Internacional, Portugal

Portugal com Crianças – de Norte a Sul

Cartão Postal de Portugal

Portugal é um país extraordinário com muita história para mostrar e têm atrações divertidíssimas para você viajar com as crianças e agradar a família toda! Montamos um roteiro de carro bacana nas férias de julho, em pleno verão europeu, e fomos conhecer um pouquinho de tudo o que Portugal tem a oferecer. Fizemos esta incrível viagem em família, com 2 adultos e 2 crianças (uma de 9 anos e outra de 2 anos), em um belo roteiro de 9 noites passando por Porto, Fátima, Lisboa, Sintra, Algarve, Óbidos e Batalha.

Julho é um ótimo mês para ir a Europa porque os dias são mais longos e a temperatura mais agradável, assim você poderá curtir por mais tempo com as crianças. Fizemos muitas coisas durante toda nossa viagem em família, aproveitamos bastante, e ainda ficou com “gostinho de quero mais”! Em Portugal há muitos lugares para desfrutar com as crianças!

Venha conosco viver essas aventuras!

Roteiro de carro em Portugal

Roteiro:

Chegada em Porto – roteiro para 1 dia e meio.

1º dia – Porto (dia da chegada em Portugal).

Nosso vôo saiu de São Paulo, com conexão em Madrid e chegou em Porto bem cedinho, as 07:40h hora local. Nós havíamos alugado um ótimo carro (Nissan Qashqai or similar) por um valor bem justo em uma locadora local, chamada Surprise. Saímos do aeroporto e fomos retirar o carro na locadora, que fica ao lado, mas é preciso atravessar uma avenida grande com as maletas e crianças para chegar lá (a empresa não tem transporte para te levar).

Seguimos para o Hotel Novotel Porto Gaia para deixar nossas malas e fazer o check-in. Adoramos a estrutura do hotel e o tamanho do quarto. Possui estacionamento para hóspedes. Consideramos uma ótima opção para quem está com crianças. Descansamos um pouco e fomos aproveitar a tarde na cidade.

Visitamos os Jardins do Palácio de Cristal, que é um parque extremamente agradável e lindo, onde as crianças aproveitaram bastante para brincar e curtir a belíssima vista do alto da cidade. Ali haviam várias crianças fazendo picnic no parque com suas professoras. O estacionamento particular se localiza embaixo do parque.

Saímos do parque com fome, então fomos para Praça de Lisboa, comer o famoso bolinho de bacalhau (chamado de pastel de bacalhau), na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau. Hum… o bolinho recheado com queijo da Serra da Estrela é imperdível! Andamos rapidamente pela região, conhecemos o espetacular pastel de nata da Manteigaria, Fábrica de Pastéis de Nata, o melhor de Portugal em nossa opinião! E logo ao lado passamos por uma loja muito colorida e diferente, onde vende as famosas sardinhas portuguesas! É o Mundo Fantástico das Conservas Portuguesas. Essa loja é incrível, parece vender brinquedos. As crianças (e os adultos) ficaram encantadas!

Seguimos até a famosa Rua das Flores e de lá fomos para o Teleférico de Gaia. Esse lugar é imperdível! Lá fizemos o passeio de teleférico até ao alto do Jardim do Morro, de onde se tem uma das mais espetaculares vistas da cidade e do Rio Douro e ali ficamos curtindo uma feira de rua bem legal.

Depois voltamos de teleférico e fizemos uma visita na Vinícola Ramos Pinto para comprar alguns deliciosos vinhos e de lá passamos no Mercado Municipal para lanchar. Que lugar bacana, que tarde incrível! Tem restaurantes de todos os tipos de comida portuguesa. Um passeio maravilhoso para quem está no Porto!

De lá seguimos para o hotel descansar!

2º dia – Porto.

Iniciamos nosso dia na Foz do Douro e Farol das Felgueiras. Estava um dia belíssimo de sol de verão, mas batia um vento bem frio e forte. O lugar é muito bonito e tem uma prainha de água gelada onde alguns corajosos ali estavam para curtir o verão, a Praia das Pastoras.

De tarde fomos para a Livraria Lello, “a livraria mais bonita do mundo”. Em maio de 2020, houve uma polêmica envolvendo essa livraria porque ela era conhecida como o local onde J.K. Rolling escreveu alguns capítulos do bruxinho mais famoso do mundo, o Harry Potter, e em suas escadas antigas, ela tenha se inspirado para descrever as escadas do Castelo de Hogwarts. Mas a própria escritora divulgou em seu perfil do Twitter que nunca esteve lá. Deixando a polêmica de lado, a livraria é belíssima e possui muita fila para entrar. Você precisa comprar bilhetes de entrada e deixar suas bolsas no “locker” (também tivemos que deixar o carrinho da bebê). A livraria é pequena e estava lotada quando da nossa visita. O edifício foi construído em 1906 ao estilo neogótico, e dentro dele há várias peças decorativas maravilhosas, como o vitral no teto, a misteriosa escada de acesso ao segundo andar e a decoração de gesso nas paredes que imitam madeira. Aproveite para comprar livros, pois o valor de 5 euros pago pela entrada poderá ser revertido na compra!

Depois fomos comer um delicioso sanduíche na lanchonete Costa Café, passamos pela Câmara Municipal do Porto, localizada no alto da Avenida dos Aliados, para tirar fotos com o famoso letreiro da cidade e depois voltamos para o hotel para curtir a piscina com as crianças.

3º dia – Viajando de Porto para Lisboa, passando por Fátima.

Acordamos cedo para aproveitar bem o dia. Saímos do Porto e fomos para Fátima. São 200 km de distância, que percorremos tranquilamente em quase 2 horas de viagem de carro. Chegando lá fomos diretamente para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Que lugar mágico! Sempre vale a visita, independente de religião. Há muita história ali.

Com uma esplanada enorme, duas vezes maior que a Praça São Pedro em Roma, esse santuário recebe uma multidão de peregrinos para comemorar as aparições da Virgem Maria aos três Pastorinhos: Lucia Santos, Jacinta Marto e Francisco Marto. Dentro da basílica estão os túmulos deles. Um lugar de muita oração!

Saindo do Santuário, seguimos viagem com destino a Lisboa. Rodamos mais 130 km por aprox. 01:30h e de tardezinha chegamos a capital do país!

Chegando em Lisboa, fomos diretamente para o hotel deixar as malas. Ficamos hospedados no Lisbon Serviced Apartments – Liberdade, um flat muito bem montado que recomendamos a hospedagem para quem viaja com a família. O apartamento é completo, com lavadora de roupas, ferro de passar, fogão, microondas, frigobar, lava-louças e os utensílios básicos de cozinha. Muito bom para quem viaja com crianças pequenas. O sofá é na verdade uma cama de solteiro e eles colocam o berço, se precisar. Possui ar condicionado no quarto e na sala. O que não gostamos foi que o chuveiro do apto é aquecido por boiler e por isso não há muita água quente para o banho da família toda e no inverno isso pode ser um fator complicador. Flat bem localizado, mas não tem estacionamento. Você precisa conseguir uma vaguinha na rua e pagar o parquímetro se tiver um carro alugado.

Fomos até ao quiosque do Visit Lisboa buscar nossos cartões Lisboa Card” e jantar no Squisito, um restaurante bem charmosinho no meio da Praça do Comércio. Comida deliciosa e um pequeno e simples espaço infantil para as crianças brincarem!

De lá seguimos para o Miradouro Amoreiras 360º. Lá você pode desfrutar de uma belíssima vista de toda a cidade e neste dia havia um evento incrível de música lounge ao pôr do sol. Foi demais essa experiência e uma ótima oportunidade para já ter um “gostinho” do que Lisboa tem para oferecer!

E depois fomos descansar.

4º dia – Lisboa com crianças – Bairro de Belém.

Iniciamos nosso dia no Bairro de Belém. Primeiramente fomos conhecer a famosa e linda Torre de Belém, um Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO). Nossa filha ficou encantada, acreditando que haveria uma princesa lá dentro. Essa torre foi construída entre 1515 a 1521, no meio do Rio Tejo, e se tornou um símbolo da expansão marítima de Portugal. Ela já serviu de depósito de armas e o calabouço foi usado como prisão até o séc. XIX.

Saindo da Torre de Belém, caminhamos um pouquinho até o Padrão do Descobrimento, que fica bem ao lado. Construído em forma de caravela em 1960 para celebrar os 500 anos da morte de D. Henrique, o Navegador. Este monumento homenageia a todos aqueles que participaram dos descobrimentos de novas terras. A imensa rosa dos ventos desenhada no piso em frente ao monumento, foi um presente da África do Sul a Portugal, por ter descoberto o Cabo da Boa Esperança. É possível subir no monumento através de um elevador para ter acesso a uma belíssima vista de Portugal e do Rio Tejo. Vale a pena!

Saindo de lá, atravessamos a rua e passamos pelo Jardim da Praça do Império. Logo na rua ao lado fica localizado o famoso Pastéis de Belém, onde está o mais conhecido pastel de nata do mundo! A fila para entrar estava imensa, mas para comprar um lanchinho foi bem rápido.

Depois seguimos para conhecer o Mosteiro dos Jerónimos, outro Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO). Este mosteiro foi encomendado por D. Manuel I, em 1501. A arquitetura do lugar é espetacular e é o ápice da arquitetura manuelina, com rendilhados delicados por todo lado. Dentro do Mosteiro está a Igreja de Santa Maria Belém e lá estão os túmulos de Vasco de Gama e Luis Vaz de Camões.

Cartão Postal Mosteiro dos Jerónimos – Lisboa

Saímos do Mosteiro e fomos diretamente para o Castelo de São Jorge, que queríamos ter ido quando da nossa chegada em Lisboa, mas não conseguimos porque lá fecha relativamente cedo. Então fique atento a sua programação! Além disso, não há muitos locais para estacionar o carro. Você vai precisar subir a pé, de ônibus ou bonde (chamados de elétrico).

Esse castelo foi construído em 1147 a mando do Rei Afonso Henriques para ser sua residência na época. Em 1511, D. Manuel mandou construir um palácio mais luxuoso, e assim o castelo acabou sendo transformado em teatro, prisão e depósito de armas. Em 1755 ficou em ruínas após o terrível terremoto e suas muralhas foram reconstruídas em 1938. Atualmente os visitantes podem subir nas torres e andar ao longo das muralhas, mas tenha muito cuidado com as crianças. O local possui piso irregular e é muito perigoso porque não há corrimão ou qualquer outra estrutura de segurança em todo o seu complexo e elas poderão cair. Para se organizar melhor, entre no site do Castelo e veja a programação das atividades que eles realizam. Vale a pena!

Saindo do castelo descemos a pé até ao charmoso Miradouro de St. Luzia. Trata-se de um lindo terraço ao lado da Igreja de Santa Luzia de onde se tem uma bela vista do bairro da Alfama e do rio Tejo. Neste lugar há um maravilhoso painel de azulejo, enorme, que mostra como era a Praça do Comércio antes do terremoto de 1755.

Continuamos a descer a pé e passamos pela Sé de Lisboa, mas infelizmente já estava fechada. Apenas conseguimos fotografar por fora. Essa visita ficará para a próxima viagem. Continuamos a descer e passamos pela Casa dos Bicos / Fundação de José Saramago e por fim chegamos ao estacionamento onde havíamos deixado o carro alugado.

E após um dia muito proveitoso, fomos para o flat descansar!

5º dia – Lisboa com crianças – Parque das Nações.

Começamos este divertido dia no Pavilhão do Conhecimento. Trata-se de um museu interativo voltado para as crianças de todas as idades. Muito bacana a oportunidade de aprender brincando! São várias estações e provavelmente você terá que escolher em qual delas ficar mais tempo, senão vai passar o dia todo ali sem nem perceber! É demais!

Saindo do museu, fomos até ao outro lado do parque de Telecabine Lisboa. A gente adora andar de teleféricos e aproveitar a bela vista da região!

Fomos almoçar no “disputado” D’Bacalhau o qual já havíamos feito reserva antecipadamente! Um tradicional restaurante português com o melhor bacalhau do mundo! Recomendamos o “Menu Degustação” do Bacalhau. Delícia!

Saímos do restaurante e fomos passear pela região das bandeiras, no Parque das Nações. Ao lado das bandeiras está o shopping Vasco da Gama.

Voltamos para o outro lado do parque pelo Telecabine Lisboa e fomos ao Oceanário de Lisboa, o equipamento cultural mais visitado de Portugal. Esse passeio é imperdível! Logo na entrada há uma exposição de esculturas de animais marinhos feitas de anzóis. Espetacular!

E por fim, fomos descansar! Que dia divertido!

6º dia – Sintra e almoço no Azenhas do Mar, em Colares.

Saímos bem cedo do flat e seguimos para Sintra, uma cidadezinha próxima de Lisboa, aprox. 30 km e 50 minutos de carro. Iniciamos nosso dia no Palácio Nacional da Pena. Logo pela manhã já estava muito cheio. Dezenas de excursões chegam a todo minuto. Para estacionar o carro próximo ao Palácio tem que chegar muito cedo. O local é belíssimo e cheio de história! O Palácio da Pena foi construído no séc. XIX pelo genro de D. Pedro I do Brasil. Com a proclamação da República em 1910, o palácio se tornou um museu, conservado como era enquanto a família real morava ali. Sempre é uma oportunidade incrível mostrar a “história real” para nossos filhos!

Cartão Postal do Palácio Nacional da Pena – Sintra

Infelizmente é proibido fotografar dentro do palácio, mas as fotos na área externa já dão uma bela mostra do luxo e da riqueza daquele lugar! Tivemos que deixar o carrinho da bebê logo na entrada do palácio e seguimos uma enorme fila única que segue todo o roteiro. A visita do local é direcionada e o visitante não poderá fazê-la do jeito e tempo desejados.

De lá seguimos para o Castelo dos Mouros. Dá para ir caminhando de um lugar para o outro, mas o caminho é de calçamento de pedras e deve-se ter muito cuidado com os veículos que sobem pois o caminho é bem estreito e não há calçada para pedestres.

O Castelo dos Mouros foi construído no séc. X pelos mulçumanos que ocupavam a região e foi conquistado por Afonso Henriques em 1147. Trata-se de uma incrível construção mourisca de Portugal que ainda persiste aos tempos atuais. Esteja preparado para ver toda a cidade de Sintra lá de cima. São muitos degraus para se chegar ao topo, mas a vista panorâmica é imperdível! Como estávamos com duas crianças pequenas, nos revezamos para subir as escadarias. Enquanto um explorava o castelo, o outro ficou na parte plana com as crianças, contando histórias de cavaleiros e princesas.

Saímos do Castelo dos Mouros e fomos almoçar no delicioso restaurante Azenhas do Mar, em Colares. Um restaurante muito charmoso na encosta do mar. É importante fazer reserva antecipada. O estacionamento na região é bem pequeno e cheio.

De tardezinha fomos ao Palácio Monserrate, que nos havia sido recomendado por ser um local belíssimo! O local conta com uma arquitetura mourisca e um belo jardim!

De lá voltamos para Lisboa.

7º dia – De Lisboa para o Algarve – Faro.

Saímos cedo do flat e passamos pelo Mercado da Ribeira. Era um local onde meu esposo fazia questão de conhecer e que ainda não havia dado tempo. Que lugar bacana! Trata-se de um belo mercado gastronômico, com uma ampla variedade de alimentos e bebidas. Ali compramos mais pastéis de nata da Mantegaria, nosso favorito! Hum… delícia!

Saímos de lá e seguimos viagem rumo ao Algarve. Fomos diretamente para a cidade de Faro, a aprox. 280 km, onde havíamos reservado o Hotel Eva Senses. Chegamos no início da tarde e fomos almoçar no próprio hotel. O lugar é incrível, na beira do mar e tem uma vista espetacular da marina da cidade. O hotel é bonito, tem um dos melhores e mais completos café-da-manhã e o quarto é espaçoso, muito confortável. O único problema é que não há estacionamento e você vai precisar estacionar na rua.

Aproveitamos a tarde na piscina do hotel e a noitinha fomos conhecer o famoso Pastel de Faro, da Confeitaria Alengarve, bem diferente do tradicional pastel de nata, mas igualmente delicioso!

8º dia – Roteiro pelas praias paradisíacas de Lagos e Faro – Ponta da Piedade, Praia do Camilo, Cidade de Lagos e Praia de Benagil.

Saímos bem cedo de Faro e fomos diretamente para a praia da Ponta da Piedade, em Lagos, a 92 km de distância. Que lugar incrível! Que vista espetacular!

Saímos da Ponta da Piedade e fomos para a Praia do Camilo, que fica logo ao lado. As crianças estavam loucas para entrar no mar, mesmo com a água gelada! Estava um dia belíssimo de sol, muito calor e verão, uma excelente combinação para ir a praia. E por isso todos os lugares ficam bem cheios. Para curtir uma praia vazia, tem chegar bem cedo.

A Praia do Camilo é uma pequena faixa de areia com águas cristalinas e bem calmas. Ótima opção para quem está com crianças pequenas. Na parte de cima há o Camilo Restaurante em que você poderá almoçar, e na parte de baixo, junto a praia, tem um pequeno quiosque que oferece alguns serviços de aluguel de sombrinhas e vendem bebidas e sanduíches para um lanchinho rápido.

Saímos de tarde da praia e passamos em uma feirinha de rua que há na cidade de Lagos.

Da feirinha, seguimos para a Praia de Benagil. Estava muito sol, muito calor e lá quase não havia sombra para ficarmos. Conseguimos colocar nossa canga praticamente encostada nas pedras para nos protegermos do sol forte. A praia realmente é linda, mas estava lotada.

No finalzinho da tarde voltamos para Faro.

9º dia – Voltando de Algarve para Coimbra, passando por Óbidos (um pouquinho de história medieval) e Batalha.

Saímos bem cedo de Faro com destino a Óbidos, aprox. 345 km em 3 horas de viagem de carro. Óbidos é uma cidade cercada por mulharas do séc. XIV. Era véspera do festival do Mercado Medieval e os portões do castelo estavam fechados para organização da festa. Infelizmente não conseguimos explorar toda a região, mas um pouquinho foi possível para ficar com “gostinho de quero mais”! Da próxima vez, nos organizaremos melhor para aproveitar esse divertido festival!

Cartão Postal de Óbidos – Portugal

Saímos de Óbidos e fomos diretamente para Batalha, onde está o Mosteiro Dominicano de Santa Maria da Vitória, Patrimônio da Humanidade (UNESCO). De Óbidos até Batalha, foram mais 73 km, em 1 hora de viagem. O mosteiro é símbolo da soberania portuguesa, pela vitória do enfrentamento contra os espanhóis em Aljubarrota, em 1385. Na Capela do Fundador estão os túmulos de vários Reis de Portugal e na Casa Paroquial, guardas protegem o Túmulo dos Soldados Desconhecidos. Além disso, há outras exposições e museu no local.

Depois da visita ao mosteiro seguimos para Coimbra, aprox. 87 km de distância, 1 hora de viagem de carro. Chegamos na cidade e fizemos um pequeno city tour de carro para conhecer um pouco da cidade, mas o cansaço era tão grande que preferimos ir para o apto descansar. Afinal, neste dia fizemos um total de 505 km rodados de carro.

10º dia – De Coimbra para Porto – de volta para casa. Fim da viagem.

Saímos bem cedo de Coimbra porque nosso vôo estava marcado para as 12:30h saindo de Porto. Ainda precisávamos viajar 120 km para chegar até ao aeroporto e antes disso tínhamos que devolver o carro alugado. Infelizmente Coimbra ficou para outra oportunidade.

Próximo ao aeroporto, há postos de gasolina para abastecer o carro. Ao devolvê-lo, um funcionário da locadora nos levou até ao aeroporto. Foi ótimo porque assim não precisamos fazer o trechinho a pé com nossas malas e crianças.

Nossa viagem foi incrível! Tivemos a oportunidade de conhecer um pouquinho de vários lugares em Portugal. Essa foi a nossa primeira vez neste país e agora temos um montão de motivos para voltar!