Canada, Destinos, Internacional

Victoria – Canada

Victoria é uma linda cidade litorânea, localizada na Ilha de Vancouver, no extremo oeste do Canada. Apesar de não ser a maior cidade da Colúmbia Britânica, Victoria é a capital dessa província. Veja no mapa abaixo onde ela está localizada.

Imagem / Divulgação: Camosun College

Em Victoria nós aprendemos bastante sobre a história, a geologia e a cultura da região. A cidade oferece muitas atividades, atrações, museus e festivais que agradam a todos os visitantes!

No verão, a cidade fica toda florida! Há flores nas cestas que decoram os postes, calçadas, balcões, lojas e jardins. É uma delícia passear por suas ruas nas tardes ensolaradas!

 

Nós ficamos encantados com Victoria e com certeza voltaremos em outra oportunidade para curtir um pouco mais de tudo o que a cidade tem a oferecer.

Veja o vídeo da Destination Greater Victoria apresentando a cidade para vocês terem uma ideia do que estamos falando!

Abaixo relacionamos os locais que conseguimos conhecer em nossa visita de dois dias com crianças.

Inner Harbour

Considerado um dos portos mais lindos do mundo, o Inner Harbour é utilizado desde o tempo das Primeiras Nações. Atualmente, pequenos barcos podem atracar ali, a poucos passos do centro de Victória, e os passageiros a bordo poderão desfrutar de uma cidade com muita história e uma arquitetura bastante imponente.

Neste porto você irá encontrar empresas que fazem passeios para observação de baleias e ecoturismo; há um ponto de táxi aquático e alguns hidroaviões descem por ali. Além disso, seu entorno é todo florido, e possui uma mensagem de “Bem Vindo a Victoria” aos visitantes que chegam na cidade.

O local é lindo e bastante convidativo para passear por ali, seja numa caminhada despretensiosa ou para andar de bicicleta e apreciar o pôr do sol. Nos meses de verão, o Inner Harbour é palco de muitos festivais de música.

  

Parliament Buildings

Os Edifícios do Parlamento da Columbia Britânica são a sede da Assembleia Legislativa dessa província. Esses edifícios são maravilhosos, e ficam mais lindos ainda à noite, quando suas fachadas e as várias cúpulas ficam iluminadas.

 

Foto / Divulgação: Ema Peter for The New York Times

Os prédios permitem algumas visitas guiadas gratuitas, dependendo das atividades que eles realizarem no local no dia de sua visita. Para a visitação ao interior do edifício é necessário obter informações com um guia de turismo na entrada da frente do Parlamento. As visitas guiadas duram aproximadamente 45 minutos.

A história da Columbia Britânica está retratada ao longo do edifício do Parlamento. Uma estátua do explorador George Vancouver está no alto do domo principal e na parte interna estão vários murais que retratam as cenas do passado. Além disso, na visita guiada você poderá ver o Brasão da Colúmbia Britânica, o Salão de Honra, os vitrais e a Câmara Legislativa onde os parlamentares se reúnem.

A visitação é super “kids-friendly”, pois o Parlamento oferece uma forma muito legal para fazer as crianças participarem ativamente do tour guiado. Na chegada as crianças recebem um folheto onde eles deverão buscar 10 animais de pelúcia espalhados nos pontos importantes do local, uma espécie de caça ao tesouro. Ao final, as crianças vão ao Gift Shop e após responder uma pergunta para a atendente elas recebem um “brinde”, que no nosso caso foi um lápis personalizado e algumas “tatuagens” no tema Canada. Veja a foto do Brasão e lá você poderá encontrar um otter de pelúcia segurando uma estrela laranja.  

Funcionamento: no verão – aberto das 08:30h às 16:30h durante a semana e 09:00 às 16:40h nos finais de semana e feriados – cada dia tem um horário para o tour. Chegue pelo menos 10 a 15 minutos antes do seu passeio para ter tempo de passar pela triagem de segurança.

Localização: 501 Belleville Street – Victoria, BC. Em frente ao Inner Harbour.

Em frente aos Edifícios do Parlamento há um grande jardim florido com algumas esculturas. Ali você irá tirar fotos lindíssimas! 

 

Royal British Columbia Museum

Considerado um dos melhores museus do Canada pelo modo como apresenta suas mostras, o Royal British Columbia Museum conta a história da região a partir de sua história natural e humana. Este museu possui vários cenários que recriam os ambientes originais dos animais, contendo sons e odores dos locais como a costa, o oceano e a floresta temperada da British Columbia. Tudo de uma maneira muito realista, através de dioramas, que faz parecer que estamos realmente entrando na era dos animais expostos… é incrível!

Veja fotos da exposição permanente Natural History Gallery do segundo andar. Dá para acreditar que isso é um cenário?

 

O Royal BC Museum também oferece este tour de forma virtual e gratuita. Para conhecer, basta clicar aqui.

O terceiro andar do museu está fechado e não conseguimos visita-lo, mas o Royal BC Museum promete reabrir trazendo novidades ainda esse ano: uma exposição com o maior Tiranossauro Rex já encontrado no mundo e outra exposição sobre o Camboja.

No primeiro andar há duas lojas com vários artigos e souvenirs do Canada. O lado externo do museu tem várias coisas para conhecer e visitar (veja o mapa abaixo).

Funcionamento: aberto todos os dias das 10:00 às 17:00h.

Os ingressos para adultos custam $18,00 dólares; crianças de 06 a18 anos pagam $11,00 dólares; idosos a partir de 65 anos pagam $11,00 dólares; e menores de 05 anos não pagam ingressos. Valores em dólares canadenses.  

Localização: 675 Belleville Street – Victoria, BC.

Saiba mais sobre o Royal British Columbia Museum clicando aqui.

Thunderbird Park

Ao lado do Royal British Columbia Museum há um pequeno parque que abriga um maravilhoso acervo de vários totens gigantes. Essas grandes obras são monumentos que preservam as lendas de diferentes tribos dos povos nativos da costa noroeste. Uma verdadeira homenagem aos povos originários!

Os primeiros totens foram erguidos no local em 1940 e o parque foi inaugurado em 1941 como Thunderbird Park. Em 1952 o Royal BC Museum iniciou um programa de restauração dos postes originais e novas versões os substituíram em 1992 (os originais foram preservados no museu).

O escultor Mungo Martin constriu a Wawadit’ia Mungo Martin House. Ali acontecem várias cerimônias e eventos das Primeiras Nações.

O parque é pequenino, mas muito aconchegante para sentar-se sob as árvores e apreciar as obras do local. A entrada é gratuita!

Localização: 638 Douglas St, Victoria.

Fisherman’s Wharf

Esta é uma área turística muito movimentada por turistas e locais. Este cais de pescadores oferece muitos bares, lanchonetes, restaurantes, lojas de artesanato e vendas de passeios e aventuras de ecoturismo. Ali você também poderá comprar frutos do mar frescos diretamente dos pescadores e observar os barcos descarregando a pesca do dia.

No Fisherman’s Wharf há 33 casas flutuantes ancoradas nos decks A, B e C (veja a localização no mapa acima). No momento, todas estão ocupadas por proprietários e não podem ser alugadas. São lindas e todos adoram tirar muitas fotos neste local.

Muitas pessoas alimentam as focas que residem neste local. Parece que elas estão acostumadas com os visitantes e geralmente vêm em busca dos peixes que as pessoas compram na peixaria do próprio cais.

No Fisherman’s Wharf há um ponto de Water Taxi que é um barco-taxi que te leva para outros pontos localizados em vários locais de Victoria, como por exemplo, ao Inner Harbour. Veja no mapa abaixo onde os demais pontos estão localizados e no QR Code você consegue reservar o barco-taxi que te levará para passear em Vancouver. Mais informações sobre o Water Taxi, clique aqui.

Localização: Fisherman’s Wharf – 1 Dallas Road, Victoria.

Saiba mais sobre esse o Fisherman’s Wharf clicando aqui.

The Butchart Gardens

The Butchart Gardens é um enorme jardim de exibição mundialmente conhecido, que recebe milhares de visitantes por ano. Criado em 1904 por Jennie Butchart, o local foi designado como Sítio Histórico Nacional do Canada.

O local é maravilhoso! O jardim oferece mais de 700 espécies e mais de 1.000.000 de plantas que florescem durante todo o ano em 55 acres (aprox. 222.000 m²). Além disso, há uma estrutura completa para o visitante, contando com restaurantes, lanchonetes, banheiros, lojas de souvenirs e áreas para lanches.

Tudo nesse jardim é grandioso e belo! Se realmente você for fotografar tudo o que vê neste lugar, vai passar o dia todo fazendo fotos e não vai conseguir ver tudo. É magnífico!

 

Funcionamento: no verão, aberto na segunda e terça das 09:00h às 17:00h. De quarta a domingo, aberto das 09:00h às 22:00h.

Os ingressos para adultos custam $39,50 dólares; crianças de 05 a 12 anos pagam $3,00 dólares; jovens de 13 a 17 anos pagam $19,75 dólares; e menores de 04 anos não pagam ingressos. Valores em dólares canadenses.  

Localização: Butchart Gardens, 800 Benvenuto Ave – Brentwood Bay, B.C.

Saiba mais sobre o Butchart Gardens clicando aqui

O Google My Maps tem uma sugestão de rota cênica para quem quiser sair de Victoria e ir até o Butchart Gardens passando por belos lugares e cenas incríveis da região. Veja o mapa abaixo:

✅ Sightseeing Victoria – Hop On Hop Off

Não utilizamos este serviço porque estávamos com um carro alugado, mas se você precisar, em Victoria há um serviço de ônibus turístico que pára em vários pontos localizados nas principais atrações de Victoria. Neste tipo de ônibus é permitido subir e descer quantas vezes quiser, pois o valor a ser pago por este serviço é único, não sendo necessário pagar por trecho deslocado ou por cada embarque.

Veja o mapa abaixo qual é o itinerário que ele faz em Victoria.

Imagem / Divulgação Sightseeing Victoria

Saiba mais sobre esse serviço clicando aqui.


✅ Como chegar em Victoria de carro saindo de Vancouver.

Obs: As fotos que ilustram este post são da ida (estava nublado) e da volta (dia belíssimo de sol).

Como estávamos com o carro alugado em Vancouver, preferimos ir para Victoria através da travessia da BC Ferries. Mesmo porque a gente precisaria do carro para passear em Victoria.

A BC Ferries é uma grande empresa de barcos que transportam passageiros e veículos para vários destinos da British Columbia. Para sair de Vancouver com destino a Victoria, ela oferece duas opções de itinerários: a primeira opção faz o trecho Horseshoe Bay à Nanaimo, e a outra opção faz o trecho que nós escolhemos fazer, que é Tsawwassen à Swartz Bay.

Calculando a rota de Vancouver até Victoria pelo Google Maps, vimos que a viagem toda demoraria em torno de 3 a 4 horas, dependendo do trânsito e da demora no embarque no ferry. Ao sair de Vancouver fizemos a reserva do ferry diretamente no site deles e demos a sorte de conseguir um horário que encaixasse direitinho com a nossa chegada ao terminal de Tsawwassen. A viagem de barco tem duração de 01:35h. Veja nos mapas abaixo como foi o nosso trajeto:

No site da BC Ferries você insere todas as informações necessárias dos passageiros (quantidade de pessoas e idade delas) e do modelo e tamanho do veículo que irá embarcar com você. O site irá calcular o valor a ser pago e te oferecerá os horários disponíveis para a data solicitada. Você confirma e paga tudo no próprio site antecipadamente, ou apenas faz a reserva (e paga uma taxa por ela) e paga o restante diretamente no local, no momento do embarque.

Quando você chegar na entrada do terminal BC Ferries, você irá passar por guichês, onde eles irão te perguntar se você já tem reserva de horário e a partir daí irão te direcionar para outra fila de espera (as filas são numeradas). Caso você não tenha feito reserva antecipada, você irá aguardar em uma fila diferente, e somente irá embarcar se houver disponibilidade de vaga (se não conseguir embarcar em um, fica na fila esperando pelo próximo). A prioridade sempre será de quem já tiver reserva antecipada. Obs: atenção para entrar na fila correta ao chegar no BC Ferries de acordo com o destino escolhido (veja as placas indicativas acima dos guichês).

Você ficará aguardando nessa nova fila numerada. No horário previsto para o embarque, a equipe da BC Ferries convida a todos os veículos para entrarem no barco, por ordem de filas, e todos devem estacionar em locais indicados (estacionamento dentro do barco). Logo após, todas as pessoas obrigatoriamente precisam sair dos veículos e devem se dirigir às áreas destinadas aos passageiros.

Os barcos são grandes e muito confortáveis. São 6 andares e possuem área de restaurantes e lanchonetes, lojas que vendem de tudo, e áreas abertas e fechadas para que as pessoas aguardem a travessia. A paisagem da região é belíssima e vale aproveitar o momento para contemplar a viagem!

Ao final da travessia, todos os passageiros são convidados a entrar em seus veículos e retirarem os carros, tudo funciona de forma muito rápida e organizada.

Dicas: chegue com antecedência de 30 a 60 min. do horário reservado.

Faça uma simulação no site do BC Ferries para saber o valor a ser pago pela travessia. Os valores variam muito, de acordo com a idade dos passageiros, modelo do veículo e horário da viagem. Crianças acima de 12 anos pagam o mesmo valor de adultos. Crianças até 04 anos e idosos acima de 65 anos não pagam tarifas. Crianças de 05 a 11 anos pagam meia-tarifa. Para nós, que éramos 3 pagantes adultos e 1 criança de 05 anos, em um carro pequeno, pagamos um valor total de $ 142,00 (cada trecho em dólares canadenses). Cada modelo de veículo paga um valor diferente.


Faça o download gratuito do Guia Oficial de Visitantes de Victoria – Official 2023 Vacation Guide.

Victoria – Official 2023 Vacation Guide


Veja mais sobre outras cidades da COSTA OESTE do Canada com CRIANÇAS:

➡️ Roteiro pela Costa Oeste do Canada

➡️ Vancouver

➡️ Kelowna

➡️ Montanhas Rochosas – Canada

➡️ Jasper National Park

➡️ Banff National Park

➡️ Yoho National Park


Leia também sobre outros roteiros e cidades da COSTA LESTE do Canada com CRIANÇAS:

➡️ Roteiro pela Costa Leste do Canada

➡️ Toronto – Canada

➡️ Thousand Islands – Canada

➡️ Niagara Falls – Canada

➡️ Ottawa e Gatineau – Canada

➡️ Quebec City – Canada

➡️ Montreal – Canada

2 comentários em “Victoria – Canada”

  1. Que demais! Quantos dias durou o roteiro da Costa Oeste do Canadá? Poderia dividir quantos dias ficaram em cada lugar, por favor?

    1. Oi Cintia! Que alegria saber que gostou do nosso roteiro pela Costa Oeste do Canadá!
      Neste roteiro nós fizemos 5 dias inteiros em Vancouver, em Jasper ficamos 2 dias, em Banff e Yoho 2 dias, em Kelowna 2 dias, em Victoria 2 dias + várias horas de deslocamento de viagem de carro. Total de 14/15 dias na Costa Oeste do Canada. As distâncias são longas. Veja nosso roteiro completo no mapa que está no post Roteiro pela Costa Oeste do Canada com Crianças.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *