Brasil, São Paulo

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

O MASP é o icônico museu da Avenida Paulista no qual todos deveriam conhecer, por dentro e por fora, pois, além de possuir uma bela arquitetura, é considerado uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Este museu é considerado um cartão-postal de São Paulo e é símbolo da arquitetura moderna mundial do século 20.

Fundado em 1947 por Assis Chateaubriand e projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, atualmente possui uma coleção de mais de 11 mil obras que inclui esculturas, pinturas, fotografias, objetos, vídeos e vestuários de épocas diferentes e de artistas mundialmente conhecidos. Por limitações físicas, o museu expõe apenas 1% de seu acervo. Ali você irá encontrar obras de Rafael, Ingres, Van Gogh, Cézanne, Renoir, Monet, Picasso, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Victor Meirelles, dentre outros. O espaço é muito rico culturalmente e conta com exposições fixas e algumas exposições itinerantes (por tempo limitado).

Veja no mapa abaixo a distribuição dos andares que podem ser visitados. Para fazer download, clique aqui.

O MASP está em expansão com a construção de um edifício de 14 andares conectado por ligação subterrânea ao prédio histórico, que possui entrega prevista para janeiro de 2024.

Imagem / Divulgação site do MASP

Abaixo contaremos como foi nossa visita, que aconteceu em janeiro de 2022.

Assim que entramos no imenso vão livre do museu, havia uma fila para entrada. Ali foi realizada a aferição de temperatura em todos os visitantes. Passamos por uma revista nas bolsas, por detectores de metais e pela apresentação dos ingressos. O uso de máscara é obrigatório. Dali subimos diretamente para o 2º andar.

2º Andar – Acervo em Transformação: este é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP, que permanece em constante modificação por causa da entrada e saída de obras em razão de empréstimos, aquisições e rotatividades. Neste andar, todos os quadros são expostos em cavaletes de cristal (placas de vidro encaixados em um bloco de concreto), também desenhados por Lina Bo Bardi, no qual aproxima as obras dos visitantes de forma que eles podem caminhar entre elas, como em uma floresta que parece flutuar sobre o espaço. Desse modo é possível ver o “verso” das obras, onde foram afixadas as legendas (dados que trazem informações sobre as obras). O site do MASP também oferece a oportunidade de explorar sobre este acervo e saber mais sobre as obras.

Depois de ver a exposição fixa do 2º andar, fomos conhecer as exposições itinerantes. Descemos para o 1º andar, que no dia de nossa visita estava acontecendo a exposição das obras de Maria Martins: Desejo Imaginante.

Depois descemos para o 1º nível onde vimos as exposições de Gertrudes Altschul: Filigrama; as exposições de Conceição dos Bugres: Tudo é da Natureza do Mundo; e a sala de vídeo com os filmes de Dominique Gonzales-Foerster. No 1º nível há também a loja do MASP, onde eles vendem diversos livros e produtos relativos às artes do museu e uma pequena cafeteria.

Descendo as belas escadas vermelhas, chegamos ao 2º nível e ali vimos as exposições de Ione Saldanha: A Cidade Inventada. Ali você encontrará um restaurante.

Por abrigar várias exposições itinerantes, sugerimos que você verifique a programação das exposições no site do MASP antes de ir para saber o que esperar do lugar.

Abaixo seguem algumas informações importantes para sua visita:

⇒ Funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 10:00 às 18:00h, sendo que na terça-feira o horário se estende até as 20:00h.

⇒ Ingressos: O valor do ingresso para adulto é de R$ 50,00 e para estudantes, professores e maiores de 60 anos é de R$ 25,00, mediante apresentação de comprovante de meia-entrada. O MASP possui várias exposições e o ingresso dá direito a visitar todas elas. Aceitam todos os cartões de crédito, débito, e o Vale Cultura. A bilheteria permanece fechada e a compra de ingressos será exclusivamente online, com dia e horário marcados. *Valores estão sujeitos a alteração sem prévio aviso. Acesse o site do MASP aqui.

⇒ Gratuidades:

  • Menores de 11 anos com apresentação de documento da criança (a cortesia deverá ser solicitada na bilheteria do MASP);
  • Terça-feira tem entrada gratuita para todos (precisa de agendamento no site do MASP);
  • Toda 1ª quarta-feira do mês tem entrada gratuita para todos (precisa de agendamento no site do MASP);
  • Pessoas com deficiências e um acompanhante (a cortesia deverá ser solicitada na bilheteria do MASP).

Endereço: AV Paulista, 1578. Cep 01310-200. São Paulo.

O MASP não oferece atrativos especiais para crianças, então para visitá-lo com os pequenos sugerimos que você crie brincadeiras como caça ao tesouro ou dê uma câmera para os menores registrarem as obras com seu ponto de vista. Para mais dicas, leia Como fazer uma viagem cultural ser divertida para as crianças?


Leia mais sobre outros passeios em São Paulo:

➡️ Museu da Imaginação

➡️ Museu das Ilusões

➡️ Zooparque Itatiba – São Paulo

➡️ Restaurante Temático MAGIA & BRUXARIA

➡️ Vila Don Patto – natureza, lazer e gastronomia!  

➡️ Tour Virtual ao Castelo Rá-Tim-Bum

➡️ Parque Ibirapuera – São Paulo

➡️Quinta do Olivardo – gastronomia e centro de entretenimento

➡️ Farol Santander – Exposições O Jardim das Maravilhas de Miró; Floresta de Números; A Arte da Moda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.