Experiência em Casa

Coleção Disquinho está de volta!

A Coleção Disquinho está de volta! Agora a criançada poderá ouvir gratuitamente as histórias de nossa infância através do YouTube.

“A Coleção Disquinho foi publicada pela Continental em 1960 até meados dos anos 80 em compactos e discos LP de vinil coloridos. Foram 89 edições (incluindo 6 somente de cantigas) e cada disco trazia uma ou mais histórias cheias de músicas e interpretadas pelo Teatro Disquinho com a narração de Sônia Barreto. As músicas eram compostas e adaptadas por João de Barro e orquestradas por Radamés Gnattali.”  

Os audiolivros são muito importantes no auxílio da introdução da literatura na vida infantil. Muitas crianças têm dificuldade para ler e através do som, ela poderá aprender mais facilmente a gostar da literatura. Ao ouvir a história, as crianças entram no mundo mágico da imaginação, o que desenvolve o amor pela leitura.

A Associação Brasileira de Dislexia relacionou em seu site, oito razões para utilizar os audiolivros como ferramenta de auxílio na introdução da literatura com as crianças. São elas:

  • Programas que incluem o uso de audiolivros melhoraram a proficiência de leitura das crianças versus programas que não utilizavam.
  • Audiolivros oferecem alternativas para leitores com dificuldades a lerem independentemente.
  • Expõem os leitores a novos vocabulários. Quando novas palavras são escutadas no contexto da história elas se tornam parte do novo vocabulário oral da criança e eventualmente do vocabulário escrito.
  • Oferece demonstrações de uma leitura fluente com as pausas, entonações e articulações corretas.
  • Aumenta o acesso a materiais de leitura. Leitores experientes e leitores com dificuldade podem escutar e compreender histórias ou livros complexos que vão além de seu nível de leitura.
  • Cria oportunidade para leitores discutirem literatura. A discussão de literatura aumenta a compreensão de leitura, e o audiolivro oferece oportunidade para compartilhar essas histórias em sala de aula.
  • Oferece apoio a leitores com dificuldade. Enquanto leitores com dificuldade escutam audiolivros e seguem com uma cópia física do livro, eles assimilam os sons da linguagem oral com sua linguagem escrita. Essa vinculação do som com a escrita é a base para a leitura.
  • Convida as crianças a entrarem no mundo de leitura e literatura, um papel importante da escola e pais para expor às crianças e alunos literatura de qualidade.

*Fonte: Associação Brasileira de Dislexia

Acreditando na importância dos audiolivros, recomendamos que você aproveite a oportunidade e chame seu filho para ouvir as histórias que você ouvia na sua infância!

Para acessar as histórias infantis, clique aqui.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.