Brasil, São Paulo

Museu da Língua Portuguesa – São Paulo

O Museu da Língua Portuguesa é um museu super interativo que nos mostra de forma lúdica, a história e a evolução do idioma português no mundo. O local faz uso de muita tecnologia para apresentar a língua portuguesa que está em constante transformação. Nós estivemos lá e curtimos bastante a visita. Vale a pena mostrar um pouquinho mais para nossas crianças como é rico e belo o idioma da nossa pátria!

A cidade de São Paulo foi a escolhida para abrigar este museu porque é nela que está localizada a maior população de falantes da língua portuguesa do mundo. O museu está localizado dentro da Estação da Luz em São Paulo, um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao Brasil e dos brasileiros vindos das demais regiões do país, com seus deliciosos sotaques regionalizados.

O Museu da Língua Portuguesa abriga exposições fixas e temporárias distribuídas em 3 andares dentro da Estação da Luz. Abaixo vamos detalhar nossa visita:

⇒ TÉRREO:

Neste andar há a entrada do museu, a bilheteria e a lanchonete Flor Café. As exposições começam a partir do 1º andar.

 

⇒ 1º ANDAR:

Neste andar, o museu tem um espaço dedicado a exposições temporárias. No dia de nossa visita vimos a exposição “Sonhei em Português”, que nos mostra a experiência de imigrantes de várias nacionalidades na cidade de São Paulo.

⇒ 2º ANDAR: Viagens da Língua.

Neste andar há várias exposições interativas sobre os idiomas e a língua portuguesa. Aqui você irá encontrar diversas Línguas do Mundo (sons de 23 idiomas), Laços de Família (origem da língua portuguesa e sua árvore genealógica), Rua da Língua (poesias, frases e palavras que surgem em uma tela de 106 m de comprimento), Beco das Palavras (jogo interativo em que os visitantes juntam sílabas e formam palavras), Palavras Cruzadas (totens interativos que mostram a origem de algumas palavras de uso comum), O Português do Brasil (linha do tempo contando a história da língua no Brasil), Nós da Língua (o português no mundo), Línguas do Cotidiano (miniauditório com vídeos sobre a diversidade do idioma falado no Brasil).

⇒ 3º ANDAR: Língua Viva.

Neste andar há a exposição Falares (aqui é possível perceber o jeito de falar de pessoas de diferentes locais no Brasil), Língua Solta (grafite feito por Daniel Melim), LUTE (obra de Rubens Gershman). Há um auditório que passa o filme “O que pode a língua?”, de Carlos Neder, e na sequência há um planetário de palavras, chamado Praça da Língua (uma seleção de músicas e textos brasileiros projetados no telhado do museu). A equipe do museu entrega um “voucher” com o horário para entrar no auditório, já que os lugares são limitados. Não se esqueça de pedir o seu!

 

  

Terraço

Esse espaço foi aberto ao público somente após a reforma. Do telhado da Estação da Luz é possível ter uma visão privilegiada do centro de São Paulo e observar bem de pertinho a histórica torre do relógio.

Acessibilidade 

O Museu da Língua Portuguesa é acessível para todos os públicos. Eles possuem rampas, elevadores, pisos podotáteis, banheiros adaptados, recursos de acessibilidade no espaço expositivo e equipes treinadas para receber todos os visitantes.

APP do Museu

Acesse do seu celular para uma visita com mais recursos de acessibilidade. Não precisa baixar nada. Lá você encontrará mapas do museu, conteúdo em libras e audioguia em português, inglês e espanhol. Clique aqui para acessar.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

De Terça-feira à Domingo, das 09:00h às 16:30h, com permanência até as 18:00h. O museu fecha às Segundas-feiras.

INGRESSOS:

O valor da entrada é:  Inteira R$ 20,00 por pessoa e meia-entrada é R$ 10,00 por pessoa. Crianças de até 7 anos e portadores de deficiência não pagam ingressos.

Sábado o ingresso é GRATUITO para todos os visitantes! (Veja mais museus gratuitos em SP clicando aqui)

Todos deverão ter ingressos, inclusive se a entrada for gratuita. Desse modo, agende sua visita no site da Sympla clicando aqui.

LOCALIZAÇÃO:

O Museu da Língua Portuguesa está localizado na Estação da Luz – Praça da Luz, s/nº, Centro, São Paulo. O Museu não possui estacionamento.

 

As exposições são incríveis, coloridas e muito interativas. Vale a pena visitar o Museu da Língua Portuguesa, pois é um passeio cultural em que todo mundo aprende brincando e se divertindo!

Tenha mais informações no site do Museu da Língua Portuguesa clicando aqui.


Leia mais sobre outros passeios em São Paulo com crianças:

➡️ Aquário de São Paulo 

➡️ Museu Catavento – Museu de Ciências em São Paulo

➡️ Museu da Imaginação

➡️ Museu das Ilusões

➡️ Zooparque Itatiba – São Paulo

➡️ CCBB São Paulo – A Tensão

➡️ Beyond Van Gogh no Morumbi Shopping – em São Paulo

➡️ Portinari para Todos – MIS Experience – São Paulo

➡️ MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

➡️ Restaurante Temático MAGIA & BRUXARIA

➡️ SAMPA SKY – A varanda de vidro no centro de São Paulo

➡️ Vila Don Patto – natureza, lazer e gastronomia!  

➡️ Parque Ibirapuera – São Paulo

➡️ Quinta do Olivardo – gastronomia e centro de entretenimento

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.