Curitiba, Experiência em Casa

Museu Brasileiro leva você ao Egito sem sair de casa!

Foto / Divulgação Museus Egipcio e Rosacruz

Em Curitiba, no Estado do Paraná, a Ordem Rosacruz – AMORC mantém um museu dedicado à cultura egípcia antiga chamado Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon, formado por objetos relacionados ao Antigo Egito, possuindo peças que contam as histórias dos faraós, da religião e do cotidiano daquela civilização.

Museu Egípcio foi fundado em outubro de 1990 e é um espaço cultural e educativo, atendendo ao público em geral e oferecendo à comunidade escolar atividades educativas em suas exposições. 

A história do Egito desperta uma grande curiosidade nas pessoas. No Brasil há poucos espaços culturais através dos quais é possível conhecer mais sobre a civilização egípcia. O museu de Curitiba é um dos poucos locais brasileiros onde a gente pode ter contato com a história do Antigo Egito e assim conhecer a importante contribuição dos egípcios para a História da Humanidade.

Foto / Divulgação Museus Egípcio e Rosacruz

Neste museu há réplicas fiéis de objetos relacionados ao Antigo Egito cujos originais são conservados no acervo de diversos museus europeus, egípcios e norte-americanos. Esses objetos se relacionam a muitos aspectos da vida daquele povo, assim como à sua organização social, sua religião e sua política.

A peça mais importante do Museu Egípcio é a múmia original de uma dama egípcia chamada “Tothmea”, que possui mais de 2.700 anos, que provavelmente foi uma cantora ou musicista de um templo egípcio dedicado à Deusa Ísis. Ela está na coleção do museu desde 1995. Tothmea foi um apelido dado por um arqueólogo inspirado pelo Deus egípcio Toth. Atualmente, a múmia está em uma câmara inspirada nas tumbas da 18ª dinastia egípcia. A sala tem uma iluminação especial e as paredes são cobertas por pinturas com imagens relacionadas à crença na vida após a morte.

Foto / Divulgação Museus Egípcio e Rosacruz

O Museu Egípcio possui cerca de 700 peças relacionadas ao Antigo Egito e apesar de ser um dos pontos favoritos de turistas e receber passeios escolares quase que diariamente, o Museu Egípcio não é tão conhecido por muitos brasileiros. No bairro do Bacacheri, próximo ao parque de mesmo nome, é difícil passar batido pela fachada exuberante do setor egípcio do museu e da sede do Museu Rosacruz, que fica em frente.

Foto / Divulgação Museus Egípcio e RosacruzIti

Nesse momento de pandemia, a equipe do Museu Egipcio vem realizando diversas “lives” para nos contar um pouquinho sobre a história desse incrível país e nos  apresentar  as principais atrações do museu. Todas as “lives” ocorrem no canal oficial do Facebook do Museu Egípcio e Rosacruz. E quem perdeu as atividades anteriores, não se preocupe porque ainda é possível acessá-las neste mesmo canal. Tem muita informação valiosa nesta página, vale conferir!

Abaixo relacionamos dois assuntos que foram abordados pelas lives. Basta clicar nos vídeos abaixo para assistir.

⇒  Live FARAÓS – realizada em 19 de junho de 2020

 

⇒  Live MAGIA DA MUMIFICAÇÃO – realizada em 10 de junho de 2020

 

Para assistir as “lives” do Museu Egípcio, clique aqui.

⇒ Para saber mais, acesse ao site do Museu Egípcio, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.