem algumas visitas guiadas gratuitas aos locais que abrigam as Camaras Parlamentares, dependendo das atividades que eles realizarem no local no dia de sua visita. A visitação poderá ser agendada pela internet no site do Parliament of Canada. Basta clicar aqui para fazer sua reserva.

A área do Parlamento é um local acolhedor e muito fotogênico, com grandes espaços gramados, dezenas de monumentos e a simbólica Chama Centenária (Centenial Flame). Esta chama comemora o centésimo aniversário do Canadá como Confederação. A Chama foi acesa pela primeira vez como o auge das celebrações do centenário de 1º de janeiro de 1967, na presença do então primeiro ministro Lester B. Pearson.

O local possui diversos eventos e aqui relacionamos alguns para você aproveitar:

  • Troca da Guarda: Cerimônia gratuita que acontece todas as manhãs do final de junho ao final de agosto. Muito parecida com a cerimônia que acontece em Londres, na Inglaterra.
  • Som e luzes da Northern Lights Show: todas as noites do início de julho ao início de setembro, esta apresentação multimídia é gratuita e conta a história do Canadá através de belas imagens projetadas no bloco central do Parlamento e de uma trilha sonora bilíngue (inglês e francês). É espetacular!
Foto / Divulgação site www.canada.ca

Atrás do Parlamento você consegue vislumbrar uma vista maravilhosa da cidade, pois ele está localizado às margens do Rio Ottawa.

Os prédios do Parlamento estavam em restauração e por isso alguns espaços estavam fechados quando da nossa visita. Sugerimos que você se programe para conhecer este local no final do dia para conhecê-lo durante o dia e ver as luzes a noite. Saindo do Parlamento, fomos caminhando para o Canal Rideau, na Plaza Bridge.

Rideau Canal

Construído em meados do século XIX, o Rideau Canal é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O canal oferece uma paisagem tranquila e relaxante, com trilhas arborizadas a beira d’agua para caminhar, andar de bicicleta ou até mesmo ver os artistas locais fazerem pinturas em suas margens.

Ver as lanchas subirem e descerem pelos diques do canal é um programa muito turístico e comum na cidade durante o verão, pois o canal é navegável de maio a setembro. No inverno, as águas do canal ficam congeladas e o espaço é utilizado como uma imensa pista de patinação sobre o gelo, a maior do mundo!

Na base do canal Rideau há saídas de passeios de barco pelo Rio Ottawa. Nós fizemos o passeio com a Capital Cruises e de dentro do barco é possível ver a cidade com outro ponto de vista, belíssimo por sinal! Nós compramos nosso passeio ali mesmo, na hora, mas se você quiser saber como ele funciona e comprar os ingressos pela internet, clique aqui para entrar no site deles. 

As crianças adoraram o passeio e foram até convidadas a conhecer a cabine do comandante e conduzir a embarcação. Ao final, receberam certificados. Foi bem legal!

O desenho abaixo mostra como é o roteiro do passeio de barco da Capital Cruises pelo Rio Ottawa. São aproximadamente 55 minutos

Imagem / Divulgação Capital Cruises

Após o passeio no Rio Ottawa, seguimos para o ByWard Market caminhando.

ByWard Market

Um bairro histórico e agradável para caminhar sem pressa com a família. A área é repleta de lojas, cafés, restaurantes, bistrôs e bares exclusivos. A ByWard Market Square abriga vendedores de alimentos frescos, produtos artesanais, sazonais e flores – é uma feira a céu aberto que tem de tudo. Veja o vídeo abaixo para conhecer bem o que é:

Por ali almoçamos e seguimos caminhando até ao National Gallery of Canada que fica logo ali ao lado.

National Gallery of Canada

A National Gallery of Canada é uma galeria de arte histórica e contemporânea que inclui pinturas, esculturas, fotografias e muitas instalações multimídia, com excelente acervo nacional e internacional. É considerada uma das principais galerias de arte do Canada e um dos três maiores museus do país.

Na praça em frente à galeria está a aranha gigante “Maman”. Com 9 metros de altura, é feita de bronze e possui uma bolsa com 26 ovos de mármore branco. Infelizmente foi só a foto com ela que nos restou quando estivemos lá, uma vez que o local estava em reforma e por isso fechado para visitação.  

A galeria proporciona uma visita virtual onde todos podem se conectar com a arte, mesmo à distância. Faça um tour e explore todas as possibilidades, gratuitamente. Para acessar ao Virtual NGC, clique aqui.

Para conhecer um pouco mais dessa galeria incrível, clique aqui

Em frente da galeria está a Basílica da Catedral de Notre-Dame. 

Notre-Dame Cathedral Basilic

A Basílica da Catedral de Notre-Dame é uma pequena basílica católica romana em Ottawa que foi designada Sítio Histórico Nacional do Canada em 1990. A Basílica é a mais antiga igreja de Ottawa.

A Basílica é linda! Ostenta um espetacular teto em estilo gótico, um órgão enorme e possui vários vitrais belíssimos e coloridos como os que estão localizados acima da entrada principal, que representam São Patrício, São Paulo, a Virgem Maria, São José, São Pedro e São João Batista. 

Conheça mais dessa bela igreja clicando no site da Notre-Dame Cathedral, clicando aqui. A imagem do interior da igreja foi retirada desse site.

Saímos dali e ficamos caminhando pela cidade, passando por praças e lojas, e conhecendo monumentos até o fim do dia. 

Dia 2 – Gatineau.

Neste dia fomos de carro até a cidade vizinha, Gatineau, para conhecer o outro lado do Rio Ottawa. Apesar de estar localizada na província de Quebec (fronteira com Ontário), Gatineau faz parte da região metropolitana de Ottawa – basta atravessar uma ponte.

Canadian Museum of History – Museu da História Canadense

O Canadian Museum of History é o museu mais visitado do Canada e foi ali que iniciamos nosso dia.

Este museu possui muitas galerias e espaços que apresentam uma variedade imensa de exposições sobre a história canadense e mundial e seu principal objetivo é colecionar, estudar, preservar e apresentar objetos e materiais que contam a história e a cultura de seu povo.   

Sabendo que o espaço é grande, o museu disponibiliza um Guia que mostra como as exposições estão distribuídas ao longo de seus 4 andares para que você possa planejar bem sua visita ao local.

Imagem / Divulgação Canadian Museum of History

No nível 1 (Lower Level do guia acima) está o Grand Hall. Este salão enorme é o ponto focal arquitetônico do museu e abriga a maior coleção do mundo de totens. Este espaço oferece uma introdução à história, culturas e crenças dos primeiros povos da costa do Pacífico do Canada.

Além deste salão, neste andar há outras exposições sobre os primeiros povos da região noroeste do Canada. Ali você poderá ver artefatos, canoas, roupas e outros objetos deste povo que demonstram a sua história, identidade cultural, expressões artísticas e modo de vida tradicional e contemporâneo.

No nível 2, existem três galerias dedicadas à mudança de exposições. Algumas dessas exposições são projetadas pelo Museu Canadense de História; outros são produzidos por instituições canadenses e também internacionais.

O Canadian History Hall está localizado nos níveis 3 e 4. Esta exposição traça a história do Canadá desde os primórdios da habitação humana até os dias atuais.

Fotos / Divulgação Canadian Museum of History 

No nível 2, no andar da entrada principal, está localizado o Museu das Crianças – Children’s Museum. Este museu permite que os pequenos “viajem pelo mundo”, enriquecendo suas vidas e ampliando suas experiências, explorando outras culturas por meio das exposições, cenários e figurinos de diversos países, incluindo uma variedade extraordinária de brinquedos e jogos. As crianças poderão subir a bordo de um ônibus paquistanês ou de um riquixá de três rodas da Tailândia. Ou entrar em casas da Índia, Indonésia e México. A diversidade e a riqueza deste museu envolvem crianças de todas as idades, permitindo-lhes explorar e aprender brincando, no seu próprio ritmo.

Fotos / Divulgação Canadian Children’s Museum

As taxas de admissão no Museu Canadense de História incluem acesso ao Museu Infantil, exposições especiais e a todas as demais galerias.

Para conhecer mais sobre o incrível Canadian Museum of History e fazer o tour online (museum at home) que eles oferecem, clique aqui

Depois de muito aproveitar o museu, ficamos apreciando a vista do jardim dele. A arquitetura do local é espetacular!

Depois fomos passear pela região apreciando a natureza e a bela vista da cidade de Ottawa. 

Jacques-Cartier Parc (ao lado do Museu de História Canadense)

O Parque Jacques-Cartier fica ao longo do Rio Ottawa, na base da ponte Alexandra que liga Gatineau à Ottawa. É um parque belíssimo e oferece atividades como shows de música, dança, entretenimentos diversos, atividades para crianças e outras atuações quando tem eventos no local. Quando lá estivemos, estava acontecendo a Mosaïcultures Internationales. Trata-se de uma competição internacional de mosaicultura (arte hortícola de criar esculturas gigantes do tipo topiaria, usando milhares de plantas para tapar formas de armaduras de aço). Belíssimo!

Foto / Divulgação site www.roadstories.ca

Para voltar a Ottawa, passamos de carro pela ponte Alexandra.

E para ficar com gostinho de quero mais, veja o vídeo abaixo do Ottawa Tourism. Você vai gostar!

E assim nos despedimos de Ottawa e Gatineau e fomos para Toronto, continuando nosso roteiro da costa leste do Canada.

Leia mais sobre nossa viagem ao Canada:

❤️ Roteiro pela Costa Leste do Canada

❤️ Montreal

❤️ Quebec City

❤️ Toronto

❤️ Niagara Falls

❤️ Thousand Islands

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.