Nesta semana completamos 51 anos do pouso dos astronautas da APOLLO 11 na superfície da Lua. Foi na madrugada de 21 de julho de 1969, que Neil Armstrong disse a famosa frase: “That’s one small step for a man, one giant leap for mankind.” (É um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade).
A APOLLO 10 foi a missão da NASA que orbitou a Lua um pouco antes da Apollo 11, em maio de 1969, como um “ensaio” para a aterrissagem da Apollo 11 na Lua, em julho do mesmo ano. Mas os fãs dos Peanuts (Charlie Brown e sua Turma) lembram-se da Apollo 10 como a missão que fez de Charlie Brown e Snoopy parte do programa espacial dos Estados Unidos. Esta foi uma missão muito especial, pois deu segurança aos astronautas, cientistas, técnicos e diretores da NASA sobre o equipamento desenvolvido e utilizado, permitindo uma maior tranquilidade quanto ao sucesso da exploração a Lua.
A Apollo 10 carregava um Módulo Lunar completamente funcional que recebeu o nome de “Snoopy”. Esta missão testou os motores do módulo em procedimentos de descida e subida no espaço, sem pousar no solo lunar, realizando os mesmos procedimentos, tanto no espaço quanto no controle da missão na Terra. Foi chamado de Snoopy porque iria “bisbilhotar” o futuro local de pouso da Apollo 11. Portanto, foi apropriado que o Módulo de Comando da missão recebesse o nome de “Charlie Brown”. E foi assim que eles se tornaram “mascotes” da iniciativa de segurança de voos espaciais da NASA.
O prêmio Silver Snoopy da NASA também foi criado durante essa época e permanece até hoje. O prêmio é um broche que esteve no espaço, na roupa de um astronauta que voltou de sua missão, como uma grande honra concedida a funcionários da NASA relacionadas ao sucesso da missão quanto à segurança de voo tripulado.
No Kennedy Space Center Visitor Complex, no Tour Apollo / Saturn V Center, existe uma estátua do astronauta Snoopy e dentro das lojas você encontrará diversas opções de “souvenirs” com o tema Peanuts. Clique aqui para saber mais.
“A NASA tem grandes planos para as viagens espaciais futuras, e suas crianças poderão ser parte desse futuro, com a ajuda da turma Peanuts.” Foi pensando nisso que eles desenvolveram várias atividades no intuito de entusiasmar crianças de 4 a 10 anos a explorar o espaço e ajudá-las a desenvolver habilidades que precisarão para acompanhar os astronautas em sua aventura rumo a Marte. Estas atividades apresentam às crianças a história do voo espacial e as tecnologias que a NASA irá utilizar para levar astronautas a Marte, dentro da próxima década.
Abaixo seguem as atividades para download, divididas de acordo com a idade das crianças. São dois materiais de 4 a 7 anos; e dois materiais de 8 a 10 anos. Clique sobre o nome para baixar o arquivo desejado.
Snoopy no Espaço – 8 a 10 anos
Esperamos que você e suas crianças desfrutem juntos da exploração espacial!
Em parceria com a NASA, a Apple está lançando uma série de desenhos educativos baseado nos personagens da Turma do Charlie Brown e que será exclusivo do serviço de streaming da Apple TV+, chamado de Snoopy in Space (Snoopy no Espaço). Essa série “possui o objetivo de aumentar o interesse de crianças e estudantes pelo tema de astronomia e da exploração espacial. Por enquanto, ainda não há informações de quando a empresa irá lançar seu serviço de streaming e nem qual será o valor da assinatura, mas a companhia promete que ele deverá ser lançado ainda este ano”. Fonte: Deadline.
Abaixo, segue o trailer da animação:
Leia Mais:
⇒ Se você gosta desse assunto, também vai adorar o post de nossa visita ao KENNEDY SPACE CENTER VISITOR COMPLEX – NASA. Clique aqui para saber mais.
⇒ Conheça o CALENDÁRIO ASTRONÔMICO 2020/2021 criado pelo Espaço do Conhecimento UFMG especialmente para crianças, clicando aqui.
⇒ O ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG está oferecendo, gratuitamente, sessões online de Astronomia na atividade Descobrindo o Céu, todas as quintas-feiras, das 17:00 as 18:00h. A participação possibilita interação com a equipe do Espaço do Conhecimento da UFMG através do “chat” com o Núcleo de Astronomia do Espaço. Assim, o público poderá realizar um exercício coletivo de observação e interpretação do universo. Para assistir as sessões online, clique aqui.