Brasil, São Paulo

Farol Santander – Exposições O Jardim das Maravilhas de Miró; Floresta de Números; A Arte da Moda.

Farol Santander – Edifício Altino Arantes

O Edifício Altino Arantes é um prédio muito conhecido e um ponto de referência importante da cidade de São Paulo. Reaberto em janeiro de 2018 com o nome de Farol Santander, o local oferece diversas atrações para os visitantes e moradores da cidade.

Localizado no centro da cidade de São Paulo, está ao lado do Mosteiro São Bento e em frente ao Bovespa. A região oferece vários estacionamentos particulares próximos e o local é pertinho da Estação de Metrô São Bento. O espaço é muito rico culturalmente e conta com exposições fixas e com algumas exposições itinerantes (por tempo limitado).

Com 161 metros de altura e 35 andares, é um dos prédios-símbolos de São Paulo, sendo o terceiro edifício mais alto da cidade e o sétimo do Brasil. Construído na década de 1940 e inaugurado em 1947, o local abrigava o Banco do Estado de São Paulo – Banespa (Banespão) e foi o maior “arranha-céu” da América do Sul até a década de 1960.

Atualmente é um espaço cultural muito importante da cidade que recebe várias exposições interessantes com galerias inéditas e interativas de artistas brasileiros e internacionais, sensibilizando a comunidade e provocando reflexão sobre novas realidades.

Funcionamento:

Aberto de terça a domingo, das 09:00 às 20:00h, o espaço conta com várias experiências. Veja na foto a distribuição dos andares que podem ser visitados.

Abaixo contaremos como foi nossa visita, em fevereiro de 2021. É importante ressaltar que o Farol Santander está aberto para visitação de acordo com todos os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades de saúde. Portanto, fique atento às exigências da imagem abaixo.

Imagem / Divulgação site Farol Santander

Fique atento porque o Farol Santander está sujeito à lotação e os ingressos são limitados. Por isso recomendamos que a compra seja feita antecipadamente pelo site do São Paulo Para Crianças (clique aqui), mas os ingressos podem ser comprados diretamente na bilheteria, se você preferir (sujeito à disponibilidade).

Assim que entramos no edifício foi realizada a aferição de temperatura em todos os visitantes. Passamos pela apresentação dos ingressos e subimos diretamente para o andar 26. Em todos os andares nós encontramos funcionários que nos direcionavam durante a visitaHá um roteiro pré-estabelecido pelo local no qual a visita aos andares seja feita dos superiores para os inferiores. Em geral, o visitante vai descendo os andares um a um pelas escadas (mas o elevador está à disposição daqueles que precisarem descer por ele).  

Se desejar, você poderá subir novamente e repetir a visita a qualquer exposição deste dia. 

Mirante e Café do 26 por Suplicy – andar 26.

Neste andar nós encontramos uma bela vista da cidade de São Paulo e um espaço para tomar um café exclusivo em um ambiente que resgata a época da inauguração do edifício.

O site do Farol Santander te permite fazer um Tour Virtual neste espaço do Mirante e através dele você pode ver a bela vista de São Paulo. Clique aqui para acessar.

Exposição do 24 – O Jardim das Maravilhas de Miró (Itinerante)

De 29.01.21 até 15.08.21

Juan Miró possui obras belíssimas reconhecidas mundialmente e esta exposição foi incrivelmente projetada para agradar a família toda, com uma exibição bastante interativa, dividida em oito ambientes. Extremamente colorida e apresentada de maneira lúdica, “O Jardim das Maravilhas de Miró” nos mostra um pouco do mundo imaginário deste famoso artista espanhol de maneira imersiva e divertida.

Na exposição você poderá entrar na “Horta das Formas” ou conhecer a “Sintonia com o Cosmos”. Poderá também fazer a sua própria “Criatura Mágica” na pintura colorida de Miró e exercer o “Infinito Criativo” ou montar o seu próprio mural artístico. Você também poderá “entrar na tela” e até mesmo tirar uma foto com as pinturas de Miró. Esta exposição é incrível!

Veja o catálogo dessa exposição clicanco aqui

Exposição do 23 – Floresta de Números (Itinerante)

De 19.02.21 até 20.06.21   

Obra de Emmanuelle Moureaux inspirada nas várias “camadas e cores de Tóquio”. Belíssima e colorida obra no conceito shikiri (consiste na divisão e criação de espaços utilizando cores como elementos tridimensionais). São quinze mil números expressos em cem tonalidades de cores diferentes. É maravilhosa e super instagramável!

Veja o belíssimo catálogo dessa exposição clicando aqui.

Exposição do 22 – Exfinito (Itinerante).

De 18.12.20 até 20.06.21   

Obra de Iván Navarro (chileno). Bela e divertida obra em que o artista se utiliza de espelhos, luzes e vidros para envolver o visitante e criar ilusão de infinito. É um labirinto colorido e muito interessante.

Exposições do 19 e 20 – A Arte da Moda – Histórias Criativas (Itinerante)

De 22.01.21 até 25.07.21   

São dois andares de exposição para apresentar as relações entre a moda e a arte, ressaltando o trabalho de criação dos ateliês brasileiros e do mundo todo. Incrível exposição que nos mostra a história da moda e o impacto que causa nas culturas modernas e contemporâneas brasileiras.

Atrações Fixas do Farol Santander

O Farol Santander possui várias exposições que contam a história do edifício e das pessoas que ali passaram através de experiências lúdicas e imersivas.

Espaço Memória

Memória do 2 – Uma Viagem Imersiva na História do Farol Santander. Nesta exposição você vai conhecer mais sobre a construção do famoso Edifício Altino Arantes, desde a sua concepção até a criação do Farol Santander e também um pouco da história da cidade São Paulo. 

Memória do 3 – Como Era um Banco na Primeira Metade do Século Passado? Neste andar é possível ver objetos e mobiliários originais do banco à época da construção do prédio, simulando a experiência de vivenciar o cotidiano do banco de antigamente. 

Memória do 5 – Uma Sala da Presidência com Personalidade e que Conta Muitas Histórias. Neste andar, as salas foram preservadas em sua composição original e há uma exposição de imagens dos antigos presidentes do Banco Banespa. Estas salas foram totalmente preservadas, trazendo de volta as instalações que abrigaram as antigas presidências e diretorias que por ali passaram. Objetos antigos e tecnologia de sonorização simulam o dia a dia dos executivos da época.

 

Vista do 4 – Por Vik Muniz (Exposição do 4º Andar)

Essa incrível obra de um dos mais famosos artistas paulistanos retrata a vista do entorno no Edifício Altino Arantes utilizando material reciclado da reforma do prédio. É um painel imenso e lindo do artista conhecido pela técnica inusitada de utilizar materiais diferenciados como: objetos de descarte, alimentos, pó, terra e etc. para reproduzir paisagens e criar cenários. A vista mais icônica de São Paulo, observada no Mirante do 26, foi transformada em obra de arte pelo artista. Uma verdadeira homenagem à Cidade de São Paulo!

Veja o belíssimo trabalho de Vik Muniz clicando aqui

Pista do 21 – Pista de Skate (andar em manutenção)

Uma pista de skate incrível para quem gosta de fazer várias manobras radicais aproveitando a mais bela vista do centro da cidade.

Foto / Divulgação site Farol Santander

Entre os andares do Edifício Altino Arantes

Nas escadarias do prédio, entre uma exposição e outra, você se depara com arte dos mais variados estilos. Todos belíssimos e instagramáveis!

Gastronomia

O Farol Santander possui diversas opções de boa gastronomia como o Bar do Cofre por SubAstor, o Boteco do 28 e a Cozinha do 31, mas no ingresso deste passeio não inclui a utilização da Pista 21, Arena do 8, Loft e os espaços gastronômicos. Mais motivos para voltar ao local!

Imagem / Divulgação site Farol Santander

Para saber mais sobre o Farol Santander, clique aqui.

Leia mais sobre outros passeios em São Paulo:

➡️ Exposição Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio – está de volta!

➡️ Zooparque Itatiba – São Paulo

➡️ Restaurante Temático MAGIA & BRUXARIA

➡️ Conhecendo o Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo – Mairiporã / SP.

➡️ Vila Don Patto – natureza, lazer e gastronomia!  

➡️ Tour Virtual ao Castelo Rá-Tim-Bum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.