Internacional, Panamá

Canal do Panamá com Crianças – Durante conexão aérea

Considerado uma das Maravilhas Arquitetônicas do Mundo Moderno, o Canal do Panamá é uma abertura artificial na América Central com objetivo de encurtar as distâncias marítimas entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. Foi construído em 1914 na parte mais estreita do continente americano (istmo) para facilitar o transporte de cargas entre um oceano e outro. Antes dele, os navios faziam a perigosa e longa rota de contornar a América do Sul para ir de um lado ao outro, como mostra a imagem abaixo do site Escola Kids. Utilizando este canal os navios economizam cerca de 20 mil km da viagem.

Mapa da Rota do Canal do Panamá do site Escola Kids

O Canal do Panamá funciona com grandes comportas que represam e liberam água fazendo um sistema de elevação (eclusas) para as embarcações. São esses elevadores que sobem os navios a 26 metros acima do nível do mar até passarem por aprox. 80 km do canal, para depois voltarem para o nível do mar do outro lado, já em outro oceano. Abaixo o mapa do Wikipédia mostra exatamente como é o caminho que os navios fazem durante a travessia no canal.

Mapa do Canal do Panamá – Wikipédia

Fomos conhecer o Canal do Panamá durante uma conexão aérea da Copa Airlines. Saindo do Aeroporto de Tocumen, seguimos para o Centro de Visitantes de Miraflores.

 

Ao chegar no local, passamos por várias salas de exibição da história da construção do canal, do seu funcionamento e sua importância internacional. Trata-se de um museu muito interessante, que possui peças históricas, modelos em miniaturas, apresentação de vídeos explicativos, e conta inclusive com um simulador onde o visitante tem a sensação de comandar um navio durante a travessia do canal.

Lá conhecemos vários detalhes e curiosidades sobre essa importante construção da engenharia moderna, como por exemplo, que o Canal do Panamá é o único lugar do mundo em que o comandante do navio sede o comando para os “pilotos do Canal” durante a travessia.

 

 

 

 

Depois de passar por 3 andares recebendo muitas informações sobre o lugar, chegamos até ao grande terraço para observar os barcos e navios passando pelas eclusas do canal. Ali vimos como tudo verdadeiramente funciona. É incrível!

 

Resumidamente, os navios se aproximam do canal e os “pilotos” assumem o comando. O navio entra na enclusa que se enche de água e o eleva para que ele possa subir para o outro patamar (ou o contrário, para descer). Fortes veículos acompanham o navio pela lateral enquanto ele passa vagarosamente pelo canal. Tudo acontece com muita sincronia e segurança.

A visita no Centro de Visitantes de Miraflores dura em torno de 2 horas. Aberto das 08:00 as 18:00h e crianças até 6 anos não pagam ingresso. O centro de visitantes conta com duas lanchonetes e um restaurante com vista panorâmica do canal. Há uma loja de souvenirs para compra de postais ou algum outro item de lembrança do canal.

Como chegar lá?

O Centro de Visitantes de Miraflores fica aprox. 25 km do centro da cidade e aprox. 33 km do Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá. Para chegar lá, você poderá ir de táxi ou Uber e combinar que o motorista te espere por lá para voltar (é melhor negociar com eles a ida e volta). Nós fomos de Uber e combinamos com ele que estaria por ali para retornarmos e deu certo! Ou também é possível ir de transporte público, mas dependendo do cansaço da viagem, não vale a pena a economia. Outra opção é alugar um carro ou contratar agências de turismo local que fazem passeios pelo Canal.

O tempo de deslocamento do aeroporto até ao Centro de Visitantes de Miraflores gira em torno de 45 minutos a depender do trânsito. Então verifique se a sua conexão terá tempo suficiente para você fazer essa visita. E quando for visitar o canal, veja antes na programação quais os horários que os navios irão passar, pois eles não passam o tempo todo. Para saber os horários, clique aqui.

 

Para entender mais sobre o funcionamento do Canal do Panamá, assista ao Video Info Animado “Como Funciona o Canal do Panamá”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.