Dicas de viajante

Como evitar o enjoo em viagens?

Seu filho passa mal nas viagens?

Qualquer pessoa pode estar sujeita a sentir enjoo durante as viagens, seja de carro, ônibus, trem, avião ou navio. Mas em geral, as crianças são mais susceptíveis a esse desconforto, chamado de enjoo do movimento ou cinetose.

Esse mal estar pode levar ao vômito e geralmente vem acompanhada de palidez, sudorese, dor de cabeça, tontura e sensação de desmaio. O problema se manifesta quando o cérebro recebe informações desencontradas da visão, do ouvido interno (onde fica o labirinto) e dos nervos periféricos em relação à movimentação do corpo”.

Infelizmente não há como evitar completamente o enjoo, mas algumas medidas podem diminuir a frequência e a intensidade dele. São dicas simples que com certeza te ajudarão durante a viagem. Então vamos lá:   

💡 ALIMENTAÇÃO LEVE – Ofereça uma alimentação leve antes de viajar e com intervalo de 1 hora antes de embarcar. Não dê alimentos gordurosos, muito temperados ou pesados antes da viagem porque isso dificulta a digestão das crianças. Não dê muita água antes de embarcar e nem dê bebidas gasosas. Sempre ofereça a bebida aos pouquinhos, sem exagero, para evitar o desconforto do enjoo.

💡 LEVE UM LANCHINHOAlimentos secos como biscoito de aveia, de polvilho, água e sal, ou uma maçã ajudam bastante a evitar o enjoo infantil. 

💡 EVITE LEITURA, JOGOS OU USO DE TABLETS E CELULARES – fixar a vista neste momento só prejudica aos olhos e piora a sensação de enjoo nas crianças.   

💡 VIAJE NA HORA DO SONO – se for possível, programe sua viagem para o horário do sono das crianças. A viagem “rende” muito mais quando eles estão dormindo!

💡 DISTRAIA AS CRIANÇASbrincadeiras, conversas, cantigas, contar uma história… tudo é válido para mudar o foco em caso de enjoo. Por exemplo: comece uma história e peça para eles continuarem; use a paisagem para que eles “procurem algo”; fale sobre o destino e o que irão fazer lá… 

* Algumas famílias fazem uso do DVD no carro, o que é ótimo para distrair as crianças, mas em alguns casos a criança enjoa exatamente por fixar os olhos no vídeo. Então conheça bem sua criança antes de instalar o aparelho.

💡 LEVE ROUPA EXTRA E ALGUNS ITENSleve com você uma roupa extra para trocar a criança em caso de enjoo. Sugerimos que você leve também alguns itens que irão te ajudar a limpar a criança, como lenço umedecido e saquinho plástico para guardar as roupas sujas.

⇒ Se a viagem for de:

🚗 CARRO:

  • Ambiente Ventilado – Mantenha o ambiente ventilado, pois se o ambiente estiver quente e abafado, pode piorar a sensação de enjoo.
  • Faça Paradas – Especialmente se a viagem for muito longa, é necessário fazer paradas com as crianças, pois elas não conseguem ficar muito tempo dentro do carro. Esticar as pernas, ir ao banheiro, fazer um lanche bem leve, e se distrair um pouco são medidas que ajudam muito a criança se sentir melhor.
  • Escolha a Melhor Posição para a Viagem – se possível, coloque a criança no meio do banco traseiro do carro para que ela possa ver o horizonte e não ficar olhando as coisas se moverem na lateral do carro. Por este motivo, tente fazer com que ela fique com a cabeça levantada, a 90°, olhando sempre para a frente.
  • Cadeirinha Infantil Sempre – mantenha seu filho na cadeirinha, mesmo que ele não queira ficar ali ou vomite. Caso isso aconteça, pare o veículo em local seguro, retire a criança e só então troque sua roupa e limpe a cadeira com lenços umedecidos e papel toalha.   

🚐 🚈 VAN, METRÔ OU TREM:

  • Não sente suas crianças de costas para a direção em que o veículo se locomove.

✈️ AVIÃO:

  • Se puder escolher, prefira os assentos próximos às asas. É o local que menos balança na aeronave.

🚢 NAVIO:

  • Escolha as cabines no meio da embarcação, de preferência em andares mais altos do navio. É o local de maior estabilidade do navio.

⇒ MEDICAÇÃO

Se você já tentou de tudo e ainda sim suas crianças continuam passando mal, consulte o pediatra e converse com ele sobre a possibilidade de medicá-los com o antiemético. O remédio tem como efeito colateral a sonolência, o que ajuda bastante para viajar tranquilo. Mas, se você está indo para algum evento em que a criança precisa estar acordada, pense bem antes de ministrar a medicação.

⇒ PULSEIRA E ÓCULOS ANTIENJOO

Existem alguns produtos no mercado que prometem resolver este problema de enjoo, mas nós nunca utilizamos e não conhecemos ninguém que os tenha utilizado para confirmar se funcionam de verdade.

A pulseira antienjoo se baseia nos princípios da acupuntura e realiza uma pressão no ponto P6 (Nei-Kuan) localizado no punho, diminuindo ou aliviando por completo as náuseas em alguns minutos. Ela poderá ser encontrada em farmácias ou em diversos sites da internet.

Os óculos antienjoo prometem simular linha do horizonte e impedir confusão dos sentidos que provoca mal-estar durante leitura em movimento. Assim, acabam com as náuseas e enjoos das pessoas que leem ou usam o celular com o carro em movimento. Também estão disponíveis para venda em vários sites da internet.

Como já dissemos, nunca utilizamos estes produtos. Por isso, não sabemos dizer se funcionam efetivamente.

Sabemos que cada família é de um jeito e requer necessidades específicas, mas esperamos que nossas dicas possam ajudá-los a evitar os enjoos e demais desconfortos quando estiverem viajando com as crianças.

Se você utiliza alguma outra técnica ou produto que resolve este problema, conte-nos nos comentários!

Tenham uma ótima viagem! 😍


Mais Dicas de Viajante:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.