Canada, Internacional

Montreal – Canada

Foto / Divulgação Tourisme Montreal

Montreal é a segunda maior cidade do Canada (a maior é Toronto) e se destaca pela diversidade cultural que há nela. A maioria de seus habitantes são de origem francesa e por isso a língua falada lá é o francês.

Localizada em um encontro dos rios São Lourenço e Ottawa, na província de Quebec, Montreal possui um túnel e quinze pontes que ligam a ilha ao continente. Há muita coisa para se fazer por lá, então é preciso pensar bem no roteiro para não ficar perdido com tantas opções.

Abaixo segue um vídeo de apresentação da cidade, uma cortesia do Tourism Montreal / Loic Romer – www.mtl.org

Nós amamos a cidade e ficamos impressionados com tudo o que ela oferece ao turista. Abaixo postamos nosso roteiro de 3 dias com as crianças. 

Dia 1 – Old Port (Vieux-Port) e Vieux-Montréal. 

Essa região é muito charmosa e vale a pena visitá-la durante o dia e a noite. 

O Vieux-Port de Montreal foi um dos mais importantes portos fluviais da América do Norte e atualmente o governo canadense o transformou em um dos parques mais frequentados da cidade. Seu calçadão à beira d’água (Promenade Du Vieux-Port) se funde às ruas encantadoras da região. No verão, o porto tem um animado clima de lazer, onde turistas e moradores caminham e andam de bicicleta e patins. É um local muito gostoso para passear em família, em especial com as crianças.

⇒ La Grande Roue de Montréal

Ao subir na bela roda gigante localizada no Vieux-Port, você terá uma vista lindíssima do rio São Lourenço e de toda a parte de Old Montreal no alto de seus 60 metros de altura (20 andares de um edifício). As gôndolas possuem ar condicionado no verão e aquecimento no inverno.

Lá do alto você terá uma das mais belas vistas da cidade, em 360 graus, e as fotos ficam belíssimas, tanto para passeios durante o dia quanto à noite.

Crianças até dois anos não pagam ingresso. Crianças de 03 a 17 anos pagam 20 dólares canadenses e adultos pagam 26 dólares canadenses. 

Para mais informações de La Grande Roue, clique aqui.  

Em frente à roda gigante há um mercado, o Marché Bonsecours, com várias lojinhas de produtos artesanais, restaurantes, souvenirs e outras coisas. Tudo ali é feito pelos canadenses. Este elegante edifício abrigou o parlamento do Canada no início do séc. XIX, antes de se tornar um mercado de hortaliças. 

⇒ Centre des Sciences de Montréal (Montreal Science Centre)

Foto / Divulgação Quebec Attractions

O Montreal Science Centre está localizado no Vieux-Port, ao lado da roda gigante e possui dois espaços distintos. É um ótimo local para ir com as crianças!

O primeiro espaço, com exposições dinâmicas e envolventes, o museu mostra como a ciência, a engenharia e a tecnologia estão presentes em nossas vidas, enfatizando o impacto das questões ambientais, de maneira bem interativa. Há jogos, filmes e outras atividades divertidas onde a criança aprende brincando. Há diversas exposições permanentes e temporárias. 

Crianças até dois anos não pagam ingresso. Crianças de 03 a 12 anos pagam 11 dólares canadenses; de 13 a 17 anos pagam 17 dólares canadenses e adultos pagam 22 dólares canadenses.

O segundo espaço é um cinema, IMAX®TELUS Theater, onde você conseguirá assistir a excelentes documentários educacionais em 3D. Há uma tela gigante com imagens espetaculares proporcionando uma experiência incrível através de um poderoso sistema de som de 36.000 W.

Crianças até dois anos não pagam ingresso. Crianças de 03 a 12 anos pagam 9 dólares canadenses; de 13 a 17 anos pagam 11 dólares canadenses e adultos pagam 12,50 dólares canadenses. 

Para mais informações do Montreal Science Centre, clique aqui.

⇒ Basilique Notre-Dame-de-Montréal

Um passeio na Basílica de Notre Dame de Montreal é considerado imperdível, independente de convicções religiosas. Uma das igrejas mais lindas e grandiosas do Canada, a basílica do século XVII foi reconstruída em 1829.

Localizada no meio da Place D’Armes, a mais grandiosa igreja católica de Montreal possui belíssimos vitrais coloridos, altar em tom azul profundo, um maravilhoso órgão Casavant e relíquias religiosas de valor inestimável.

Esta basílica realiza um show ESPETACULAR de luzes e músicas jamais visto em qualquer outra igreja, chamado AURA! Trata-se de uma experiência incrivelmente luminosa dentro do coração da basílica. É emoção para tirar o fôlego de qualquer um! A experiência é dividida em duas partes. No primeiro momento você é convidado a explorar a Basílica enquanto se encanta com as luzes nas obras de arte dentro da igreja (tempo aprox. 20 min). Em seguida, um anúncio te convidará a sentar e aproveitar ao máximo a experiência sensorial de muitas luzes, cores e música (aprox. 20 min). Não perca, é realmente incrível!   

Abaixo segue um trailer da apresentação, só para você ter uma leve ideia do que estamos falando.

Programe-se antecipadamente e compre seus tickets para assistir aos shows. Para saber mais sobre o Aura, clique aqui.

Dia 2 

⇒ Biosphère

O Biosphère é o único museu dedicado ao meio ambiente da América do Norte e está localizado dentro do coração de Montreal, no Parc Jean-Drapeau (na ilha de Santa Helena). Sua missão é aumentar a conscientização, a ação e o engajamento do cidadão em questões ambientais e assim oferece várias exposições e atividades guiadas que envolvem este assunto.

Para explorar tudo o que o museu tem a oferecer, acreditamos que você ficará no mínimo 3 horas lá dentro. Além de várias exposições educacionais, o museu possui apresentações imersivas, explicações da equipe em várias salas e muita atividade interativa para conscientização sobre o uso do ar, água, biodiversidade, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, e muito mais.  

O exterior do museu tem forma esférica espetacular (cúpula geodésica) e seguramente é um dos museus mais fotografados do mundo! É belíssimo! O Biosphère é um local único e espetacular, que vale a pena visitar com a família toda!

Crianças até 17 anos não pagam ingresso. Adultos pagam 15 dólares canadenses. 

Para mais informações do Biosphère, clique aqui.

⇒ Olympic Park

O Olympic Park foi o local construído para os Jogos Olímpicos de 1976 no qual possui uma série de prédios futuristas, dentre eles:

. O Estádio Olímpico, chamado de “O Grande O”, em referência à forma redonda. Atualmente é utilizado para shows internacionais e grandes exposições;

. A Montreal Tower é a maior torre inclinada do mundo, com um ângulo de 45 graus e 165 metros de altura avançando sobre o estádio (a Torre de Pisa possui uma inclinação de apenas 5 graus), e possui um deque de observação (mirante) com uma plataforma de vidro donde se têm vistas incríveis da cidade de Montreal; 

. O Biodôme, que é um museu ambiental que reproduz quatro ecossistemas diferentes: a úmida floresta tropical, um habitat polar, as florestas das Laurentian Mountains e o ecossistema do Rio São Lourenço.

Você terá muitas atividades para realizar neste local, então antes de ir, consulte o site para saber se está acontecendo algum evento ou atividade especial. Para mais informações do Olympic Park, clique aqui.

Dia 3

⇒ Oratoire Saint-Joseph

O Oratório de São José no alto do Monte Royal foi fundado em 1904 pelo Santo Irmão André e se tornou o mais importante centro de peregrinação do mundo dedicado a São José. 

O domo octogonal de cobre no alto da igreja é um dos maiores do mundo, com 44,5 metros de altura e 38 metros de diâmetro. O interior é bastante moderno e possui obras religiosas muito bonitas, além de um crucifixo gigantesco.

O edifício principal possui um museu sobre a vida de Frei André, e além da cripta, há uma capela iluminada por velas acesas por fiéis. Cerca de 2 milhões de peregrinos anualmente sobem os 283 degraus da entrada dessa igreja.

O local é muito bonito e do alto do Mont-Royal você poderá apreciar uma bela vista de Montreal!

Para mais informações do Oratoire Saint-Joseph, clique aqui.

⇒ Chalet du Mont-Royal e Parc du Mont-Royal

Foto / Divulgação Le Site Officiel du Mont-Royal

Um dos pontos turísticos de Montreal muito apreciado também pelos habitantes da cidade é o Parc du Mont-Royal. No verão é um excelente local para curtir a natureza, andar de bicicleta, fazer caminhadas pelas trilhas do local e é possível até mesmo fazer piqueniques. Trata-se de um refúgio precioso para sair do ritmo urbano, onde é possível avistar a cidade do alto.

É neste parque que está localizado o Chalet du Mont-Royal. Um prédio com uma arquitetura belíssima que faz parte do patrimônio da cidade. Do lado de fora, a fachada de pedra apresenta grandes janelas e portas elegantes, e em seu interior há pinturas que retratam a história de Montreal por vários artistas canadenses. No terraço em frente há o mirante Kondiaronk Belvedere, que oferece uma vista deslumbrante do centro de Montreal. 

Foto / Divulgação Montreal Canada

Como nosso voo chegou e saiu de Montreal com destino ao Brasil, foi nesta cidade incrível que fizemos nossa estreia ao maravilhoso país: Canada! ❤️

 

Leia mais sobre nossa viagem ao Canada:

❤️ Roteiro pela Costa Leste do Canada

❤️ Quebec City

❤️ Ottawa e Gatineau

2 comentários em “Montreal – Canada”

  1. Ameiii!!! Cada lugar Incrível. Deu muita vontade de conhecer, principalmente o show de luzes, o Canadian History Museum o canal e os parques.
    Blog gostoso de ler! ❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.