Dicas de viajante

20 Dicas de Segurança para Turistas em Qualquer Cidade do Mundo

Sabemos que o Brasil não é um país seguro e por isso todos nós brasileiros já temos algumas dicas de como devemos sair nas ruas, principalmente nos grandes centros. Em outras cidades do mundo não é diferente, até mesmo onde você se sente mais seguro como na Europa ou nos EUA, sempre tem gente oportunista querendo se dar bem. De qualquer modo, abaixo seguem algumas DICAS para você ficar mais atento quando viajar, sozinho ou em família.

Dica 1: Tire foto de todos os documentos que você levar na viagem e mande para seu email (passaporte, identidade, CNH). Caso você perca ou seja roubado, será mais fácil para fazer um boletim de ocorrência.

Dica 2: Tire cópias dos documentos e ande com elas. Deixe os originais em local seguro e bem guardado (ou ver dica 3). Se alguma autoridade pedir para ver os documentos originais, leve-os até o local para mostrar. Há um golpe já conhecido em turistas, de pessoas que fingem ser policiais para ver os documentos e possivelmente roubar. Fique atento!

Dica 3: Se você preferir levar os documentos com você, compre uma “doleira” (pequena bolsa com elástico que se usa por debaixo da camisa junto ao corpo, como uma mini pochete) para guardá-los de maneira mais segura, juntamente com o dinheiro.

Dica 4: Não deixe sua carteira fora da sua vista, pois os “batedores” furtam muito rápido. O ideal é sempre guardar o dinheiro na doleira e ter um pouquinho de dinheiro em separado para pequenos pagamentos, como ônibus, metrô ou outro item de menor valor. Não manuseie grandes quantias de dinheiro, nem abra sua bolsa em público.

Dica 5: Não abra mapas e nem olhe o celular na rua para verificar o “Google Maps”, pois isso é declarar que você é turista ou que é novo no local. A dica é colocar no celular a sua rota e com um fone de ouvido ir escutando as instruções dele (indicará o caminho, quantos metros faltam para virar…). Assim ninguém vai perceber que você está sendo guiado. Se não tiver um fone de ouvido, entre em uma cafeteria ou outro lugar fechado para se abrigar e veja ao redor antes de ficar olhando o mapa ou celular. Fique sempre atento!

Dica 6: Cuidado com as mochilas nas costas! Principalmente em locais em que as pessoas se aglomeram, é possível que alguém abra sua bolsa e você nem perceba. Aliás, não só por uma questão de segurança, mas também não é educado andar em transporte público, elevadores ou outros locais fechados com uma mochila incomodando as pessoas.

Dica 7: Não pare em aglomerações ou grupos de pessoas que tentam te distrair por qualquer motivo que seja. Tenha cuidado com pessoas que se aproximam para fazer perguntas. Responda vigiando seus pertences. Pessoas aproveitam dessas situações para furtarem suas bolsas e carteiras.

Dica 8: Não aceite presentes de ninguém. Há vários lugares em que as pessoas te abordam oferecendo pulseiras ou outros presentinhos, mas na verdade a maioria delas são oportunistas que vão te cobrar ou pedir algo em troca, ou até mesmo com a pulseira te marcar para outro grupo te assaltar mais à frente. Diga não e saia já! Vimos essa situação acontecer em vários países diferentes.

Dica 9: Não pendure bolsas ou mochilas em cadeiras de restaurantes ou cafeterias, mesmo que seja dentro de shopping. Sempre que possível coloque no colo, ou em lugar em que você possa cuidar.

Dica 10: Tenha atenção a sua volta! Evite falar ao celular enquanto caminha na rua, por mais seguro que pareça ser o local.

Dica 11: Não fale com estranhos (principalmente os insistentes) e só peça informação ou ajuda a policiais ou funcionários claramente identificados. Claro que você sabe que não deve fornecer informações pessoais a ninguém, por isso instrua também as suas crianças se precisarem pedir ajuda. Nós sempre dizemos aos nossos filhos desde muito pequenos para pedirem ajuda somente para “pessoas que usarem uniforme ou crachá”.

Dica 12: Evite caminhos desertos e mal iluminados, mesmo que o mapa te direcione para este local. O ideal é pesquisar a rota antes de sair na rua.

Dica 13: Apenas utilize transporte cadastrado. Para sua segurança, não aborde o táxi diretamente na rua. Caso necessite de um táxi, ligue para a central dos táxis e peça por telefone ou aplicativos conhecidos.

Dica 14: Para os que viajam com crianças pequenas para parques ou locais de grandes aglomerações, faça pulseiras de identificação com seu nome e telefone nela. Se for para outro país, escreva em inglês. Algumas empresas no Brasil fazem essas pulseiras, como a Grudado em Você ou a Names2Glue, dentre outras. Há também opções de tatuagens temporárias para identificação infantil.

Dica 15: Tenha cuidado ao pedir alguém para tirar uma foto para você e principalmente se alguém se oferece para fazer isso. Infelizmente há pessoas fugindo com câmeras e celulares dos turistas.

Dica 16: Não aceite levar qualquer tipo de encomenda de pessoas estranhas. Nem mesmo aceite guardar bolsa de ninguém em lugar nenhum (marcar lugar). Você poderá ter problemas e responder a processos por estar com pertences que possuem produtos ilícitos.

Dica 17: Se alguém passar mal e te pedir ajuda, faça-o sem deixar seus pertences com essa pessoa, mesmo que ela insista.

Dica 18: Quando estiver pegando sua mala despachada no aeroporto, rodoviária ou porto, verifique se a sua bagagem encontra-se fechada exatamente como estava no momento do despacho no embarque. Recomendamos que se utilize um cadeado que você possa prender o zíper de maneira a dificultar sua abertura. Ou, na melhor hipótese, utilize capas de malas ou faça o envelopamento com plástico filme. Atenção: viagens aos EUA precisam de cadeados especiais, os TSA.

Dica 19: Durante sua hospedagem, não deixe objetos de valor a mostra se você precisar se ausentar do quarto, mesmo que temporariamente. Sempre guarde todos os seus pertences dentro da mala e tranque quando sair. E se preferir, use o cofre do hotel para guardar seus objetos de valor.

Dica 20: E NUNCA REAJA A ASSALTOS! Infelizmente não sabemos até que ponto pode chegar a maldade dos outros!

Se cuide, esteja atento! E aproveite a sua viagem!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.