Brasil, São Paulo

Museu das Ilusões

O Museu das Ilusões em São Paulo é um lugar muito divertido para ir com a família ou amigos para brincar com a mente! É o lugar que nos faz perceber que nem tudo o que vemos é o que realmente acontece. Somos o tempo todo “enganados” pelos nossos sentidos, pois temos dificuldade em comparar ângulos, comprimentos e distâncias.

O Museu das Ilusões traz pela primeira vez à América Latina o maior acervo do mundo em ilusão ótica, com aproximadamente 80 experiências divertidas. É possível realizar todo o percurso em apenas uma hora, mas você é quem faz o seu ritmo. Nós fizemos tudo calmamente em uma hora e meia, afinal de contas a gente adora fotografar!

De acordo com o dicionário Michaelis, Ilusão significa “engano dos sentidos ou da inteligência; má interpretação de um fato ou de uma sensação; confusão entre o que uma coisa aparenta ser e o que ela realmente é; fantasia da imaginação; devaneio, sonho”. Ou seja, a ilusão faz com que o sistema visual humano veja qualquer coisa que não está presente ou faz com que a veja de um outro modo.

Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica, aqui você vai encontrar vários espaços para fotografar e perceber as ilusões que o cenário proporciona. Observe nas imagens acima como os tamanhos das pessoas parecem se alterar dependendo da localização em que elas se encontram.

Para fazer as fotos que dão essa perspectiva, o espaço é demarcado com os pontos onde as pessoas devem se localizar para que a imagem se forme, exatamente como ela é vista pelo olho do espectador. Quem irá realizar a foto, deverá verificar o ângulo exato e a localização da câmera para que a foto tenha o efeito desejado. É muito simples e no museu há funcionários que auxiliam os visitantes nas fotos.

Veja a diferença de como o cenário realmente é, e como ele aparece na foto. Isso não é incrível?

E neste museu há vários cenários divertidíssimos!

E além de cenários incríveis como esses, há ilustrações nas paredes e no piso que nos dão a impressão da pessoa estar realmente dentro delas! Como se as pinturas fossem tridimensionais, rendendo fotos muito divertidas!

No Museu das Ilusões também há quadros com ilustrações que nos trazem a Teoria da Gestalt, ou Teoria da Forma, em que há um estudo de percepção das sensações do interlocutor. Veja os quadros abaixo e tente observar o que se pede em cada um:

Localizado dentro do Shopping Eldorado em São Paulo, no 3º piso – junto à praça de alimentação. O horário de funcionamento é das 10:00 às 21:00h, de terça a sábado; e de 12:00 às 20:00h, domingos e feriados.

Menores de 4 anos não pagam ingresso, estudantes pagam R$ 25,00 (meia) e adultos pagam R$ 50,00 (inteira). Mas há valores promocionais para famílias ou grupos com mais de 3 pessoas.  

Durante a pandemia, o museu está funcionando com limitação de público e o agendamento da visitação é necessário. Há álcool gel em vários pontos e o uso de máscara facial é obrigatório. Nós estivemos lá durante a semana, em horário alternativo, e estava super vazio. Então recomendamos que você não vá aos finais de semana para evitar aglomeração!  

Trata-se de um lugar interativo e muito instagramável. É incrível perceber o que a mente é capaz de criar quando estamos iludidos! As exposições são um convite a um passeio pra lá de divertido com a família! Vocês vão gostar!

Saiba mais do Museu das Ilusões clicando aqui.

 

Leia mais sobre outros passeios em São Paulo:

➡️ Exposição Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio – está de volta!

➡️ Zooparque Itatiba – São Paulo

➡️ Restaurante Temático MAGIA & BRUXARIA

➡️Farol Santander – Exposições O Jardim das Maravilhas de Miró; Floresta de Números; A Arte da Moda.

➡️ Vila Don Patto – natureza, lazer e gastronomia!  

➡️ Tour Virtual ao Castelo Rá-Tim-Bum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.