Dicas de viajante

Crianças no Museu – 7 dicas para transformar uma “visita chata” em um passeio pra lá de divertido!

7 Dicas para visitar um Museu com Criança!

Existem museus por toda parte, de vários tipos, gostos e interesses. Eles podem ser museus de arte, de ciência, históricos, etnográficos ou temáticos. Podem ser contemplativos, instagramáveis, a céu aberto ou bastante interativos e tecnológicos, dependendo da estrutura que oferece ao visitante. Neles poderão existir exposições fixas ou temporárias. Mas, independentemente de como ele seja, o que realmente importa é que os museus são espaços de aprendizagem, incentivam a criatividade, despertam a curiosidade e o pensamento crítico, proporcionam o aumento do conhecimento cultural, desenvolve o raciocínio lógico e ainda diverte e inspira as pessoas, em especial as crianças.

Nós visitamos museus em nossa cidade e em todas as viagens que a gente faz e percebemos o quanto nossos filhos aprendem com eles. Para nós, todo conhecimento é válido e passear nos museus também é uma divertida maneira de estar em família!

É verdade que, quando o museu é interativo fica muito mais fácil manter as crianças animadas e participativas durante toda a visita. Quando o museu é muito clássico e contemplativo, nós criamos alternativas para mantê-las interessadas ao tema durante a visitação. Neste post daremos 7 dicas simples que fazem toda a diferença para transformar um “museu chato” em algo muito interessante! Vamos lá:  

1. Conte uma história para a criança sobre o tema abordado pelo museu.

Atualmente há vários livros infantis que abordam praticamente todos os temas. Se é um museu histórico, pense em alguma história infantil relacionada ao tema para contextualizar. Por exemplo, se visitar palácios e castelos, conte as histórias das princesas e dos cavaleiros. Se o museu é sobre a biografia de alguém, conte a história para a criança.

2. Imprima o mapa de visitação do local e monte um “caça a obra”.

Antecipadamente entre no site do museu e verifique as obras que lá estão. Destaque no mapa àquelas que as crianças deverão procurar durante a visita. Você perceberá que elas ficam ansiosas para encontrar todas as obras solicitadas pela brincadeira!

3. Permita que as crianças façam suas próprias fotos da obra que elas gostarem mais.

Você ficará surpreso com o interesse deles por várias coisas que você nem imaginava!

4. Dê um bloquinho pequeno com caneta para a criança desenhar uma obra inspirada naquilo que ela vê.

Você vai ficar apaixonado com todos os detalhes que eles colocarão em seus desenhos (próprias obras).

5. Interaja com a criança durante a visita, faça perguntas sobre o que ela vê.

Dê atenção para a criança, converse com ela. Chame a atenção para um determinado objeto ou quadro e pergunte o que ela pensa ou vê na obra apresentada. Peça para ela relacionar a algo que ela já conhece e utiliza em seu cotidiano. Elas têm uma maneira tão particular de reconhecer certos objetos que você irá se surpreender.

6. Estimule a curiosidade através de brincadeiras. Imprima e leve o nosso questionário de “caça a obra” para te ajudar nessa empreitada. 

Peça à criança que ela busque no ambiente os itens que estão no questionário. Você irá perceber que, para conseguir encontrar o que for solicitado, as crianças irão observar atentamente todas as obras do local.

Clique no link a seguir para baixar este arquivo em pdf  Família Itinerante – Dicas de Viajante – Crianças no Museu – Caça à Obra

7. Incentive criações após a visita.

Em casa nós sempre colorimos desenhos de obras famosas, lemos histórias dos artistas, fazemos pinturas e colagens inspiradas nas visitas… enfim, o céu é o limite! Clique aqui para acessar nosso post com várias obras de arte para colorir.

Sempre haverá algo que vocês possam fazer pensando nas crianças. É assim que fazemos em todas as nossas visitas aos museus. Acreditamos que quando as envolvemos na história do lugar, elas passam a ver tudo de forma mais divertida e se interessam muito mais pelos museus que visitamos. Além disso, elas vão aprender bastante sobre o lugar, sua arte, história e cultura, fazendo com que a visita verdadeiramente agregue conhecimento para todos, transformando experiências vividas em memórias quer duram para sempre

Agora é a sua vez! Dê uma sugestão ou conte pra gente nos comentários sobre como é que você faz para deixar a visita ao museu com crianças muito mais divertida!


Leia mais Dicas de Viajantes:

Vamos colorir OBRA DE ARTE com as crianças?

Museus com entrada gratuita em São Paulo – 2023

Como fazer uma viagem cultural ser divertida para as crianças?

Apresente os Biomas Brasileiros para as Crianças Antes de Viajar – É GRATUITO!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *