Belo Horizonte, Experiência em Casa

Mostra Giramundo 50 Anos – Teatro de Bonecos Online

Imagem / Divulgação Cine Theatro Brasil Vallourec no Facebook

O Giramundo, um dos maiores grupos de teatro de bonecos do Brasil, completa 50 anos em 2020 e vai comemorar em grande estilo! Juntamente com o Ministério do Turismo, o Instituto Unimed-BH e a Vallourec, eles realizarão espetáculos virtuais, semanais e gratuitos, durante o mês de agosto, para toda a garotada através da “MOSTRA GIRAMUNDO 50 ANOS”.

Criado em Belo Horizonte em 1970, o grupo Giramundo já montou 36 espetáculos e construiu um acervo de aproximadamente 1.500 bonecos. Tecnologicamente remodelado, o grupo utiliza vários aspectos do movimento, fazendo com que bonecos reais possam interagir com imagens digitais. “Essa mistura do teatro de bonecos e animação e a atuação como “museu-teatro-escola” modelam o Giramundo do século XXI. Durante os anos 2000, o grupo se institucionalizou e ampliou sua pauta de atividades, abrindo seu Museu, Escola e Estúdio de Animação e incorporando a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos.”

Para a “Mostra Giramundo 50 Anos”, o Cine Theatro Brasil Vallourec irá proporcionar a transmissão ao vivo de quatro espetáculos no mês de agosto. A transmissão ocorrerá todas as terças-feiras, as 19:00h, no canal oficial do Cine Theatro Brasil Vallourec no YouTube. Em todas as apresentações haverá recursos de tradução em libras! Que demais!

A programação está imperdível para todos os públicos, pois nela está contemplada os espetáculos mais conhecidos do grupo. Confira:

⇒ 04 DE AGOSTO – 19:00h – PEDRO E O LOBO

A versão para bonecos de “Pedro e o Lobo” reforça, com imagens, a idéia central da versão musical original de Sergei Prokofiev: compartilhar com as crianças a estrutura elementar de uma orquestra, seus principais timbres e grupos de instrumentos. O Giramundo optou pelo marionete a fio e à sua ampla gama de movimentos e possibilidades de expressão. Os cenários foram substituídos por desenhos em um quadro negro, as vozes dos personagens surgem ao vivo e o plano do palco é o do chão, mesmo nível dos pequenos espectadores. Pedro e o Lobo é o espetáculo mais apresentado da história do Giramundo. Fonte: Giramundo

Para assistir, PEDRO E O LOBO, clique no video abaixo:


⇒ 11 DE AGOSTO – 19:00h – A BELA ADORMECIDA

Criada em 1971, “A Bela Adormecida” foi a primeira montagem do Giramundo. Foi produzida em fundo de quintal como passatempo e brincadeira familiar por Álvaro Apocalypse, sua esposa Tereza Veloso e Maria do Carmo Vivacqua Martins (Madu). Os bonecos foram construídos de modo simples, na técnica de bastão, e modelados em “papier collé”. Vários bonecos desta primeira versão se perderam, destruídos pela fragilidade do material. Fonte: Giramundo.

Para assistir, A BELA ADORMECIDA, clique no video abaixo:


⇒ 18 DE AGOSTO – 19:00h – AS AVENTURAS DO DR. BOTICA

As aventuras do Dr. Botica é uma história divertida, com personagens únicos, que tratam os valores essenciais, como amizade, compromisso, tolerância, inclusão, e que num passe de mágica, os levarão para um mundo cheio de fantasias. Dr. Botica e seu amigo Fido vivem cercados por amigos especiais e tudo segue harmoniosamente até que um dia a dupla acorda diante de um grande mistério. A manipulação dos 14 bonecos que estarão em cena será feita por três atores utilizando técnicas mistas – vara e luva. Dr. Botica, o protagonista, será manipulado com vara, o galo com luva e o ornitorrinco com ambas. A cenografia, de acordo com a diretora, é minimalista. “Teremos uma estrutura de palco mais simples porque faremos projeções provocando a interação com o espectador em todos os momentos”, revela. Fonte: Giramundo.

Para assistir, AS AVENTURAS DE DR. BOTICA, clique no video abaixo:


⇒ 25 DE AGOSTO – 19:00h – O APRENDIZ NATURAL – MINI TEATRO ECOLÓGICO

O projeto Miniteatro Ecológico é um programa de educação ambiental itinerante, dirigido à criança, baseado no teatro de bonecos, livros e vídeos. Os bonecos do Miniteatro Ecológico, são os menores do Giramundo, compondo coleção numerosa. Os biomas brasileiros, seus animais e seus problemas ambientais são o tema central da dramaturgia de cinco espetáculos produzidas entre 2002 e 2006:

“O Aprendiz Natural” – 2002

“Cerrado” – 2003

“Mata Atlântica” e “Amazônia” – 2003

“Caatinga” – 2006.

Ao lado dos animais habitantes de cada meio ambiente, o Miniteatro apresenta personagens do folclore do Brasil, defendendo a natureza e se opondo aos seres humanos de atitude destruidora. A série atua para a formação de uma sociedade sustentável, ecologicamente consciente, sensibilizando a criança para o mundo natural, seus seres vivos, e seus conflitos com o homem. Fonte: Giramundo.

Para assistir, O APRENDIZ NATURAL, clique no video abaixo:


Fique ligado na programação e não perca a oportunidade para assistir em sua casa e no conforto de seu sofá uma das melhores apresentações de teatros de bonecos do Brasil.

Chame as crianças e divirta-se junto a elas, todos vão adorar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.