Sob a supervisão editorial da Opera Europa, a OperaVision conecta o mundo realizando transmissões de performances que acontecem em diversas casas de espetáculos do mundo. Reunindo 29 casas de óperas em 17 países, a OperaVision convida você a “viajar” e descobrir a diversidade dos shows e óperas de onde estiver e a qualquer momento.
Além disso, em seu site você poderá aprender sobre a arte e as produções específicas apresentadas através da biblioteca digital, das histórias e artigos ali presentes.
Neste momento, a OperaVision disponibilizou a OPERA BALLET ORFEO, apresentado pelo Dutch National Touring Opera (Holanda). Orfeo, na mitologia grega, era poeta e músico muito talentoso, mas tinha dificuldades em lidar com as emoções humanas.
Este belíssimo espetáculo de ópera contemporânea possui cinco atos. Foi dirigido por Monique Wagemakers, coreografado por Nanine Linning com música de Claudio Monteverde e texto de Alessandro Striggio.
Sinopse de ORFEO:
Prólogo: Após uma tocata introdutória, a “personificação da música” aparece. Ela canta sobre os poderes à sua disposição e anuncia a história do cantor e semideus Trácio Orfeo, que com sua voz foi capaz de mover o homem e a natureza e até penetrou no submundo.
Ato I: Na companhia de pastores e ninfas, Orfeo e Eurídice comemoram seu casamento.
Ato II: Enquanto Eurídice parte com suas amigas para fazer grinaldas de flores, Orfeo canta sua felicidade na companhia dos pastores. A feliz reunião é perturbada por um mensageiro que traz a notícia de que Eurídice morreu depois que ela foi mordida por uma cobra. Orfeo lamenta seu destino e decide recuperá-la do submundo.
Ato III: Orfeo é trazido por Hope ao rio Styx. Lá ela o deixa para trás, pois aqui o lema é: “Abandone toda a esperança, tu que aqui entra”. Apesar de seu canto pungente, Charon, o barqueiro do reino dos mortos, se recusa a levar Orfeo ao submundo, porque ele ainda está vivo. Quando Charon adormece, Orfeo rema para o outro lado do próprio Styx.
Ato IV: Movida pela música de Orfeo, Proserpina, deusa do submundo, implora ao marido Plutão que deixe Eurídice ir. Ele concorda com uma condição: até que retornem à terra dos vivos, Orfeo pode não olhar para Eurídice. De bom humor, Orfeo começa o retiro, mas quando ele olha para trás para ver se Eurídice o está seguindo, ela desaparece de vista. Os espíritos do submundo reclamam de Orfeo, que não conseguiu controlar seu próprio desejo.
Ato V: Orfeo vagueia sozinho e reclama de sua perda. O eco repete sua queixa. Seu pai, Apolo, vem em seu auxílio e o leva para o céu. Ele promete ao filho que poderá ver Eurídice entre as estrelas.
Aproveite essa maravilhosa oportunidade para assistir às mais belas apresentações das casas de espetáculos do mundo todo, gratuitamente, diretamente para o conforto da sua casa.
Clique no vídeo para assistir:
https://youtu.be/1R_ROOxxX9A?t=2&utm_source=Fam%C3%ADlia%20Itinerante&utm_medium=Experi%C3%AAncia%20em%20Casa